e gerenciamento da cadeia de abastecimento

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e gerenciamento da cadeia de abastecimento
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Transcrição da apresentação:

e gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento Riter Garcia 1

Os pilares da resposta eficiente ao consumidor Capítulo 6 Os pilares da resposta eficiente ao consumidor 2 2 2

Figura 6.1 Estratégias da Resposta Eficiente do Consumidor Entendendo as estratégias básicas do ECR Administrando o portfólio de produtos – gestão por categoria estratégias da Resposta Eficiente ao Consumidor Inovando em produtos Abastecendo contínua e eficientemente Administrando o sortimento de produtos e serviços Administrando as promoções e descontos

ECR – Efficient Consumer Response – Resposta eficiente ao consumidor Visão Geral ECR – Efficient Consumer Response – Resposta eficiente ao consumidor otimização completa da cadeia com o objetivo de reduzir custos e reagir dinamicamente às demandas e expectativas do consumidor. criação de valor para o consumidor. ECR: abastecimento eficiente, sortimento eficiente de produtos, promoções eficientes e lançamento eficiente de produtos. Processos do ECR: otimizar e sincronizar a cadeia de valor. Evolução e objetivos: originado pelas empresas Wal-Mart e Procter e Gamble com objetivo de ter uma resposta rápida e uma mudança significativa nos paradigmas de relacionamento do fornecedor do produto com o cliente. 4

Formas de atingir a melhoria: obter informação dos consumidores; compartilhar informações do ponto de venda; colocar no mercado produtos com variedade relativa à demanda; realizar promoções viáveis; usar indicadores de desempenho. Áreas de foco do ECR gestão de demanda: otimização de sortimento, introdução de novos produtos, das promoções e na criação de valor para o consumidor. gestão de abastecimento: eficiência de sistema e modelo pelo qual a demanda orienta a cadeia. Estoque gerenciado pelo fornecedor; Reposição contínua; Entrega direta a cliente; Cross docking ou transit point; Entrega em domicílio. 5 5

sistemas de informação; código de barras; Tecnologia: sistemas de informação; código de barras; troca de informações por meio de EDI. Consumidor: provoca mudança de processo no mercado e nas empresas. “Serviço é a palavrinha mágica para qualquer empresa.” Administração do portfólio de produtos – gestão por categoria processo cooperativo entre fabricante e distribuidor; gerenciamento de produtos em unidades estratégicas de negócio. Componentes: estratégias, processos empresariais, relações colaborativas, tecnologia da informação, indicadores de desempenho e competências empresariais. 6 6

Considerações sobre a gestão por categorias avaliação do contexto para aplicar a gestão; atuar com conhecimento interno ou externo visando obter melhores benefícios da prática; avaliar percepção; identificar benefícios; comprometimento da alta gerência; orientação do processo ao consumidor; investimento em tecnologia e treinamento. 7 7

Gestão por categoria X cadeia de demanda e de abastecimento Figura 6 Gestão por categoria X cadeia de demanda e de abastecimento Figura 6.7 Fluxo físico de materiais e produto Modelo antigo Modelo atual consumidores atacado Varejo Fornecedor Fornecedor consumidores atacado Varejo

Conceitos para redução de custos de distribuição: As flutuações de demanda, não planejadas, elevam estoques, afetam a produção, reduzem o desempenho e elevam custos da cadeia. Conceitos para redução de custos de distribuição: centros de distribuições centrais ou regionais; cross docking; distribuição direta; terceirização. Ineficiência do processo logístico pode ser por causa de: limitação de armazenagem; longas filas de espera para carga e descarga; manuseio excessivo de material nos armazéns/centros de distribuição; veículos transitando vazios; problemas de seqüência de cargas no interior do veículo. 9 9

