Retirada da patrocínio Revisão normativa. Pequeno histórico Mais antiga norma em vigor no sistema. CPC 06/88 regulamentava a Lei 6435, já revogada. Centenas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hugo Legis Fernandes Elsenbusch
Advertisements

Princípios de Prática Atuarial
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
Retirada da patrocínio Revisão normativa. PRINCÍPIOS GERAIS - ANAPAR Retirada de patrocínio é garantido pela LC 109/2001. A Resolução deve proteger os.
Programa de Qualificação
Palestrante: Adv. Ricardo Só de Castro
ANAPAR VI ENCONTRO DE DIRIGENTES ELEITOS SALVADOR, 25 DE MARÇO DE 2009 ANAPAR VI ENCONTRO DE DIRIGENTES ELEITOS SALVADOR, 25 DE MARÇO DE 2009 ALTERAÇÕES.
Novo Plano Contas Resolução nº 28, de 26/01/2009 março 2009
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Proposta para o Modelo de Previdência Complementar do Sistema Petrobras.
WEB CONFERÊNCIA Garantir a Carreira para valorizar os Profissionais da Educação. São Paulo, 16 de fevereiro de 2011.
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
O que significa repactuar o regulamento do Plano Petros?
ANAPAR II SEMINÁRIO JURÍDICO Campinas
Teoria da Contabilidade
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Conheça o novo SPB Conheça o novo SPB
Retirada de patrocínio – Banco IBI e IBI Promotora de Vendas
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Previdência social princípios.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
Transferência de Risco de Longevidade
Geraldo de Assis Souza Júnior
Processos de Migração entre Planos de Benefícios - Visão da Previc - Reunião da Comissão Nacional de Atuária
A PREVIDÊNCIA QUE QUEREMOS. CONTEXTO ATUAL Alterações do mercado de trabalho a partir dos anos 1990 impactaram negativamente a previdência complementar..
SOLIDARIEDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS NO CUSTEIO DE BENEFÍCIOS PROGRAMADOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: análise à luz da experiência dos servidores do.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Benefícios Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados, eles incluem.
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
1 Reforma da Previdência e Perspectivas de Regulação e Fiscalização de Previdência Complementar  Reforma da Previdência  Previdência Complementar Pública.
Dividendo Obrigatório
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR : NOVOS DESAFIOS. SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO SISTEMA CONTEXTO ATUAL DIRETRIZES.
Profrota Pesqueira.
Convenção Coletiva e Acordo Coletivo de Trabalho
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
Prefeitura Municipal de Taubaté
Slide 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Análise de Conjuntura Econômica.
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
CASO ABRAPP x FND, BNDES, UF. PAUTA I - UNIFICAÇÃO DOS CONTRATOS; II - REMUNERAÇÃO DO ESCRITÓRIO SIQUEIRA CASTRO ADVOGADOS POR CONTA DO ÊXITO NO JULGAMENTO.
ESTUDO ATUARIAL PATROCINADOR CEA.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
ANÁLISE JURÍDICA DA DÍVIDA PÚBLICA A ingerência abusiva do setor financeiro no Governo brasileiro.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Apresentação APACEF/RJ. PREVI em Grandes Números – jun/08 Patrimônio: R$ ,00 Participantes: Rentabilidade: 1,62% (acum. jan/jun) Superavit.
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Mercado de Seguros: Surgiu da necessidade de se resguardar possíveis danos ou perdas de bens e serviços. A apólice é contrato bilateral onde constam os.
RELACIONAMENTO BACEN x TN Antonio d’Ávila Carvalho Jr. Auditor Federal de Controle Externo.
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Sandro Silva Supervisor Técnico Dieese-PR Curitiba-PR 12/12/2015 Apresentação sobre os Regimes Próprios de Previdência e as propostas de mudanças no IPMC.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
O Setor Público Aula 13.
PREVIDÊNCIA PRIVADA Planejamento Financeiro. Previdência Acumular de reserva financeira com o objetivo de utilização no futuro Complemento para a aposentadoria.
Institui o Fundo Garantidor das Operações de Representação Comercial - FUNREP.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC FUNPRESP-Exe Entidade e Plano de Benefícios Brasília, 25 de fevereiro de 2013.
ÁGUA E OS CONDOMÍNIOS TÉCNICAS MAIS DIFUNDIDAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA SICON SINDICATO DOS CONDOMÍNIOS PREDIAIS DO LITORAL PAULISTA.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
1 Evento CONJUR Secretaria de Políticas de Previdência Complementar Previdência Complementar: Aspectos Conceituais, de Governança e a Funpresp Brasília,
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Previdência Complementar do Servidor Público Aspectos Controversos - PL 1.992/2007 Brasília,
Transcrição da apresentação:

