Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 2Sistemas de Informações Empresariais  Cadeia de Fornecimento: Fluxos (materiais, informações, dinheiro e serviços) desde os fornecedores de matéria prima; passando por fábricas, distribuidores, atacadistas, revendedores e clientes; até os consumidores. Os fluxos integram as organizações e os processos.  Gerenciamento da cadeia de fornecimento: SCM = Supply Chain Management Inclui o planejamento, organização e otimização de uma ou mais atividades da cadeia de fornecimento. Cadeia de fornecimento eletrônica: a gestão da cadeia é feita eletronicamente. Definições

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 3Sistemas de Informações Empresariais A geração de valor ao consumidor 1. Escolha do Valor Segmentação do Mercado Foco/Seleção de Mercado Posicionamento do Valor 2. Fornecer o Valor Desenvolvimento do Produto Estabelecimento do Preço Logística Interna ProduçãoLogística Externa Distribuição Desenvolvimento de Serviços 3. Comunicar o Valor Força de VendasPromoção de Vendas Propaganda

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 4Sistemas de Informações Empresariais  Segmentos: Entrada: aquisição de fornecedores externos. Interno: fabricação, montagem ou empacotamento. Saída: entrega para canais de distribuição.  Camadas de fornecedores: 1:Atendem a organização foco. 2:Atendem as organizações da camada 1, etc.  Tipos de cadeia: Make-to-stock:produção para estocagem. Reposição contínua:usa o princípio just-in-time. Build-to-order:produção para entrega. Montagem:os canais são usados na montagem. Estrutura da cadeia de fornecimento

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 5Sistemas de Informações Empresariais Segmento de Entrada: Camada 1 Camada2 Camada 3 Segmento de Entrada: Camada 1 Camada2 Camada 3 Segmento Interno: Funções Internas da Organização Segmento Interno: Funções Internas da Organização Segmento de Saída: Distribuidores Externos Segmento de Saída: Distribuidores Externos Ex: Cadeia de laticínios Madeireira Laminação de papel Fabricantes de emb. de papelão Fabricantes de emb. plásticas Indústria Química Indústria de Extração Química Fazenda de Gado Fabricantes de rótulos Fabricantes de Laticínios Atacadistas e Varejistas Clientes e Consumidores Fornecedores Externos

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 6Sistemas de Informações Empresariais  Fatores mais importantes: Número reduzido de fornecedores Aumento de competitividade Ciclo de vida dos produtos cada vez menor Tecnologia Risco reduzido ou compartilhado  Necessidades: Confiança Relações de longo prazo Compartilhamento de informações Forças individuais da organização Variáveis e necessidades do SCM

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 7Sistemas de Informações Empresariais  Fontes: Inconstâncias: necessidades variantes ao longo do tempo são difíceis de gerenciar. Coordenação: a sincronização de atividades, unidades e parceiros não é trivial.  Problemas clássicos: Efeito chicote: mudanças mal feitas acima e abaixo na cadeia geram desequilíbrios. Erros de previsão de demanda: erros de previsões afetam todos os envolvidos. Problemas nas cadeias

Márcio Moreira8. SIE - SCM – Slide 8Sistemas de Informações Empresariais  Integração vertical Integrar a parte de entrada com a parte interna para garantir disponibilidade constante.  Uso de estoque para resolver problemas EOQ: Fazer pedidos com a quantidade econômica  Compartilhamento de informações VMI: Estoque gerenciado por fornecedor  Mudando a cadeia linear para hub  Colaboração na cadeia de fornecimento  Equipes de gestão da cadeia, fábricas virtuais, etc. Soluções para problemas da cadeia