Comunicação e Marketing Projeto Experimental I DENISE MACHADO LANA COSTA LUCIENE NUNES MARILENE PIMENTEL Paula Corrêa e Marcelo Kelsch Salvador, Setembro.

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Transcrição da apresentação:

Comunicação e Marketing Projeto Experimental I DENISE MACHADO LANA COSTA LUCIENE NUNES MARILENE PIMENTEL Paula Corrêa e Marcelo Kelsch Salvador, Setembro de 2010

Divino Cheiro é uma empresa especializada em aromatizantes de ambientes. Apesar de possuir uma loja para atendimento ao consumidor final, seus principais clientes são organizações que utilizam os produtos como uma ferramenta estratégica de marketing, a exemplo de hotéis, pousadas, escritórios e lojas. Plano de Marketing

Problemática e formulação do problema Entende-se que a dificuldade de acesso que a Loja Divino Cheiro tem aos moradores do Imbuí e redondezas é um fator preponderante para a Pesquisa, a fim de identificar meios, bem como estratégias de alcance ao público-alvo.

Objetivos Geral e Específico Geral 1. Proporcionar métodos para aproximar a loja ao público-alvo, especificamente, do bairro do Imbuí. Específicos 1. Identificar perfil do público-alvo; 2. Mensurar Oportunidades; 3. Fortalecer a Marca Divino Cheiro; 4. Tornar a empresa conhecida no bairro onde atua e, por consequência, no mercado de Salvador.

Hipóteses da Pesquisa 1.A falta de divulgação do Shopping do Caboatã, acerca das empresas inseridas nele, inibe o conhecimento da loja para residência e empresas do bairro. 2.Não há gestão de relacionamento com os clientes. Eles entram, compram e saem.

Justificativa O pouco tempo de mercado, apenas 05 meses, e a preocupação maior em atender a um público com perfil de empresa, a Divino Cheiro não desenvolveu estratégias para conquistar o consumidor final, principalmente clientes no bairro em que já possui uma loja. Desta forma, faz-se necessário um melhor posicionamento de mercado, que além de aumentar a demanda, transforme a organização em referência no ramo de aromatizantes para empresas e também residências.

Marketing Conceitos Básicos Estratégias de Diferenciação e Posicionamento Segmentação de Mercado Análise PFOA Planejamento Estratégico KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, COBRA, Marcos. Administração de Marketing. Atlas Referencial Teórico Conteúdo Principal/Secundários/Autores

Branding Decisões de Marca Benefícios de Marcas Tipos de Marcas Seleção de uma Marca AEKKER, David. Brand Equity: Gerenciando o valor da marca. Tradução: André Andrade. São Paulo: Negócio Editora,1998. MARTINS, José. A natureza emocional da marca: como encontrara imagem que fortalece a marca. São Paulo: Negócio Editora, Referencial Teórico Conteúdo Principal/Secundários/Autores

Referencial Teórico Conteúdo Principal/Secundários/Autores Planejamento Estratégico Fundamentos do Planejamento Estratégico O processo do Planejamento Estratégico Fundamentos da Pesquisa de Mercado Análise PFOA Objetivos e Metas Estratégias de Marketing Avaliação e Controle. Balanced Scorecard (BSC) HAMILTON, Susana. Planejamento: plano,projeto e programa de comunicação. In: Comunicação Organizacional- Módulo Comunicação e Marketing – Fluxo 2. Salvador: UNIFACS/NUPPEAD, 2007.

Referencial Teórico Conteúdo Principal/Secundários/Autores OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.Planejamento estratégico: conceito, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, DIVINO CHEIRO A Empresa Clientes Produtos Disponível em: Acesso em 03.Ago.2010

Metodologia A fim de obter dados sobre o tema em epígrafe, bem como para estruturar decisões para o cliente, serão realizadas pesquisas em três etapas: a primeira etapa consiste em estudo exploratório, a segunda etapa na aplicação de questionários frente a público-alvo e a terceira etapa em aplicação de questionários frente aos consumidores e frequentadores da loja Divino Cheiro. 2.Para a primeira etapa serão realizadas pesquisas na internet, em livros e entrevista com Aelle Oliveira, dona da loja Divino Cheiro. 3.Já na segunda etapa serão aplicados 150 questionários, sendo:

Metodologia População e amostra População: Moradores do Imbuí. Perfil da Amostra: Quantidade de Participantes (120), sendo 70% mulheres, 30% homens. As Classes são A, B e C, sendo (A= 20%, B= 70%, C=10%).

Metodologia E para a terceira etapa, serão aplicados 30 questionários com os clientes e frequentadores da Loja Divino Cheiro, para mensurar dados como: Se a visita in loco é um diferencial; 2.Saber se os clientes sabem o efeito causado pelos aromatizantes comprados; 3.Se há diferença entre os aromatizantes comprados na Divino Cheiro com os de outras lojas.

Cronograma de Pesquisa CRONOGRAMA PESQUISA - DIVINO CHEIRO Ação18/920/921/922/923/924/927/928/929/930/94/105/101/104/1027/10 Elaboração do Questionário X Impressão das pesquisas X Aplicação do Questionário XXXX Tabulação XXXX Compilação XX Análise dos Dados X Elaboração do Relatório de Pesquisa X Entrega do Relatório de Pesquisa X

Estimativa de Custo Quant.RecursosValor Unitário Valor Total 2Pesquisador (estudos exploratórios, planejamento a análise dos resultados) R$200,00R$400,00 4EntrevistadoresR$40,00R$160,00 4DigitadoresR$15,00R$60,00 TOTALR$620,00