Fluxo de informação: faturas, notas fiscais, dinheiro, pedidos, etc. troca de informações entre organizações principais, processamento, entendimento e utilização; atividades físicas de transporte, carga, descarga e restrições logísticas. Decisões tomadas a partir de informações parciais podem levar a erros drásticos e aumento de custos. Mudança cultural: modificação na estrutura da organização, nos processos de trabalho, nos sistemas ligados à transações e informações. compartilhar informações entre partes da cadeia de valor; esforço e determinação das organizações do processo. 10 10

Inovar em produtos leva em conta: entendimento de mercado e introdução de produtos; desenvolvimento de divulgação e distribuição efetivos; Lançamento de produtos: trabalhar causas que provocam falhas e aumento de custos no processo de introdução; agilizar processo da cadeia de abastecimento. Razões para inovar: aumento de vendas e lucros; substituição de produtos obsoletos; necessidades de clientes e consumidores sempre mudam; competitividade. 11 11

Administração das promoções e descontos: Técnicas de promoção: propaganda; promoções diretas ao consumidor; promoções para o comércio. Promoção no auto-serviço: a partir dos hábitos e preferências do consumidor (campanhas promocionais). Otimização das promoções: alinhamento entre cadeia de auto-serviço e fabricantes. Análise da eficiência da campanha promocional leva em conta: custos totais, receita, ganhos gerais. 12 12

Abastecimento contínuo eficiente Fluxo logístico: roteiro de fábrica até o centro de distribuição; roteiro do centro de distribuição até o auto-serviço; roteiro do auto-serviço até o consumidor. Práticas: abastecimento contínuo; entrega direta ao ponto de consumo; cross docking; transporte; sistemas de suporte a pedidos. Demanda: manter-se próximo dos clientes e fornecedores, ter foco no cliente, saber quando, como, quanto, onde e o que ele quer. 13 13

Abastecimento eficiente: reduz custos da cadeia de valor. Colaboração: compartilhamento de informações entre fabricante e distribuidor para melhorar estimativa de vendas, promoções, planos de transporte e planos de ressuprimento. Abastecimento eficiente: reduz custos da cadeia de valor. reposição contínua; entrega direta ao cliente; cross docking; transporte; sistemas de suporte aos pedidos; Estoque gerenciado pelo fornecedor: modelo tradicional de negócio: a partir do pedido do cliente/distribuidor; modelo com estoque gerenciado pelo fornecedor: criação do pedido com base nos volumes de vendas do distribuidor; 14 14

uso adequado de espaço; reposição automática; Objetivos do sistema VMI - obter eficiência alta na cadeia logística reduzindo custos por meio de: uso adequado de espaço; reposição automática; níveis de estoque adequados. Componente do VMI: planejamento de demanda; ressuprimento; Funcionamento: acomodação das necessidades individuais; uso de modelos apropriados de previsões; regras de reposição. Benefícios: mútuos e para o cliente/distribuidor. 15 15

Principais problemas: interface eletrônica; análise do conceito; atividades fora do padrão; dúvidas no processo; falta de período de aprendizado. Implementação: capacidade para previsão de consumo e abastecimento de produto; fornecimento de histórico de vendas de cada item estocado; informações para projeção de necessidades iniciais; intervalos apropriados de abastecimento; projeção de níveis de serviço ao cliente e custos; reação do VMI à informação com nova ordem de reposição; ou VMI gera aviso de cobrança ao distribuidor. 16 16

Administração do sortimento de produtos serviços metodologia para identificar o número ideal de SKUs que deve ocupar um mínimo de espaço para uma categoria de produtos que satisfaçam as necessidades do consumidor. Otimização do espaço de loja: flexibilidade; disponibilidade; arranjo físico; planejamento da distribuição; métodos de custeio e lucratividade; cooperação e alocação de espaço; Otimização do sortimento: visão das necessidades dentro da perspectiva dos consumidores; decisões a serem tomadas; compartilhamento de informações e resultados; levar em conta produtos de baixa rotatividade. 17 17