OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Advertisements

sociedade capitalista.
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
T HE CREATION OF PATRIARCHY Gerda Lerner. C APÍTULO 1 - O RIGENS Modo de interpretação determina os resultados, de acordo com os valores dx cientista.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Lei Maria da Penha Gênero e Violência Doméstica Aton Fon Filho Jonnas Esmeraldo M. de Vasconcelos.
 EVOLUÇÃO LEGISLATIVA  CC 1916  CARATER INSTITUCIONAL  FAMÍLIA PATRIARCAL-HIERARQUIZADA  MATRIMONIALIZADA-HETEROPARENTAL  PATRIMONIALIZADA  INDISSOLÚVEL.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina.
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Pós graduação em metodologia do ensino superior Disciplina : Multiculturalismo e Educação Professora: Tânia Torres.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
ECOFEMINISMO Tamara Bauab Levai.
Atividade racional que transforma o meio natural
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Conceitos fundamentais em genética.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Para estudar tal convivência existe a SOCIOLOGIA.
Percepções, Experiências e Opções Cultura, Política e Economia Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo 2014.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Amanda bravo Carlos Neto Luana Takata
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

AS MULHERES JÁ FORAM EMANCIPADAS As primeiras sociedades humanas (sociedades primitivas) eram matrilineares, coletivistas, tribais e nômades. Organizavam-se em torno da mulher (figura materna/descendência feminina) por desconhecer o papel do homem na reprodução. As relações entre mulheres e homens eram poliândricas. Relações de produção baseado na cooperação: meios de produção coletivos. MATRIARCADO PRIMITIVO

A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A MULHER Com o desenvolvimento da agricultura e da caça as comunidades passaram a se fixar num determinado território (sedentarismo fixo). Passou a existir a divisão social do trabalho: Aos homens, as atividades de caça (trabalho externo) TRABALHO PRODUTIVO. Às mulheres, o cultivo da terra, preparo dos alimentos e o cuidado das crianças (trabalho interno ou doméstico) TRABALHO REPRODUTIVO.

A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A MULHER No momento em que se reconhece a participação do homem na reprodução e, a partir do estabelecimento do direito à propriedade, as relações passam a ser, predominantemente, monogâmicas. Cria-se a figura da família nuclear e patriarcal, a fim de se garantir o direito da propriedade e de herança aos filhos legítimos.

É neste momento que o corpo e a sexualidade das mulheres passaram a ser controlados pelos homens e pelas instituições construídas por eles (especialmente as religiosas e científicas).

O REGIME PATRIARCAL Forma de organização social na qual as relações são regidas e experimentadas através de dois princípios básicos: 1.) Todas as mulheres são/estão hierarquicamente subordinadas aos homens (submetidas à autoridade patriarcal). 2.) Jovens são/estão hierarquicamente subordinados aos homens mais velhos (submetidos à autoridade paterna).

Autoridade Patriarcal O REGIME PATRIARCAL Autoridade Patriarcal Autoridade Paterna Através dos valores do patriarcado se difunde a supremacia/domínio masculino. Há um maior valor de estima social às atividades que eram tidas como masculinas.

O REGIME PATRIARCAL Origem da Família Famulus quer dizer escravo doméstico. Familia significa o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem. Para Engels: “o descobrimento da primitiva gens de direito materno, como etapa anterior à gens e direito paterno dos povos civilizados, tem, para a história primitiva, a mesma importância que a teoria da evolução de Darwin para a biologia e teoria da mais-valia, enunciada por Marx, para a economia política.” (Engels, 1891)

OPRESSÕES Opressão de classe inerente ao modo de produção capitalista; Dominação em relação à sexualidade; Diferenças biológicas que instituem a discriminação (misoginia) e objetificação do corpo da mulher.

OPRESSÕES VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL A cada 7 minutos uma mulher sofre algum tipo de violência 80,26%

EMANCIPACIONISMO Engels define: “A emancipação da mulher e sua equiparação ao homem são e continuarão sendo impossíveis, enquanto ela permanecer excluída do trabalho produtivo social e confinada ao trabalho doméstico, que é um trabalho privado.A emancipação da mulher só se torna possível quando ela pode participar em grande escala, em escala social, da produção, e quando o trabalho doméstico lhe toma apenas um tempo insignificante.” (Engels, 1891)

EMANCIPACIONISMO Durante a Revolução Francesa, de caráter burguês, em 1789, que pregara direitos iguais aos homens, Robespierre, líder do movimento Jacobino cria a Declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos; A revolucionária Olympe de Gouges propõe a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã em 1791. Opõe-se à instituição do Ser Supremo criado por Robespierre e em 1793 é guilhotinada por ser considerada antirrevolucionária.

EMANCIPACIONISMO No século XIX, a luta emancipacionista cria um novo fôlego; Consolidou-se, a partir da I Revolução Industrial na Inglaterra uma verdadeira luta de classes no chão das fábricas; Os objetivos eram a igualdade jurídica e de voto.

SUFRAGGETTES Movimento iniciou em 1897 com a fundação da “National Union of Women's Suffrage” que defendia: “as mulheres têm direitos políticos na sociedade, pois se elas são obrigadas a obedecerem leis também devem fazer parte do processo de criação de tais leis.”

DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO No sistema capitalista, ao instituir a forma familiar monogâmico-patriarcal – que estaria na gênese da dominação da mulher – nasceu, justamente, “a concentração das grandes riquezas nas mesmas mãos – as dos homens - e do desejo de transmitir essas riquezas por heranças aos filhos (homens) desses mesmos homens.”

DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO Superar o Estado patriarcal, em que há preponderância econômica masculina. Transformar os meios de produção e a riqueza produzida por eles em propriedade social. Fim da propriedade privada; Da exploração do homem pelo homem.

DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO

EMPODERAR A MULHER