Takt Time Takt Time Engenharia de Produção Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Engenharia de Negócios
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
FTAD Formação Técnica em Administração
HEIJUNKA.
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Sistemas que podem ser utilizados simultaneamente (ou não)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Treinamento Industrial
Balanceamento de Linhas
Administração de Recursos Materiais
GESTAO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGISTICA INTEGRADA
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Produção Enxuta - JIT Toyoda Kiichiro ( ) Filho da Sakichi.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Rodada de Negócios LEAN
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
HEIJUNKA (NIVELAMENTO)
Kanban e Tecnologia de Produção Otimizada (Teoria das Restrições)
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
Kanban Alunos: Diego Ravagnani Ventureli Danilo Dario
Introdução à Engenharia de Produção
Gabriel Silva Giliarde Barni Lucas Fernandes
ANDON GESTÃO VISUAL.
Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin
Mapeamento do Fluxo de Valor
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Repensando a Logística
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Universidade de Brasília
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Mapeamento de Fluxo Valores.
Desempenho das Organizações
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)
Lean Manufacturing.
Programação da Produção I
Introdução à Engenharia de Produção
Programação da Produção I
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
ESTOQUES.
Construindo Indicadores de Desempenho do processo de distribuição Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson Subgrupo y: Felipe, Daniel e Alex.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Giovanni da Rosa e Jadson Boll
Programação da Produção I
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
Sistemas de produção enxuta Apresentação
JUST IN TIME Tecnicamente indica um processo capaz de responder instantaneamente as variações de demanda, sem a necessidade de estoque. Normalmente utilizando.
Sistema kanban de Abastecimento
DONEC CONSULTORIA EMPRESARIAL
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
1 Programação da Produção I ENG de outubro Estudos para P1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Prof. Fernando Penteado
Administração de Materiais
Prof. João Carlos Gabriel
JUST IN TIME.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
LAYOUT INDUSTRIAL EM LINHA DE MONTAGEM
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Módulo: Qualidade e organização da produção
BALANCEAMENTO DE LINHA Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna.
Sistemas de produção enxuta Apresentação Estudo de caso: Indústria Máquinas Agrícolas Departamento de Engenharia de ProduçãoUniversidade de São Paulo EESC.
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
KAIZEN UMA FERRAMENTA AO NOSSO ALCANCE. INICIOU NO JAPÃO APLICADO EM CASA E NA SOCIEDADE APLICADO NO TRABALHO TOYOTA – PROPULSORA DO KAIZEN NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

Takt Time Takt Time Engenharia de Produção Industrial http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com/ Eng. Eder Benevides de Freitas

Takt Time Introdução ¨Takt Time” corresponde ao ritmo de produção necessário para atender a demanda. A palavra alemã takt corresponde ao ritmo musical, ou seja, o tempo de produção que tem disponível pelo número de unidades a serem produzidas em função da demanda. Sendo um dos principais conceitos do Lean Manufacturing.

Takt Time Segundo o consultor Lean, Virgilio: ¨ O importante é entender o takt time como algo além da fórmula matemática, e sim como o tempo que o cliente solicita o produto. Pense por exemplo em um cronômetro de corrida: a cada volta do atleta, o treinador pressiona o botão e marca o tempo desta volta. Ao pressionar o botão, o treinador faz o barulho de "takt", e é dai que veio a denominação: é como se, ao fazer o pedido, o cliente, que pode ser interno, ou seja, o processo seguinte da organização, ou externo, dispara o relogio da produção, que deve imediatamente providenciar a reposição. ¨ Introdução

Takt Time História Durante a década de 1930 , a Alemanha e o Japão eram parte do Eixo,* os engenheiros alemães ajudaram a organizar a indústria de aviões dos japoneses . Eles usaram a analogia de ritmo, definição batuta de um maestro para toda a orquestra e aplicaram na produção. Após a guerra , a Toyota pegou a palavra e o conceito e aplicou ao Sistema Toyota de Produção denominando de Takt Time . * O Eixo surgiu no Pacto Anticomintern, um tratado anti-comunista assinado pela Alemanha e Japão em 1936. A Itália aderiu ao pacto em 1937. O "Eixo Roma–Berlim" tornou-se uma aliança militar em 1939 com o Pacto de Aço e integrou seus objetivos militares em 1940, com o Pacto Tripartite.

Exemplo da montagem do avião B24 durante a Segunda Guerra Mundial em 1940, no qual considerava Takt time na montagem final de 60 minutos. Charles Sorensen, responsável pela construção de uma fábrica de aviões bombardeiros da Ford. http://www.assemblymag.com/articles/82847-assembly-then-now-the-man-behind-the-moving-assembly-line Takt Time História Exemplo da montagem do avião B24 durante a Segunda Guerra Mundial em 1940, no qual considerava Takt time na montagem final de 60 minutos. Charles Sorensen, responsável pela construção de uma fábrica de aviões bombardeiros da Ford. http://www.assemblymag.com/articles/82847-assembly-then-now-the-man-behind-the-moving-assembly-line

Takt Time História Estima-se que mais de 18 mil aeronaves foram fabricadas pela Ford que fabricava em média de 650 aviões B-24 por mês no pico da produção, em 1945. Os pilotos e outros tripulantes dormiam em beliches dentro da famosa fábrica de Willow Run, em Michigan, esperando os aviões saírem da linha de montagem. https://oblogdaaviacaocivil.wordpress.com/2015/08/27/lista-10-avioes-fabricados-por-montadoras-de-carros/

