Reconhecimento de Padrões Introdução David Menotti www.decom.ufop.br/menotti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa de Pós-Graduação em Ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reconhecimento de Padrões Segmentação
Advertisements

Reconhecimento de Padrões Seleção de Características
Reconhecimento de Padrões Teoria da Decisão Bayesiana David Menotti, Ph.D. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa.
Reconhecimento de Padrões Teoria da Decisão Bayesiana
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
INF 1771 – Inteligência Artificial
Alexandre Xavier Falcão & David Menotti
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Guia de referência para utilização do autorizador.
Funções Prof. Márcio.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Introdução ao PDS  Sinais, Sistemas e Processamento de sinais  Elementos básicos de um Sistema de PDS  Classificação.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Modelagem de Dados Aula 1.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Revisão Matemática II Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
1/6/2016 Computação Gráfica
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Teste Estrutural: Caminho Básico Wolley W. Silva.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
Normalização (4FN) Na literatura aparecem outras formas normais, como a forma normal de Boyce/Codd, a 4FN e a 5FN. Destas a única que tem importância na.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Fundamentos da Administração
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Fundamentos da Administração
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Programação Gráfica em Java Desenho em AWT Aula 04.
Desenho Arquitetônico
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Sensores e transdutores Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Reconhecimento de Padrões Introdução
Transcrição da apresentação:

Reconhecimento de Padrões Introdução David Menotti Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)

Objetivos Introduzir os conceito básicos de reconhecimento de padrões por meio de um exemplo de um sistema de classificação clássico.

Introdução Pense em ações simples que realizamos no nosso dia-a-dia, e na complexidade envolvida, como por exemplo: Interpretar placas de trânsito

Introdução Ler um jornal: Diferentes Fontes, Figuras, Gráficos, Ilustrações, etc...

Introdução Agora imagine como implementar essas simples ações em um sistema de computador! Complicado? O que seria necessário? –Adquirir a imagem, ler, entender (classificar), tomar uma ação.

Introdução Diferentes abordagem para Reconhecimento de Padrões. –Estatística –Estrutural –Sintática

Um Exemplo Para ilustrar a complexidade desse tipo de sistema, considere o seguinte exemplo: –Uma indústria recebe dois tipos de peixe: Salmão e Robalo. Os peixes são recebido em uma esteira, e o processo de classificação é manual. –A industria gostaria de automatizar esse processo, usando para isso uma câmera CCD.

Um Exemplo (cont)

Primeiramente devemos encontrar as características que distinguem um salmão de um robalo. –Altura, largura, coloração, posição da boca, etc... Características (Features): Qualquer medida que se possa extrair de um determinado objeto.

Um Exemplo (cont) Características podem ser: –Simbólicas. –Numéricas (Continuas ou binárias). Ruídos (Erros): –Conceito originário da teoria das comunicações; –Podem estar presente no objeto. Uma mancha no peixe, por exemplo. –Devidos ao sistema de aquisição. Iluminação por exemplo.

Um Exemplo (cont) Dado as diferenças entre as populações de Salmão e Robalo, podemos dizer que cada uma possui um modelo específico. Modelo: Um descritor, geralmente representado através de uma função matemática. –Bom modelo é capaz de absorver ruídos.

Sistema Clássico Aquisição Pré-Processamento Classificação SalmãoRobalo Segmentação Extração de Características

Sistema Clássico – Pré-processamento Simplificação do sinal capturado pela câmera. –Ex: Eliminação de alguns ruídos. –Processamento digital de imagens. Tornar os processos subsequentes mais simples e rápidos.

Sistema Clássico – Segmentação Isolar os objetos de interesse na imagem. –No nosso exemplo, encontrar o que é peixe e o que não é peixe. –Processamento Digital de Imagens Filtros, morfologia matemática, etc...

Sistema Clássico – Segmentação Segundo nível de segmentação. –Encontrar e segmentar os objetos de interesse detectados na primeira fase da segmentação.

Sistema Clássico – Extração de Características A imagem do objeto de interesse é enviada para o módulo de extração de características. –Reduzir a complexidade através da extração de certas “características” ou “propriedades”.

Sistema Clássico – Classificação As características (valores) são passadas para o classificador, o qual toma uma decisão –No nosso exemplo: Salmão ou Robalo. Mas que tipo de características devemos usar?