Retirada da patrocínio Revisão normativa

Pequeno histórico Mais antiga norma em vigor no sistema. CPC 06/88 regulamentava a Lei 6435, já revogada. Centenas de retiradas vêm acontecendo nas últimas décadas. Participantes, sindicatos e associações de aposentados procuram apoio na Anapar para tentar impedir retiradas e garantir direitos.

Atuação da PREVIC Processos de retirada são aprovados sem amparo em norma legal. PREVIC entende que plano deve ser extinto. Reserva do participante é transformada em dinheiro para ser resgatada ou transferida para entidade aberta. Não há proteção ao direito adquirido de assistidos. Superávits existentes são devolvidos a patrocinadores e a participantes que deixam o plano. PREVIC entende que patrocinadores só entram no sistema se retiradas forem bastante “flexíveis”.

Posicionamentos da Anapar Retirada de patrocínio é garantia legal, desde que aprovada pela PREVIC. PREVIC deve atuar para proteger os participantes, não as patrocinadoras. Contrato tripartite – se uma das partes sai, outras duas devem poder mantê-lo. Manter planos de benefícios, com autopatrocínio coletivo. Garantia de benefícios já concedidos e dos participantes elegíveis. Deve haver penalidade para patrocinadoras que se retiram

Comissão temática do CNPC Anapar cobrou inúmeras vezes revisão da norma. No final de 2011 foi instalada Comissão Temática com mesma composição do CNPC (5 do Governo, 1 dos patrocinadores, 1 da Abrapp e 1 da Anapar). Debates acalorados, com dois polos conflitantes: Anapar de um lado Patrocinadores, Fazenda e SPPC de outro Houve alguns avanços importantes SPPC apresenta minuta, Anapar pede vistas.

Manutenção do plano Propostas Anapar Manutenção do plano, sem alteração de regras Participantes assumem autopatrocinio e risco do plano Quem quiser sair recebe reserva acumulada Migração para abertas reduz reserva: taxas de juros menores, tábuas mais conservadoras e taxas de administração abusivas. Proposta SPPC/Fazenda/patrocinadores Plano deve ser extinto ou transformado em CD instituído Reservas são individualizadas, com valor financeiro calculado Deve ser garantido benefício vitalício em entidade aberta, e se houver déficit na transferência, patrocinador e participantes pagam.

Déficit ou superávit Proposta Anapar Patrocinador paga dívidas à vista. Patrocinador cobre déficit e faz aporte para cobrir despesas administrativas, como pênaltis pela saída Superávit é dos participantes, inclusive reserva de contingência Proposta SPPC/Fazenda/Patrocinadores Déficit coberto de acordo com a proporcionalidade contributiva Reserva de contingência dividida entre patrocinador e participantes de acordo com proporcionalidade contributiva Reserva especial distribuída de acordo com Resolução 26

Posições consensuais (ou quase) Contribuições e pagamento de benefícios mantidos até a data de aprovação da retirada pela PREVIC. Reservas individuais calculadas de acordo com regulamento e premissas do plano. Não pode haver alterações de premissas para calcular as reservas dos participantes na retirada.

Formas de luta Pressão dos participantes e entidades de classe para que sejam garantidos direitos dos participantes. Denúncias à sociedade. Negociação prévia à aprovação da norma. Envolver ainda mais os sindicatos, associações e centrais sindicais. Procurar apoios parlamentares.