0800 570 0800 / www.sebrae-rs.com.br Educação EmpreendedoraConsultoriaGestãoInovaçãoResultados Resultados AAA Ciclo 2015/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estudando com Profª Simony
BENCHMARKING.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Planejamento Estratégico de Marketing
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Práticas de Apoio à Gestão
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Repensando a Logística
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Referencial Rumo à Excelência
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Modelo de Excelência da Gestão
Compromisso e Rumo à Excelência
Control Objectives for Information and related Technology
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Agenda 09:00 – Abertura e integração – Premio Bienal a jornada piloto GPI 09:15 – Resultado 1ª. Pesquisa PNQS :15 – Café 10:30 – Tendências e diferenças.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Gestão por Competências
O PROCESSO ESTRATÉGICO

EXPERIMENTAÇÃO J3 – GESTÃO DE PROCESSOS
Planejamento e Responsabilidade Social
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Plano de negócio.
Atuação dos agentes de Controle Social
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
INDICADORES DE DESEMPENHO
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

/ Educação EmpreendedoraConsultoriaGestãoInovaçãoResultados Resultados AAA Ciclo 2015/2016

1.Promover a cultura da excelência e a melhoria da gestão do SEBRAE; 2.Implantar o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG/FNQ em todas as UFs; Hoje são 25 estados participando + Sebrae/NA. 3.Compartilhar e reconhecer as boas práticas. Objetivos:

9 851 a 1000 pontos a 850 pontos a 750 pontos a 650 pontos a 550 pontos a 450 pontos a 350 pontos a 250 pontos 1 0 a 150 pontos SC: 550: PR:544; MG: 532; TO:513; RN:483; MS:472; AC:465; AL: 462; GO:460; AP:455; PE:451 Demais estados Faixas de Pontuação NA: 640; ES: 584; RS: 572

Critério / Item Unidades do Sistema SEBRAE 1. Liderança 1.1 Cultura Organizacional e Desenvolvimento da Gestão RS, ES, PR, PE, NA 1.2 GovernançaES, PI, NA, PR 1.3 Levantamento de Interesse e Exercício da Liderança PR 1.4 Análise do Desempenho da Organização ES, MG, NA 2. Estratégias e Planos 2.1 Formulação das EstratégiasRS, CE, GO, NA 2.2 Implementação das Estratégias PR, NA, RS, PE 3. Clientes 3.1 Análise e Desenvolvimento de Mercado ES, RN, RS 3.2 Relacionamento com ClientesES, MG 4. Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental SC, PR, NA 4.2 Desenvolvimento Social______ Critério / Item Unidades do Sistema SEBRAE 5. Informações e Conhecimento 5.1 Informações da organizaçãoPR, RS 5.2 Conhecimento da Organização GO, NA 6. Pessoas 6.1 Sistemas de TrabalhoES, PR, RN 6.2 Capacitação e Desenvolvimento RN, NA 6.3 Qualidade de VidaES, RJ 7. Processos 7.1 Processos da Cadeia de ValorES, RS, MG, RJ 7.2 Processos Relativos a Fornecedores DF, GO, RS, NA 7.3 Processos Econômico- Financeiros TO, RJ, PB, ES 8. Resultados 8.1 Econômico-FinanceirosMS, RJ, SC 8.2 Sociais e AmbientaisAL, RR 8.3 Clientes e ao MercadoTO, AC 8.4 PessoasGO, RR 8.5 Processos SC, RS Referencial Comparativo do Sistema Sebrae

Apresenta enfoques bem robustos, com a maioria dos processos gerenciais e complementos para a excelência atendidos com proatividade, agilidade e padronização, sendo incorporado por todo o sistema de gestão. É perceptível a melhoria contínua ocorrida em relação aos ciclos anteriores da auto avaliação. A busca pela excelência vem se consolidando a cada ciclo. O patrocínio contínuo da Direx tem mobilizado e movimentado a organização para evoluir na estruturação e aplicação das práticas de gestão. Conclusão Geral

Eixos Propulsores  Direção patrocinadora e protagonista  Orgulho de pertencimento da força de trabalho  Macro Diretrizes transformadoras  Planejamento Plurianual não virou peça de orçamento  Práticas estruturadas de aprendizado organizacional  Conformidade às diretrizes, normas e regulamentos  Formulação e implementação das estratégias  Atuação estratégica da área de Tecnologia da Informação  Avaliação do Desempenho de pessoas diferenciada em relação ao Sistema Sebrae  Metodologia consolidada da Gestão de Processos

