SEFAZ e PGE Distribuição do ICMS aos Municípios e homologação pelo TCE: Contextualização do IPM em 2015 setembro - 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
Advertisements

Princípios de Prática Atuarial
FUNDOS DE INVESTIMENTOS REGIONAIS
Simples Nacional Secretaria da Receita Federal
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GT PROCURADORES Possibilidade de inserção das desonerações tributárias conferidas aos medicamentos na base de calculo para fins de apuração do percentual.
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
XI Congresso da CONDSEF
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
CIRURGIAS ELETIVAS Informações 22/07. PRORROGAÇÃO DE PRAZO PORTARIA Nº 1.357, DE 5 DE JULHO DE 2013 Altera a Portaria nº 1.340/GM/MS, de 2012, que define.
Análise Fundamentalista
Função da Administração:
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS Devidas aos Municípios Rito de Homologação.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
CONTABILIDADE AVANÇADA
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
1 EXECUÇÃO FINANCEIRA. FOLHA DE PAGAMENTO COMPARATIVO Rubrica2006AV%2007AV%2008AV%2009 (PREV.)AV% GASTO COM PESSOAL , , , ,6.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Política de financiamento do SUS. Financiamento da Saúde Prática de financiamento das políticas federais O governo cria programas e estratégias e passa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Lei orçamentária anual - loa
TEORIA DA CONTABILIDADE
PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO 2007 AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Pinheiro 1º Quadrimestre de 2013.
1 Maio de 2013 Anexo. 2 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Maio – 2013/2012.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
Página 2 Diretoria de Planejamento Orçamentário Composição do Orçamento Estadual – Transferências Voluntárias.
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Análise da Arrecadação Maio de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Maio – 2014/2013 (A preços de maio/14 – Ipca)
Abertura do Orçamento 2016 A Lei Orçamentária de Lei nº 7210 de 18 de Janeiro de 2016 Destaques:  Previsão da receita bruta de R$
Logística Empresarial
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PARA 2016 ( A rtigo 5º da Lei Complementar nº 101/2000) Audiência Pública ALERJ 20/10/2015 Governo Luiz Fernando de Souza Secretaria.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA 1° QUADRIMESTRE/2014 LC 101/ RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL SEGUNDO QUADRIMESTRE 2014.
Transcrição da apresentação:

SEFAZ e PGE Distribuição do ICMS aos Municípios e homologação pelo TCE: Contextualização do IPM em 2015 setembro

Contexto nacional Arrecadação cai em julho e tem pior desempenho para o mês em 5 anosManchetes Governo do RS parcela salários e PM quer prisão de Sartori Crise faz Estados reduzirem seus investimentos em 46% neste ano Contas públicas têm, de janeiro a maio, pior resultado em 17 anos

Projeções do Tesouro Nacional: Este arquivo procura demonstrar a evolução da projeção dos Fundos de Participação (...), visando auxiliar os entes federativos na elaboração de seus orçamentos para o referido exercício. Não há garantia de transferência dos valores aqui projetados, pois os repasses previstos dependem do comportamento real da arrecadação futura. Trata-se de uma contribuição para facilitar a projeção que cada ente realiza para sua programação financeira, inclusive mostrando os parâmetros utilizados nas projeções. (COINT/STN, disponível em

Contexto macroeconômico: crise/estagnação nacional Fonte: FMI -1%

Contexto da dependência: evolução histórica (até julho/2015) Fonte: STN/SEFAZ

Contexto regional: Total de NF-e (entrada) Fonte: SEFAZ

Composição do VA (IPM): participação média % de cada fator Fonte: SEFAZ % Saída – Entrada (DIAP)93,5% Simples6,1% Auto I.0,3% Doc. Avulsos0,2%

Contexto local: Valor Adicionado (DIAP) – 2010 a 2014 Fonte: SEFAZ O somatório dos demais municípios representa 0,47% do total

Contexto local: Valor Adicionado (DIAP) – 2010 a 2014 Fonte: SEFAZ

Contexto local: Simples Nacional – 2012 a 2014 Fonte: SEFAZ

Homologação do IPM/2015: Até 2014: -encaminhamento tempestivo pela SEFAZ ao TCE dos índices consolidados (1/4 + 3/4) -Entendimento: homologação tácita2014: Fundamento: segurança jurídica, e previsibilidade para o planejamento (LOA) Maio/14 Cálculo IPM 2015 Junho/14 Entrega ao TCE Nov/14 Resolução TCE Dez/14 Processo Santana Março/15 Diligência SEFAZ Julho/15 Suspensão do IPM 2015

Contexto administrativo: TCEIPM 2015 IPM 2015 Não homologado Suspensão do ato Agravo PMMacapá IPM 2016Em análise

Contexto judicial: 02 ações com ciência da SEFAZ, com objetivos opostos: -Ação de desconstituição de ato administrativo -Mandado de Segurança para reestabelecer do IPM 2015 MANDADO DE SEGURANÇA - LEI COMPLEMENTAR N. 63/90 - ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NA ARRECADAÇÃO DE ICMS - MATÉRIA DE ALTA INDAGAÇÃO - INEXISTÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO - PROCESSO EXTINTO. “(...) depende da verificação do montante de produção industrial, comercial e agropecuária de cada município, além de dados estatísticos entre outros, torna-se impróprio o remédio heróico utilizado, que não se presta para discussão de matéria complexa e controversa " (MS n , Des. Alcides Aguiar). Jurisprudência do TJ/SC

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! CONTATO: