Prof.: Eliandra Feitosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Advertisements

Brasil: sociedade de 1964 a 1985 Período democrático 46 a 64 Nacional desenvolvimentista Industrial internacionalista EXTERNOS Nacionalismo Socialismo.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Aula 3.b Conceitos Essenciais para o Estudo do Direito.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
45ª ASSEMBLEIA DA ASSEMAE RISCOS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO POÇOS DE CALDAS – MG – BRASIL 27/05/2015.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
A AND E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO MARÇO/2006.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Prof.: Eliandra Feitosa POLÍTICAS SOCIAIS II Prof.: Eliandra Feitosa Assistente Social CRESS/AL- 3424 05 DE ABRIL DE 2016

O SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL Os problemas sociais não poderão ser resolvidos se são forem desvendados inteiramente por quem se inquieta com sua ocorrência e atua no sentido de supera-los.( JOSE DE SOUZA MARTINS)

Conceitue o que é politica Pública?

CONCEITUANDO A POLÍTICA PÚBLICA CONJUNTO DE SUCESSIVAS RESPOSTAS DO ESTADO DIANTE DE SITUAÇÃOS SOCIALMENTE PROBLEMATICAS. Por que Socialmente ? Por que problemática ?

POLÍTICA PÚBLICA É o conjunto se ações e serviços e estratégias adotas pelo Estado que visa assegurar direitos e existência digna , de acordo com os pareceres da justiça social de uma determinada sociedade.

POLÍTICA PÚBLICA POLÍTICA URBANA POLÍTICA ECONOMICA POLÍTICA SOCIAL AGRARIA ETC.

CONCEITUE POLÍTICA SOCIAL

CONCEITUANDO POLÍTICA SOCIAL: Política social é um conceito que a literatura especializada não define precisamente. De um ângulo bem geral, no âmbito das Ciências Sociais, a política social é entendida como modalidade de política pública e, pois, como ação de governo com objetivos específicos. Maria Lucia Teixeira Werneck Vianna

CONCEITUANDO POLÍTICA SOCIAL: É a politica que diz respeito ao social. Deve assegurar aos cidadãos as proteções necessárias para que seja alcançadas as condições digna de vida, de acordo com os direitos constitucionais. CF/88- Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição

Origem das políticas sócias O Surgimento da Politica social tem sua origem no sistema capitalista, na qual se destina prioritariamente a classe trabalhadora e foi acontecendo de forma gradativa e diferenciada entre os diversos países. A politica Social se origina na lutas dos trabalhadores pela reivindicações de direitos de proteção Social, nasceu como forma de auxiliar os trabalhadores para se manterem e manterem suas famílias quando não tivessem condições de trabalhar.

Origem das políticas sócias Não se pode precisar um período especifico do surgimento das primeiras iniciativas de politicas sócias, elas se gestam: Na ascenção do capitalismo com a revolução industrial; As lutas de classes; E o desenvolvimentos da intervenção do Estado,

A Política Social é a estrutura que da acesso aos direitos sócias. CONCLUINDO. A Política Social é a estrutura que da acesso aos direitos sócias.

Por que é tão importante estudar Política Social hoje ? Espaço sócio ocupacional dos assistentes sócias; Politicas sócias: educação, Saúde, Assistência Social, Habitação, Trabalho, previdência Social, etc. Com diferentes segmentos: criança e adolescente, famílias, pessoas com deficiências, idosos, dependência química, etc.

O QUE MUDA COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NA RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE

PRÍNCIPAIS POLÍTICAS SOCIAS NO BRASIL

SEGURIDADE SOCIAL

ASSISTêNCIA SOCIAL

saúde pública

Prividência social

ATIVIDADE AVALIATIVA O que vocês entendem por politicas sócias no cotidiano da população brasileira ?

ATIVIDADE AVALIATIVA PARA PROXIMA AULA. DINÂMICA DE GRUPO. ABORDAGEM DAS PRINCIPAIS POLÍTICAS SOCIAIS > POLÍTICA DE SAÚDE, POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, POLÍTICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL.

ATIVIDADE AVALIATIVA 01) O QUE VEM A SER A POLÍTICA ? 02) OBJETIVOS DA POLÍTICA? 03)PÚBLICO USUÁRIO DA POLÍTICA? 04) QUAIS OS PRINCIPAIS SERVIÇOS, BENEFICIOS, PROGRAMAS E PROJETOS OFERTADOS PELA POLITICA?