FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Advertisements

Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Brainstorming 1-O que fazer para termos um país melhor? 2-O que fazer para termos mais sucesso em nossos projetos?
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONCEITOS IMPORTANTES
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Salve o Rio Paraíba do Sul Num projeto prático de ciências e meio ambiente, os alunos são divididos em grupo e utilizando ferramentas de tecnologia desenvolvem.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1º SEMESTRE – DADOS DA PESQUISA participação de 70% dos alunos notas distribuídas setores e serviços 7974 notas dadas.
Plano de Ação. Apoio ao Exterior Plano de Ação A Mocidade criou uma equipe focada em produzir materiais e dar apoio às regionais de fora do Brasil. Esta.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Prof. Dr° Vagner Custódio
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
S OFTWARES E DUCACIONAIS. Q UAL SUA FUNÇÃO ? Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle.
SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS Processo de Planejamento SES/MG para os consórcios Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Fundamentos da Administração
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz

Diagrama de Pareto, passo-a-passo Bibliografia Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente / Manuel Meireles. -- São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

Diagrama de Pareto, passo-a-passo O Diagrama de Pareto também é conhecido como Curva ABC — pois destaca elementos de um grupo pela sua importância__ É uma técnica usada para: selecionar os itens mais importantes de uma série; permitir a estratificação de dados, isto é, a divisão de um conjunto de dados em partes.

Diagrama de Pareto, passo-a-passo Para quê? Usamos o Diagrama de Pareto quando precisamos ressaltar a importância relativa de vários elementos de uma lista. Podemos usálo, por exemplo, para definir as causas mais importantes de um certo processo. Neste caso, ele cumpre a função de separar os elementos da lista em classes, denominadas A,B,C. Daí ser conhecido por este nome. Estratificar consiste em dividir dados em diferentes “estratos”(camadas), ou seja: estratificar consiste em dividir os dados coletados em duas ou mais subpopulações de forma a obter uma gama maior de informações.

Diagrama de Pareto, passo-a-passo Numa pesquisa realizada com alunos de uma Instituição Educacional, mostrou um leque de reclamações com a seguinte distribuição: 11 casos referentes a Aulas Inadequadas (AI): cansativas, sem trabalho em equipe, com material didático irregular; 11 casos referentes a Professores Não Qualificados (PNQ), incapazes de produzir uma aula considerada aceitável; 22 casos referentes a Estacionamento Deficiente (ED), distante e nada prático; 36 casos referente à Inadequação da relação Valor da Mensalidade / Qualidade de Ensino recebida, percebendo-se uma mensalidade “cara” para o nível de ensino e qualidade dos professores;

Diagrama de Pareto, passo-a-passo 10 casos referentes a Instalações inadequadas (sala de aula e campus); 27 casos referentes a Material Instrucional Insatisfatório: Não uso de palestrantes, de vídeos, de materiais didáticos adequados, uso de anfiteatro; 8 casos referentes a Biblioteca Insuficiente: falta de títulos e de espaço; 5 casos referentes a Falta de Planejamento para Integração do aluno com a vida empresarial (Integração Escola-Empresa); 5 casos referentes a Currículo Inadequado – impróprio para preparar os estudantes para a realidade empresarial; Fonte: Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente / Manuel Meireles. -- São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

Diagrama de Pareto, passo-a-passo

Diagrama de Pareto

FERRAMENTAS Gestão de Serviços e Processos OBRIGADO Ilan Chamovitz