Conceitos básicos de classificação Suponha que alguém nos diga que: –Robalos geralmente são maiores que salmões. –Isso nos dá uma direção para modelar nosso problema, ou seja, –Se o peixe ultrapassa um tamanho t, então ele é um robalo, caso contrário, é um salmão. –Mas como determinar t ??

Conceitos básicos de classificação Podemos selecionar alguns exemplares (base de treinamento) de peixe e verificar seus tamanhos. Suponha que após analisarmos nossa base de treinamento, tenhamos os seguintes histogramas

Conceitos básicos de classificação t salmão robalo Usando somente a medida de tamanho, não podemos separar de maneira confiável nossas duas classes de peixes. Portanto, devemos tentar outras características.

Conceitos básicos de classificação salmão robalo x Outra característica: Medida de Claridade (coloração) Como podemos notar, essa característica é muito mais confiável, mas não é perfeita. Robalos que serão classificados como salmão. Noção de CUSTO

Conceitos básicos de classificação Suponha que os clientes da nossa indústria aceitem um pedaço de salmão embalado junto com robalo, mas o contrário é inaceitável. Devemos então alterar nossa fronteira para que isso não aconteça.

Conceitos básicos de classificação salmão robalo Custo maior, uma vez que mais salmões serão classificados como robalos x Erro Bayesiano

Conceitos básicos de classificação Isso sugere que existe um custo associado com a nossa decisão. Nossa tarefa consiste em encontrar uma regra de decisão que minimize o custo. –Isso é o papel central da Teoria da Decisão. –Também pode ser visto como um problema de otimização.

Conceitos básicos de classificação Como minimizar o custo? –Buscar outras características. Suponha que a claridade seja a melhor. –Podemos utilizar duas características ao mesmo tempo. Vetor de características bi-dimensional.

Conceitos básicos de classificação Nossa base de treinamento em um gráfico de dispersão salmãorobalo altura claridade

Conceitos básicos de classificação Nosso problema consiste em encontrar a fronteira de decisão que minimize o custo. Modelo mais simples: –Separação linear, y = ax+b –Algoritmos tradicionais: Perceptron, Funções Discriminantes Lineares.

Conceitos básicos de classificação salmãorobalo altura claridade

Conceitos básicos de classificação Essa regra fornece uma boa fronteira de decisão, entretanto pode ser melhorada. –Adicionar mais características, como por exemplo, dimensões do peixe, posição relativa dos olhos, etc..., poderiam ajudar. Quanto mais características, mais base de treinamento será necessária. –Maldição da dimensionalidade.

Conceitos básicos de classificação Suponha que não dispomos de mais características. Solução: –Construir um modelo mais complexo do que um modelo linear.

Conceitos básicos de classificação salmãorobalo altura claridade Fronteira muito mais complexa. Separação perfeita! Um exemplo (salmão) de teste

Conceitos básicos de classificação Apesar de complexo, esse modelo é pior do que o modelo linear. A principal característica de um modelo deve ser a sua capacidade de generalizar. Modelos muito complexos geralmente não generalizam bem, pois decoram a base de treinamento (over-fitting).

Conceitos básicos de classificação Por outro lado, modelos muito simples tendem a generalizar demais (under- fitting). Na aprendizagem de máquina, veremos técnicas para evitar over- e under-fitting, ou seja, construir fronteiras de decisão nem tão simples e nem tão complexas.

Conceitos básicos de classificação salmãorobalo altura claridade

Taxas Um sistema pode ser avaliado usando diferente taxas. A mais comuns são –Taxa de rec = (N_rec/Total_Img) * 100 –Taxa de Erro = (N_err/Total_Img) * 100 –Taxa de Rej = N_rej/Total_img) * 100 –Confiabilidade = (Taxa de Rec / (Taxa Rec + Taxa de Erro)) * 100

Exercício Planeje um sistema que inspecione automaticamente uma linha de produção de biscoitos. Os seguintes aspectos devem ser observados: 1.Forma (redondo) e tamanho (2cm de raio). 2.Integridade (Quebrado, mordido, etc) 3.Quantidade de recheio (pelo menos 3 marcas de chocolate).  Considere todos os aspectos, desde a aquisição da imagem até a classificação.