Takt Time Tempo de Ciclo O tempo de ciclo pode ser definido como o tempo necessário para a execução do trabalho em uma peça. Seu valor é o tempo transcorrido entre o início ou o término da produção de duas peças sucessivas de um mesmo modelo em condições normais de trabalho e abastecimento. Na linha de produção ou da célula, o tempo decorrido da atividade mais lenta (restrição ou gargalo) é a que dita o ritmo máximo da produção. Gargálo ou Restrição Cuidado! Com os conceitos de Takt Time e Tempo de Ciclo Consulte: Takt Time e Tempo de Ciclo

Takt Time Sistema 3M Muda: Desperdício Mura: Desnivelamento Muri: Sobrecarga Consulte: Definição de MUDA

Takt Time Vantagens Redução do custo: pela redução de perdas e aumento da taxa de valor agregado; Ritmo de produção e respeitando o tempo de entrega aos clientes; Identificação de desperdícios nas operações e atuando com kaizen; Formação de equipes multifuncionais e o envolvimento de toda a fábrica; Célula de produção Redução de materiais e estoques utilizando o kanban;

Takt Time Limitações Dificuldade para obtenção do takt time em linhas produtivas que produzem uma variedade de produtos com demandas variáveis; A demanda tem que seguir um padrão sem alterações bruscas; Setups mínimos

Takt Time Etapas para o Cálculo e Avaliações do Takt Time - Calcular a necessidade requerida pelo cliente dia/semana/mês; - Calcular o tempo disponível exceto os intervalos; - Calcular o Takt Time (tempo disponível/demanda); - Após o cálculo do Takt Time compare com o Tempo de Ciclo, utilizando recursos gráficos que auxilia na gestão visual dos resultados; - Desenhe um mapeamento do fluxo de valor e você poderá fornecer o tempo Takt para cada etapa da atividade. - Atuar nos desperdícos detectados no processo através de atividades de kaizen.

Takt Time Exemplo Prático Em uma determinada indústria o departamento de engenharia industrial ficou responsável em realizar o estudo do Takt Time e do tempo de ciclo. As informações levantadas no processo produtivo foram as seguintes: - Tempo total disponível: 08 horas / dia - Turnos: 01 / dia - Intervalos: 01 hora / dia - Demanda do cliente: 600 peças / dia Tempo de Ciclo dos Operadores 1- Determinar o Takt Time. 2- Determinar a quantidade necessárias de operadores para atender a demanda. 3- Avaliar o gráfico takt time x tempo de ciclo.

Takt Time Cálculo do Takt Time Tempo Disponível Demanda do Cliente TAKT TIME (s) = (8 horas / dia) - (1 hora / dia) = (7 horas / dia) (600 peças / dia) (600 peças / dia) obs: Transformar horas para segundos (25200 s/dia) (600 peças / dia) = 42 segundos

Takt Time Avaliação da Quantidade de Operadores Na situação mostrada é possível avaliar a quantidade de operadores necessários para atender a demanda:

Takt Time Avaliação da Quantidade de Operadores Através de um balanceamento da linha ou da célula de produção é possível reduzir a variação dos tempos das atividades dos operadores (MURA) podendo otimizar a quantidade de operadores da célula de produção. Neste exemplo na situação atual teremos 05 operadores (4,52 operadores), mas com a realização de kaizen é possível ter 04 operadores. O operador que estiver sobrando pode ser deslocado para outra célula de produção ou realizar melhorias na sua célula.

Takt Time Tempo de Ciclo x Takt Time Tempo de Ciclo Takt Time calculado 42 s 42 s

Takt Time Avaliação do Gráfico . x Existem desperdícios nas atividades dos operadores. - x

Takt Time Resultado do Tempo de Ciclo x Takt Time Operadores 03 e 04 O valor resultante do cálculo do Takt Time é de 42 segundos, isto significa que se o tempo de ciclo for maior que o Takt Time, não é possível produzir conforme a demanda do cliente, ocorrendo atrasos no sistema produtivo. Operadores 01, 02 e 05 Na possibilidade de ocorrer o inverso, o Takt Time for maior que o tempo de ciclo ocorrerá o excesso de produção acarretando no conceito de MUDA (desperdício).

Takt Time Resultado do Tempo de Ciclo x Takt Time Operador 03 A atividade do operador 03 é restritiva para o processo sendo o gargâlo e dita a produção O ideal é que o tempo de ciclo e o Takt Time estejam com valores próximos.

Takt Time A grande oportunidade é a de trabalhar perante os desperdícios encontrados nas atividades dos operadores, através de atividades de kaizen que será possível reavaliar todo o processo produtivo; O conceito Takt Time tem que ser aplicado com as demais ferramentas de lean manufacturing; O Takt Time só poderá mudar caso o cliente modifique as suas necessidades ou caso ocorra mudanças dos tempos disponíveis na área produtiva; O Mapeamento do Fluxo do Valor, deve ser utilizado para obter uma análise mais detalhada de todo o processo produtivo e a relação entre clientes e fornecedores. Conclusão

Takt Time Obrigado! http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com.br/ Eng. Eder Benevides de Freitas Mail: eder.benevidesfreitas@gmail.com

Takt Time Referências http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com.br/2015/04/calculo-do-takt-time-e-avaliacoes.html http://www.strategosinc.com/takt_time.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/B-24_Liberator http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2001000100002

Takt Time Eder Benevides de Freitas (Mail: eder.benevidesfreitas@gmail.com) Engenheiro de Produção Mecânico Especialista Engenharia de Segurança do Trabalho Especialista Sistemas Mecatrônicos Especialista Engenharia de Produção Kaizen Lean Manufacturing Leader Experiência profissional: - Coca-Cola - Ambev - Sony Electronics - Samsung Electronics - Visteon Automotive