IDADE PARA CONTROLE ESFINCTERIANO EM CRIANÇAS: EXPECTATIVAS E INTERVENÇÕES DOS PAIS. TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. FIDELIS,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle esfincteriano
Advertisements

Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
Introdução à Bioestatística
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Margarida Mesquita CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO GÉNERO CICLO GÉNERO EM DEBATE -Parentalidades e Responsabilidades Parentais II - 29 de Abril de.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
ESTUDO TRANSVERSAL.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Qualidade de vida e sintomas depressivos em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise Rosario BP 1, Parcias SR 2 ( 1-Bolsista PUIC, medicina 2-Prof.Drª.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
QUESTIONÁRIO.
PERCEPÇÃO DA DOR PELA CRIANÇA, ACOMPANHANTE E ENFERMEIRO NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAS PEDIÁTRICAS FERNANDES, Ananda 1 ; FERREIRA, Maria Antónia 2 ; CRAVO,
CONHECIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO Profa. Doutoranda Nariani Souza Galvão. Acadêmica de Enfermagem: Maria Alice.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
PERFIL ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE MASTECTOMIZADAS DO AMBULATÓRIO MATERNO-INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Nutrição. Introdução.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Título do Trabalho: PERFIL DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS REALIZADAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO – SC. Circe da Cunha.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
Aptidão física funcional do trabalhador idoso Engenharia e Ciências da Saúde Joice Kuhnen (graduanda) Profas. Ana Regina Dutra e Anna Quialheiro A. da.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Indicadores de Saúde Conceito
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
CONFUSÃO. CONFUSÃO Pode levar à observação de diferenças aparentes, quando elas não existem, ou ausência de diferença, quando ela existe. Pode levar à.
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Transcrição da apresentação:

IDADE PARA CONTROLE ESFINCTERIANO EM CRIANÇAS: EXPECTATIVAS E INTERVENÇÕES DOS PAIS. TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. FIDELIS, Zelir Fermino, CANCELIER, Ana carolina Lobor (PUIC). Curso de Medicina - Campus Tubarão. Introdução O treinamento do controle esfincteriano é uma fase importante no desenvolvimento da criança, e é um dos primeiros passos para a criança tornar-se auto-suficiente. De modo geral, o treinamento do controle esfincteriano se inicia por volta dos 18 e 24 meses de vida. E a média de aquisição deste controle pode variar entre 3 e 4 anos de idade, podendo ocorrer mais cedo, perto dos 2 anos de vida ou mais tarde, próximo dos 5 anos. Segundo a Academia Americana de Pediatria os pais devem estar atentos a sinais que seus filhos apresentam como: permanecer 2 horas ou mais com a fralda seca, vontade de utilizar o banheiro, etc, para poder dar início ao treinamento. Iniciar treinamento sem a criança ter demonstrado estes sinais só causará estresse familiar. O controle esfincteriano é característica da criança, e não dos pais e cuidadores, portanto, os pais podem controlar uma série de aspectos do comportamento infantil, mas é a criança que possui autonomia para controlar seus esfíncteres. Objetivos Determinar a idade média de controle esfincteriano em crianças que freqüentem o Ambulatório Materno-Infantil (AMI) – UNISUL; Comparar a idade média de meninos e meninas na aquisição de controle esfincteriano; Analisar as principais dificuldades dos pais durante a fase de treinamento; Observar se os pais praticam algum tipo de treinamento esfincteriano nas crianças e de que forma ele é realizado. Metodologia Estudo transversal, observacional e analítico, realizado no ambulatório-escola da UNISUL que presta atendimento a crianças sendo ele o Ambulatório Materno-Infantil (AMI) - UNISUL, Tubarão - SC abrangendo pais de crianças de 2 a 14 anos no período de novembro de 2008 a fevereiro de Foi utilizado um questionário com dados demográficos e perguntas relacionadas a aquisição de controle esfincteriano e utilização de treinamento para tal, realizado pela própria pesquisadora com os pais das crianças, após terem concordado em participar do estudo e assinado um termo de consentimento informado. Chegou-se a uma amostra de 85 pais entrevistados. As variáveis coletadas foram: idade, sexo, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, treinamento para retirada de fralda, situações que ocorreram após a retirada de fraldas. Os dados foram tabulados e analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão As variáveis qualitativas foram comparadas através do teste qui-quadrado de Pearson ou Teste exato de Fisher (quando pertinente) e as variáveis quantitativas por médias e desvios-padrão (DP) através do teste t-student, adotando nível de significância 95%. O projeto foi planejado de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde e aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, sob número de registro Resultados O perfil epidemiológico da população estudada são demonstrados no fluxograma 1. O uso de álcool foi reportado por 35,6% (n=26) das entrevistadas. Destaca-se nesta amostra o menor consumo entre aquelas que referiram praticar alguma religião (p=0,02). Já com as demais variáveis não se verificou relação estatisticamente significativa. Verificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o consumo de álcool antes da gestação e a persistência de seu uso na gravidez (p < 0,001). A prevalência do tabagismo durante a gestação foi de 13,7% (10). Das fumantes, 40% (4) referiram fumar 10 ou menos cigarros/dia, 40% (4) de 11 a 20 e 30% mais de 20. Foi estudado o uso de álcool e fumo concomitantemente na gestação, sendo analisados que 60% das gestantes que fumaram, simultaneamente utilizaram álcool durante a gravidez, sendo um dado associado de maneira estatisticamente significativa (p = 0,08). Conclusões Conclui-se que o desenvolvimento do controle esfincteriano é um processo de maturação da criança e que não deve ser acelerado pelo treinamento esfincteriano e sim deixado até que a própria criança mostre o interesse de ser treinada. Portanto a expectativa dos pais em relação a retirada de fraldas precoce leva ao insucesso e frustrações e consequêntemente a disfunção miccional, sendo prejudicial no desenvolvimento da criança. Bibliografia Mota DM, Barros AJD. Treinamento esfincteriano: métodos, expectativas dos pais e morbidades associadas. J Pediatr 2008; 1: deVries MW, deVries MR. Cultural relativity of toilet training readiness: A perspective from East Africa. Pediatrics. 1977;60: Mota DM, Barros AJD. Treinamento esfincteriano precoce: prevalência, características materna da criança e fatores associados numa coorte de nascimentos. Rev Bras Saúde Matern Infant 2008; 1: Schmitt BD. Toilet training: Getting it rith the first time. Contemp pediatr. 2004;21: Doleys DM, Dolce JJ. Toilet training and enuresis. Pediatri Clin North AM. 1982;;29: Apoio Financeiro: Unisul