Eixos Fragilizadores  Gestão da Cultura Organizacional  Gestão de Redes  Ambiência para manifestação de denúncias (código de ética)  Sensibilização aos Riscos do Negócio (ex. autuação da RF)  Análise dos Diferenciais Competitivos da concorrência  Aplicação das reuniões de Análise do Desempenho em todos níveis  Posicionamento desalinhado dos atributos da Marca frente ao movimento de transformação  Registro e tratamento integrado das Manifestações dos Clientes  Desenvolvimento social, além da Missão do negócio do Sebrae

Eixos Fragilizadores  Falta direcionamento para avançar na Gestão do Conhecimento  Falta de capital humano interno com perfil de desenvolvimento “fora da caixa” (inovação)  Senso de urgência dos Líderes em relação ao que precisa ser feito para que a transformação não fique somente nas aspirações  Nível de adequação e aperfeiçoamento das práticas de Gestão de Pessoas frente ao movimento de transformação  Abrangência de aplicação do PDF (bens e serviços)  Agilidade no posicionamento da organização frente a atuação com credenciados diante do risco de negócio (autuações) e das macro diretrizes (ex: soluções digitais e entidades executoras)  Geração de recursos de receita própria e/ou contrapartidas  Resultados Organizacionais sem melhorias sustentadas nos últimos 3 ciclos (serrote)

Especialistas em pequenos negócios | Sebrae RS (Oficial)

Neste sentido, o Sistema de Liderança, representado pela nova DIREX e CDE, tem sido um diferencial nesta jornada pois tem conseguido mobilizar a casa na busca pelo alto desempenho passando pela quebra de paradigmas que mudam radicalmente a dinâmica de atuação, puxado pela construção dos resultados a partir da agregação de valor aos clientes e mercados. Entretanto, é necessário que os líderes em todos níveis tenham senso de urgência em relação ao que precisa ser feito para que a transformação não fique somente nas aspirações, e para tal é necessário reformular a prática para trabalhar os fatores adversos e favoráveis da cultura organizacional incluindo a melhoria do nível de abertura para permitir manifestações de denúncias éticas a qualquer momento nos canais adequados. Além disso, aumentar o uso gradativo de referenciais comparativos externos para calibrar melhor a competitividade das práticas e resultados da organização.

O processo de Gestão Estratégica é bem estruturado, com práticas exemplares, porém, alguns refinamentos são requeridos como incluir na análise do ambiente externo a força dos concorrentes, e no ambiente interno a análise dos ativos intangíveis, elementos culturais, desenvolvimento da liderança e competências essenciais com o mesmo nível de qualidade do que é feito na análise do ambiente externo, que deverá levar ao melhor detalhamento do posicionamento estratégico (prioridades internas e externas). A implementação das estratégias tem uma contribuição significativa com a estruturação da árvore de atributos para apoiar o desdobramento das estratégias de forma mais ampla do que o convencional voltado para metas mobilizadoras. Contudo, esta prática é recente e precisa ser apropriada pelos gestores e equipes no dia a dia para mantê-la atualizada e conectada com a realidade para apoiar a implementação das estratégias envolvendo todos níveis organizacionais.

A Gestão dos Clientes e Mercados é estruturada, com evidências de enfoque institucional e mercadológico, com iniciativas de marketing voltadas para inteligência competitiva, refletindo no atendimento com viés de volume. Contudo, é necessário um time de líderes mais ágil e atuante visando mudar o enfoque para a qualidade, e não só no volume, e ampliar internamente a incorporação dos requisitos dos clientes nos processos. Os processos de relacionamento têm avançado continuamente, contudo poderiam integrar e correlacionar as análises das diversas pesquisas feitas junto aos clientes para melhorar o atendimento das suas necessidades, incluindo o desenvolvimento de produtos assim como para explorar melhor o potencial da base de clientes instalada para promover parcerias. Além disso, deveria ser considerado o reposicionamento da marca no Estado, diante dos novos atributos de imagem que querem ser percebidos, considerando a transformação.

