PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa: Conceitos e Definições
Advertisements

Metodologia de Pesquisa
PESQUISA.
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Prof.ª Chayane C. de Souza
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA METODOLOGIA DE PESQUISA Daniel Ananias de Assis Pires.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Pesquisa Social.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Introdução a Pesquisa Científica
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Trabalhos Científicos Trabalhos científicos MONOGRAFIA ARTIGO CIENTÍFICO TESE DISSERTAÇÃO RESENHA CRÍTICA.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Pioneiro de uma concepção ampla e diversificada de patrimônio cultural e de sua documentação e promoção, Mário de Andrade foi um dos mentores da criação,
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013

SUMÁRIO  Pesquisa Conceitos Características  Objetivos  Finalidades  Requisitos  Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica  quanto a natureza  quanto aos objetivos  quanto aos procedimentos  quanto ao objeto

PESQUISA...  Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. (Ander-Egg, 1978)

PESQUISA...  Conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades. (Kourganoff, 1990)

PESQUISA...  Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos. “RACIONALIDADE” E “MÉTODO CIENTÍFICO” (Andrade, 1993)

Características da Pesquisa Características da Pesquisa Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades pesquisador

Objetivos da pesquisa gerar e adquirir conhecimentos sobre si e sobre o mundo em que vive responder a questionamentos (explicar/ descrever) resolver problemas atender à necessidade de mercado

Pesquisa científica Pesquisa básica Pesquisa aplicada QUALIDADE DE VIDA Gera conhecimento Aplicados em pesquisa aplicada ou tecnologia produtosprocessosconhecim ento Possui finalidade IMEDIATA

Finalidades da pesquisa INTELECTUAL alcançar o saber adquirir conhecimentos progresso da Ciência “pura”, “fundamental” ou “básica” PRÁTICA visa aplicações / fins práticos atender exigências da vida moderna soluções para problemas concretos “aplicada”

TIPOS DE PESQUISA  Básica aquisição do conhecimento sobre a natureza sem finalidades de utilização prática  Aplicada utilização dos conhecimentos da pesquisa básica e da tecnologia (instrumentos, meios e métodos) para se chegar à aplicações práticas

Requisitos da pesquisa PESQUISADOR intelectual e socialmente qualificado RECURSOS humanos materiais (equipamentos, livros, instalações, etc) financeiros CIRCUNSTÂNCIAS “extra-científicas” tempo, imprevistos

Qualidades do pesquisador  conhecimento do assunto;  curiosidade e criatividade;  integridade intelectual;  atitude autocorretiva;  sensibilidade social;  imaginação disciplinada;  perseverança e paciência;  confiança na experiência

Tipos de Pesquisa Científica Natureza Objetivos Procedim entos Objeto CRITÉRIOS... TC original Resumo Exploratória Explicativa Descritiva Bibliográfica Documental Experimental Bibliográfica Laboratório Campo Fonte: Andrade (1993)

Quanto a NATUREZA...  TRABALHO CIENTÍFICO (TC) ORIGINAL inédita: conquistas e descobertas  evolução do conhecimento  cientistas especialistas  RESUMO DO ASSUNTO sem originalidade, mas com rigor  fundamento: trabalhos avançados de autoridades Análise e interpretação de fatos e ideias com metodologia adequada e enfoque original do tema

Quanto aos OBJETIVOS...  EXPLORATÓRIA trabalho preliminar ou preparatório para outros tipos de pesquisa FINALIDADES  ampliar e aprofundar informações do tema;  facilitar delimitação do tema;  definir objetivos;  descobrir novos enfoques da pesquisa;

Quanto aos OBJETIVOS...  DESCRITIVA ETAPAS  observação - registro - análise - classificação - interpretação → sem interferência do pesquisador questionários e observações APLICAÇÕES / USUÁRIOS  Ciências humanas e sociais pesquisas de opinião pública, mercadológica, levantamentos sócioeconômicos, etc  comércio (marcas), instituições pedagógicas (rendimento escolar), partidos políticos (preferências eleitorais)

Quanto aos OBJETIVOS...  EXPLICATIVA maior complexidade: registro – análise – interpretação – identificação de causas OBJETIVO  aprofundar o conhecimento da realidade, razão o “porque” das coisas passíveis de erro fundamenta o conhecimento científico CARACTERÍSTICA  Método experimental manipula e controla variáveis com objetivo de identificar qual variável independente determina a causa da variável dependente ou do fenômeno

Quanto aos PROCEDIMENTOS...  PESQUISAS DE “FONTES DE PAPEL” PESQUISA BIBLIOGRÁFICA  fontes secundárias livros, documentos bibliográficos, etc. PESQUISA DOCUMENTAL  fontes primárias: “primeira mão” → ainda não utilizados dados estatísticos, documentos históricos, etc.

Quanto aos PROCEDIMENTOS...  PESQUISAS DE CAMPO observação e coleta de dados no local de ocorrência dos fenômenos → tal como ocorrem na realidade  “campo” técnicas de coleta de dados  observação direta  formulários  entrevistas

Quanto ao OBJETO ou AMBIENTE...  BIBLIOGRÁFICA trabalho independente ou passo inicial para outra pesquisa  LABORATÓRIO não é sinônimo de pesquisa experimental, apesar da maioria ser Laboratório → provocar - produzir - reproduzir fenômenos em condições controladas  CAMPO coleta de dados em “campo” → os fenômenos ocorrem espontaneamente sem interferência do pesquisador não é necessariamente experimental  fases e técnicas de coleta

PESQUISA DE CAMPO...  Utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. (Marconi, 1990)