Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Advertisements

PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Tomada de Decisão Professor: Fábio Josende Paz 1.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Estrutura Organizacional
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Introdução à Administração
Processos Decisórios Resumo. O administrador de hoje Desafios do bom administrador 1.Visão Sistémica 2.Quebrar paradigmas 3.Liderar a equipe (diferência.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
CONCEITOS BÁSICOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
O processo de elaboração de um projeto social
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Florence Nightingale > prática baseada em: conhecimentos científicos Década de 70 Wanda Horta > desenvolveu um novo modelo assistencial > assistência planejada.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Cultura Organizacional
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Receba a visão O que Deus quer que façamos? Para onde estamos indo?
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?

1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação e escolha da alternativa; 5. Seleção e implementação; 6. Feedback e controle. Lembre-se: São seis as etapas comuns do processo decisório.

1. Modelo Racional “O modelo racional pressupõe que os gestores devam utilizar procedimentos sistemáticos para tomar decisões de qualidade”. Modelos Decisórios

O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas baseadas na racionalidade, que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo levaria a uma decisão ideal, independentemente de quem a tomasse. No modelo racional de tomada de decisão pressupõe-se que:  o problema está claramente definido e compreendido; Modelo Racional

 os objetivos a alcançar são claros;  a informação disponível é suficiente, de qualidade e confiável (ótima);  os critérios para avaliar as alternativas são conhecidos;  o tomador de decisões é racional; ele usa a lógica para avaliar e escolher as alternativas, escolhendo a que maximiza os objetivos.

O modelo racional se estabelece, segundo Daft (2002), em oito etapas: 1. Monitoramento do ambiente da decisão 2. Definição do problema/oportunidade 3. Especificar os objetivos da decisão 4. Diagnosticar o problema/oportunidade (causa/efeito) 5. Desenvolver soluções alternativas 6. Avaliar as alternativas 7. Escolher a melhor alternativa 8. Implementar a alternativa escolhida Etapas do Modelo Racional

1.Monitoramento do ambiente da decisão Nessa etapa o gestor precisa monitorar as variáveis internas e externas do ambiente que possam influenciar a situação-problema. Isso permite que sejam acompanhados possíveis desvios no comportamento planejado ou aceitável. Indicadores, informações comparativas podem ser eficaz nesse momento. 2. Definição do problema/oportunidade Aqui o gestor deve explicitar a situação-problema, a qual deve ficar clara e ser totalmente compreendida. Reflexos diretos mensurados.

3. Especificar os objetivos da decisão Nesta etapa se define os resultados de desempenho que se esperam e devem ser alcançados em decorrência da tomada de decisão. 4. Diagnosticar o problema/oportunidade (causa/efeito) Aqui o diagnóstico é aprofundado a fim de se encontrar as variáveis causais e relações de causa-efeito envolvidas na situação-problema. Reflexos indiretos mensurados.

5. Desenvolver soluções alternativas Nessa etapa são levantadas todas as alternativas possíveis e disponíveis para alcançar a solução da situação-problema. 6. Avaliar as alternativas Aqui são analisadas e simuladas as alternativas, podendo ser usado técnicas de análise e técnicas estatísticas a fim de estimar a probabilidade da ocorrência do evento proposto.

7. Escolher a melhor alternativa Nessa etapa do processo deve-se escolher, entre as alternativas apresentadas, a que levará melhores resultados para a organização frente aos objetivos estabelecidos previamente. Justificar! 8. Implementar a alternativa escolhida Para isso, técnicas gerenciais serão utilizadas para a mobilização dos envolvidos na implementação da opção escolhida. Para avaliar o andamento do processo será feito um monitoramento através de indicadores de desempenho.

Resumo: Deve-se compreender o problema antes de se tentar solucioná-lo. Estuda-se alternativas, além de técnicas e métodos apropriados para solucionar o problema. Utiliza-se a melhor lógica determinística para se tentar obter sucesso na solução. O insumo básico deste modelo é a informação. Modelo Racional

Islândia/Vulcão: Aeroporto de Faro com dezenas de vôos cancelados Lisboa, 20 abr (Lusa) - O aeroporto da Portela, em Lisboa, registrava nesta manhã algumas filas com centenas de passageiros surpreendidos pelo cancelamento dos vôos para Inglaterra na sequência da nuvem de cinza de um vulcão na Islândia. A EuroFly Airlines está com uma de suas aeronaves há 24 horas no aeroporto, contendo 32 brasileiros, dos quais 12 compraram suas passagens com seguro total e, segundo as normas, devem receber sua indenização. Os outros 20 passageiros estão reivindicando direitos iguais. Uma nuvem de cinza libertada por um vulcão no sul da Islândia, obriga a descontinuidade dos vôos por, pelo menos, mais 3 dias, afetando as ligações no continente e com outras zonas do mundo. A mídia está cobrando responsabilidade das companhias. As companhias temem pelos altos custos potenciais envolvidos no dispêndio com os passageiros. Modele esta decisão de acordo com as etapas do Modelo Racional. Situação Problema