PL nº 702/2011 – AUDIÊNCIA PÚBLICA CDEIC. Fundada em 1962, Brasília; Representa a radiodifusão livre, aberta e gratuita; 2.600 emissoras de rádio 280.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUBLICIDADE DE PRODUTOS DESTINADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Advertisements

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Pontos de Presença Móveis para Inclusão Digital.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.
CONCEITOS IMPORTANTES
→ Atos infracionais → Medidas Sócio-Educativas. Atos infracionais Conceituação : CRIANÇAADOLESCENTE Até 12 anos12 a 18 anos Pratica ato infracional (não.
Projeto «Formação em Literacia Digital» D IREITOS E D EVERES NA INTERNET Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
Comunicação Comunitária e Educativa Brasília, 6 de outubro de 2015.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
 EVOLUÇÃO LEGISLATIVA  CC 1916  CARATER INSTITUCIONAL  FAMÍLIA PATRIARCAL-HIERARQUIZADA  MATRIMONIALIZADA-HETEROPARENTAL  PATRIMONIALIZADA  INDISSOLÚVEL.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Campanha de Esclarecimento sobre a Biometria Fátima do Sul/MS JUSTIÇA ELEITORAL Colégio de Presidentes – Vitória/ES TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
- CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES -.  MATERIAL DE AJUDA VISUAL: peça publicitária utilizada exclusivamente pelos propagandistas com o objetivo de apresentar.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Capitalista Socialista Misto
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
0 Publicidade destinada a produtos infantis. 1 CidadePrograma São Paulo21 Porto alegre16 Salvador17 Rio de Janeiro21 Recife19 Fortaleza16 Brasília23 Curitiba15.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
PSA – AUDIÊNCIA PÚBLICA Senado Federal Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Audiência Pública Pagamentos por Serviços.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Vitor Geraldi Haase Toda a criança é especial e nasce sem manual de instruções : O que os pais precisam.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.
1 Publicidade destinada a produtos infantis. 2 O modelo federativo da radiodifusão brasileira: competitivo, plural e diversificado emissoras.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio Audiência Pública Sobre Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos.
Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis 2016 Pequeninas porém Grandiosas.
Transcrição da apresentação:

PL nº 702/2011 – AUDIÊNCIA PÚBLICA CDEIC

Fundada em 1962, Brasília; Representa a radiodifusão livre, aberta e gratuita; emissoras de rádio 280 de televisão, e; 21 Associações Estaduais.

Sistema Público de TV Empresa Pública de Comunicação Receitas: Dotação orçamentária pública; Publicidade institucional; Patrocínios culturais; Prestação de serviços. Programação Infantil Principio da complementaridade dos serviços de radiodifusão

Prestado em Regime de Concessão; Receitas: Publicidade comercial / limitação legal: 25% da programação diária MERCADO DE DOIS LADOS Emissoras Mercados relacionados ANUNCIANTESTELESPECTADORES Comercialização de espaço Produção de Conteúdo Sistema Privado de TV

Legislação: CF/88: A produção e a programação das emissoras de televisão respeitarão os valores éticos e sociais da pessoa e da família. CDC: Proíbe toda propaganda enganosa, abusiva, com previsão de pena para tais regularidades. Outras fontes: ECA / Lei /06 / ANVISA (RDC 24/10; RE 1.250/09; RE351/08; 3.347/05). Autorregulamentação CONAR / Código de Autorregulamentação Publicitária Regulação da Publicidade Infantil no Brasil

CONAR e a Publicidade Infantil Seção 11 - Artigo 37: Os anúncios devem abster-se de: apelo imperativo de consumo, como “colecione”, “peça já o seu”, “experimente” ou estimule consumo excessivo; sentimentos de superioridade, inferioridade ou discriminação em relação a outras crianças em razão do consumo ou não do produto; Não pode ser apresentada em formato jornalístico; Não pode conter conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental, ou que contenha algum tipo de preconceito racial, religioso ou social. Não pode difundir o medo nas crianças, expô-la a situações perigosas ou simular constrangimento para obtenção do produto; Vedação ao merchandising infantil.

CONAR e a Publicidade Infantil Seção 11 - Artigo 37: Quando os produtos forem destinados ao consumo por crianças e adolescentes, seus anúncios deverão: Procurar contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores, e demais relacionamentos que envolvam o público-alvo; Respeitar a dignidade, ingenuidade, credulidade, inexperiência e o sentimento de lealdade do público-alvo; Dar atenção especial às características psicológicas do público-alvo, presumida sua menor capacidade de discernimento; Obedecer a cuidados tais que evitem eventuais distorções psicológicas nos modelos publicitários e no público-alvo; Abster-se de estimular comportamentos socialmente condenáveis.

Programas de tv aberta disponíveis nas regiões metropolitanas A realidade da Televisão Brasileira: CidadePrograma São Paulo21 Porto alegre16 Salvador17 Rio de Janeiro21 Recife19 Fortaleza16 Brasília23 Curitiba15 Belém18 Manaus18

Fonte: site das redes A realidade da Televisão Brasileira Das quatro grandes redes de tv, duas ofertam programação infantil (Brasília, terça-feira) Com Programação infantil Com programação infantil Sem programação infantil

Publicidade Infantil: Pesquisa Ibope Em pesquisa encomendada pela ABA, o IBOPE identificou que o volume de inserções de produtos infantis que falam diretamente com as crianças e aqueles dirigidos a seus pais, é mínimo. Para o target de 35% de audiência de crianças, o percentual de inserções correspondeu a 0,5%; para o target de 50% de audiência do público infantil, 0,1%. PL 702/2011 A realidade da Televisão Brasileira:

Não existe uma tendência mundial pelo banimento da propaganda dirigida às crianças; No Brasil, há regulação da propaganda dirigida às crianças; O sistema misto de legislação (CF/ECA/CDC) e autorregulamentação (CONAR) é efetivo; Não há no Brasil um imenso volume de publicidade dirigida às crianças; Sem investimentos publicitários, as crianças não terão acesso a programas especialmente preparados para elas, sendo obrigadas a assistirem programas para adultos. A realidade da Televisão Brasileira evidencia que:

Proteger uma criança é oferecer a ela critério de escolha, não é retirá-la de um ambiente. Alguns pais acham que se eles deixarem os filhos em casa sem TV ligada, sem internet, sem acesso às redes sociais, eles ficarão protegidos. Eles ficarão isolados e se há alguma coisa que deseduca, é o isolamento. (Mário Sérgio Cortella, professor de educação da PUC-SP e mestre em filosofia). EVOLUIR, MELHOR E ADAPTAR, SEMPRE; PROIBIR, JAMAIS!

Muito obrigado! (61)