Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Organizacional
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
O ambiente organizacional
A tomada de decisão em administração
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Teoria de Contingência
Organização, Sistemas e Métodos
Organização, Sistemas e Métodos
Estrutura organizacional do S.E.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
MA_04_Departamentalização_3a_Parte
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Capítulo 6 Organização.
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
Fundamentos da estrutura organizacional
ORGANIZAÇÃO.
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Capítulo 8 Controle.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Estratégia Organizacional
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Poder e política nas organizações
Estruturas Organizacionais
Capítulo 3. A Função de Organização
Planejamento e estratégia
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Capítulo 7 Direção.
Estrutura Organizacional
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Centralização e Descentralização
O ambiente organizacional
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Planejamento e Estratégia
Introdução à Administração Análise Ambiental
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Introdução à Administração
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Introdução à Administração
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Estruturas Organizacionais Tradicionais Funcional Divisional/Projetos Geográfica Matricial Prof.: Wesley Vieira Borges.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
Transcrição da apresentação:

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Organização Fundamentos de organização Elementos do processo de organização Poder e estrutura organizacional Desenho estrutural das organizações Modelos organizacionais Condicionantes da estrutura organizacional 2

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma. Identificar os elementos do processo de organização. Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização. Comparar as estruturas funcional, divisional, matricial e em rede, explicando as suas principais vantagens e desvantagens. Contrastar os modelos mecanicista e orgânico. Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional. 3

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 4

5

A estrutura organizacional é o resultado final do processo de organização. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Essa estrutura especifica os papéis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. 6

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O organograma é uma representação gráfica da estrutura de uma organização: 7

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 8

9

10

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 11

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall A autoridade é o direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos organizacionais na execução das tarefas, tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir. A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever das pessoas quanto à realização das tarefas ou atividades. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade. 12

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 13

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 14

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 15

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 16

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O grau de centralização ou descentralização refere-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. As decisões acerca do grau de centralização ou descentralização dependem de um conjunto de fatores: Tamanho da organização. Ambiente externo onde ela está inserida. Características internas da organização. Um conceito relacionado com a descentralização é a delegação, que é o processo usado para transferir autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em níveis hierárquicos inferiores. 17

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall As normas e os procedimentos utilizados pela organização para lidar com as contingências ambientais definem seu grau de formalização. As decisões sobre o grau de formalização da organização dependem de fatores como: Tecnologia. Tradição. Processo decisório. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências consideradas essenciais para as organizações modernas. 18

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 19

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 20

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall A estrutura informal das organizações. A estrutura política das organizações. A ilegitimidade da autoridade formal. A legitimidade do poder. 21

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O desenho estrutural de uma organização consiste num conjunto de decisões sobre os elementos estruturais analisados anteriormente com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação. 22

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 23

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 24

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 25

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 26

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall O modelo organizacional é uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: O modelo mecanicista. O modelo orgânico. Os dois modelos organizacionais representam um continuum, entre os quais existem vários estágios intermediários. 27

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 28

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall 29