Em relação à Sociedade, destaca-se a atuação do Comitê de Sustentabilidade, que tem tido um papel fundamental na sensibilização dos colaboradores em relação ao uso racional dos recursos físicos e tecnológicos, em especial, voltados para eco eficiência, além de assegurarem a aplicação da matriz de aspectos e impactos socioambientais nos produtos e processos do SEBRAE/RS. Entretanto, percebe-se uma necessidade de avançar na ampliação da adequação das instalações, produtos e processos voltados à acessibilidade e para maior aproximação junto às comunidades locais, além de utilizar todo potencial da instituição para promover diretamente projetos de cunho social, não se limitando à educação empreendedora e outras iniciativas com apelo legal, como programa de estágio. O Programa Abrir Caminhos em sinergia com o Programa Líder trabalha a integração social e o pensamento do desenvolvimento sustentável nas regiões de atuação. Adicionalmente, cabe reforçar a necessidade da medição do impacto dos projetos na sociedade.

A Gestão das Informações é estruturada com práticas exemplares, possui um PETI compreendendo a infraestrutura e sistemas, o sistema ORBE (considerado exemplar) além de uma política de segurança da informação com alguns ciclos de aprendizado. Entretanto, é necessária continuidade da migração prevista na implantação do projeto ORBE, integração com informações dos clientes para obter seus resultados, além de expandir a atuação da segurança da informação para o ambiente físico (não-digital). A Gestão do Conhecimento carece de atenção especial, uma vez que foi definido um plano de trabalho neste último ciclo, e foi evidenciada a necessidade de definir e validar os resultados esperados para o curto, médio e longo prazo do projeto junto à DIREX, para que o projeto não descontinue e principalmente para que seja legitimado e assertivo quanto ao seu propósito frente a estratégia. Isto porque a difusão ou repasse de soluções para os credenciados, pode não favorecer o SEBRAE/RS à medida que as macro diretrizes avançarem, pois a tendência será diminuir prestação de serviço presencial do credenciado que poderá utilizar deste conhecimento como diferencial, sendo concorrente do SEBRAE.

A Gestão de Pessoas está passando por um momento de repensar e refinar suas práticas frente aos desafios de transformação das macro diretrizes, embora tenham um conjunto de práticas diferenciadas em relação ao Sistema SEBRAE. Neste sentido, é preciso continuar o refinamento das práticas de sistema de trabalho, com um plano estratégico de pessoas, e acelerar o desenvolvimento dos líderes que é fator crítico de sucesso e principal agente de mudança neste processo de transformação. Devem ainda estar atentos às questões relativas à qualidade de vida, principalmente quanto à agilidade para tratar fatores que afetam o bem-estar e a satisfação das pessoas. Sugiro ainda, investirem em práticas de reconhecimento, dado o orgulho de pertencimento evidenciado junto a força de trabalho, durante as entrevistas.

Em relação a Gestão dos Processos e Produtos é observado que o momento é estruturante no que tange ao desenvolvimento de produtos e tecnologias, e de consolidação do mapeamento e padronização de processos, sendo requerido nestes trabalhos o refinamento dos indicadores e níveis de serviços para os produtos, processos de negócio e de apoio, a partir dos requisitos dos clientes e demais partes interessadas. Cabe ressaltar que falta capital humano interno com perfil de desenvolvimento (inovação) para alavancar a macro diretriz 1 com a agilidade requerida dentro do atual mandato. A Gestão dos Fornecedores e Credenciados é estruturada e possui práticas exemplares, porém, é preciso assegurar a continuidade e amplitude do PDF (bens e serviços) e analisar o quanto a gestão de credenciados terá que ser reformulada frente as macro diretrizes e do risco do negócio, por conta da autuação da Receita Federal. Na Gestão Econômico-Financeira, destaque para a gestão do fluxo financeiro que é estruturada, porém, é necessário avançar em iniciativas para aumentar a geração de recursos, podendo ser de receita própria ou contrapartidas.

Quanto aos Resultados é necessário aprimorar o planejamento do sistema de medição, refinando critérios para escolha dos indicadores que medirão o desempenho operacional e estratégico, financeiro e não- financeiro do SEBRAE/RS, além da escolha adequada e uso efetivo de referenciais comparativos, incluindo o uso gradativo de referenciais externos.

Especialistas em pequenos negócios | Sebrae RS (Oficial)