COOPERAÇÃO E GESTÃO DE REDES - RAD2214 TEMA – INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PROF. JOÃO LUIZ PASSADOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Advertisements

NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
“Sistema Cooperativo Unimed - Inovando na Saúde Ocupacional com Segurança e Qualidade” Dr. Valdmário Rodrigues Junior Diretor de Integração Cooperativista.
GIFC em Números Marco Viana Superintendente Ricardo Pinto Tesoureiro - GIFC.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Audiência Pública - CRA Política para Recuperação da Lavoura do Café – Região Sul Silas Brasileiro Presidente Executivo do CNC.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Pedro Lopes Grupo Promosoft Lisboa, 11 Abril, 2007.
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Inovação Tecnológica e Inserção Internacional das Firmas Brasileiras 3 a CNCTI – Painel Globalização de P&D 17 de novembro de 2005 Glauco Arbix Presidente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
ASBIPS - SIPS ASGAV – SIPARGS SINDILAT – RS SICADERGS Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 16 de junho de Informações.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
42 anos de atividades Sem fins lucrativos Administração: Diretoria formada por associados Finalidade: Administrar o compartilhamento de Informações Objetivo:
PROTESTE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR São Paulo, Abril /2013.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Arroz Atratividade Oportunidades de investimento Existe oportunidade de negócio em toda cadeia de valor bem como a integração de produtores; Oportunidade.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Agricultura e desenvolvimento Aula 8 Agricultura e Desenvolvimento no Brasil.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Soja Brasília, DF JUNHO/2016 Leonardo Amazonas COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO – CONAB Superintendente de Gestão da Oferta – Sugof Gerência de Oleaginosa.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

COOPERAÇÃO E GESTÃO DE REDES - RAD2214 TEMA – INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PROF. JOÃO LUIZ PASSADOR

Sobre a Cooxupé Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) iniciou suas atividades em 1932 Transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola. Fica localizada em Guaxupé, Sul de Minas.

Principal produto - Café Atualmente a Cooxupé possui mais de 12 mil cooperados - 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo

A Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos.

Representatividade A COOXUPÉ possui operações na BM&FBovespa e é membro do conselho da bolsa, além de operar em Nova York e outros mercados internacionais de commodities.

Certificações A COOXUPÉ, em setembro de 2012, reforçando a sua credibilidade junto a seus clientes do mercado nacional e internacional, cooperados e fornecedores, por mais uma vez recertificou seu Sistema de Gestão ISO 9001, implantado desde 1998.

Parcerias

Importância do cooperativismo para os pequenos produtores Cooperativas conciliam benefícios sociais e eficiência econômica por meio do trabalho associado e ajuda mútua, armazenam as safras dos produtores, fornecem os insumos necessários, como adubos, sementes, entre outros itens necessários, proporcionam assistência durante a produção, muitas vezes proporcionam cursos de aprimoramento aos produtores, e principalmente, buscam o melhor valor no mercado para a venda dos produtos, garantindo o alicerce necessário para a sustentação da produção. Possibilidade de Armazenamento da produção por parte dos pequenos produtores, garantindo preços melhores. Negociação profissional no Mercado Internacional União das produções para conseguir atender a demanda do mercado Internacional Possibilidade de acesso ao mercado mais atrativo NY/BMF

PARCERIA NESPRESSO COOXUPÉ Selo de qualidade 3A - Sustainable Quality Program Exige que o café produzido respeite 4 dimensões: Qualidade Sustentabilidade econômica Sustentabilidade social Sustentabilidade ambiental Cabe a Cooxupé adequar as práticas de seus cooperados às normas de produção do 3ª( melhora continua do cafezal) A Nespresso paga US$7,00 a mais por saca

O projeto 4C Criado em 2003 Programa mundial para promover a sustentabilidade da lavoura(Tecnicas de produção, processamento e venda mais sustentáveis) Recebeu investimentos na ordem de 3,5 milhões de euros de organizações como Nestlé, Kraft e Mellita. A Cooxupé foi a primeira empresa do mundo a se adequar completamente ás normas do 4C A vantagem da relação é a garantia de compra das sacas por parte das empresas integrantes do projeto.

Principais clientes (Mercado Externo) EMPRESA PAÍS SACAS------CONTAINERS 1 – Bernnard Rothfos Gmbh & Co. (Alemanha) – Coex Coffee International Inc. (EUA) – Coffy Handels-Gesellschaft Bremen Mbh (Alemanha) – Volcafe Ltd. (Suíça) – Constantia Trading S.A. (Suíça) – Decotrade A.G. (Suíça) – Coffee América (EUA) Corporation (EUA) – Nethgrain B.V. (EUA) – Louis Dreyfus Commodities Suisse AS (Suíça) – Mercon Coffee Corporation (EUA)

Desempenho em 2015 A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), maior exportadora do grão do país, faturou R$ 4,002 bilhões em 2015, resultado que corresponde a um crescimento de 57% ante 2014 (R$ 2,544 bilhões). Comparado ao ano de 2013, o faturamento cresceu 103%. A Cooxupé cresceu 26% em termos de exportação, enviando para o exterior cerca de 4,1 milhões de sacas de 60 kg docafé verde, tipo arábica. Já a quantidade de sacas comercializadas entregues foi de 5,6 milhões. O volume de recebimento de café alcançou 5,2 milhões de sacas, mesmo em um ano de bienalidade baixa (o café alterna ano de safra cheia seguida de uma colheita menor).

Vídeo - Café Cooxupé – Institucional exportacoes-de-cafe-em-guaxupe.html

Obrigado! Milos Almeida da Silveira – Fabio Luiz Lascala Aude – Pedro Antônio Biasoli de Carvalho Villela – Pedro Balbo – Lucas Marchioto – Rafael Serafim