A INDISCIPLINA E OS ATOS INFRACIONAIS NAS ESCOLAS Jadir Cirqueira de Souza Promotor de Justiça BH, PGJ, 24.9.2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituição Brasileira 1988; Convenção sobre os Direitos da Criança. Dia 20 de novembro de No Brasil 24 de setembro de Duas categorias: Dos.
Advertisements

ECA O reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente no Direito Brasileiro.
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescente no Direito Brasileiro.
ECA O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO DIREITO BRASILEIRO.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescente no Direito Brasileiro.
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
ECA O reconhecimento dos direitos da crianças e do adolescente no direito brasileiros.
ECA O Reconhecimento dos Direitos da Criança e Adolescentes no Direito Brasileiro.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.

CONSELHO TUTELAR E SISTEMA DE JUSTIÇA Alex Fabiano S. De Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE e CONSELHO TUTELAR.
“Art A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos.
O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM SANTA CATARINA (Privação e Restrição de Liberdade) Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
→ Atos infracionais → Medidas Sócio-Educativas. Atos infracionais Conceituação : CRIANÇAADOLESCENTE Até 12 anos12 a 18 anos Pratica ato infracional (não.
CERCBA - Comissão de Especialistas de Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica Relato Voluntário e Criminalização Proposta de novo artigo e Art. 291.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
1º CADERNO PEDAGÓGICO REFLEXÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA O objetivo principal.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Audiência Pública “Ações das Empresas de Marketing Multinível no Brasil” Agosto de 2013.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS. Estatuto O ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, é um texto infra-constitucional, sob a égide da Lei Maior, constituído.
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
F ONTES DO D IREITO P ENAL Prof. M.e. Leonardo Rodrigues de Souza.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. “Processo administrativo-tributário é o conjunto de atos necessários à solução, na instância administrativa,
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
1 AÇÕES CONSTITUCIONAIS JEFERSON DYTZ MARIN VIOLAÇÃO A DIREITO LÍQUIDO E CERTO - ATO DE AUTORIDADE PÚBLICA OU DELEGADA.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ELEIÇÕES 2014 Regras de conduta eleitoral para os Agentes Públicos Federais Advocacia-Geral da União.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
20 ANOS DO ECA.
Transcrição da apresentação:

A INDISCIPLINA E OS ATOS INFRACIONAIS NAS ESCOLAS Jadir Cirqueira de Souza Promotor de Justiça BH, PGJ,

SIGNFICADOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR Bullying Incivilidades Situações de risco Atos de indisciplina Atos infracionais.

SITUAÇÕES DE RISCO NAS ESCOLAS Hipóteses definidas no art. 98 do ECA Imediata comunicação ao Conselho Tutelar Aplicação das medidas de proteção do art. 101 do ECA Comunicação ao Ministério Público nos casos de lesões ou ameaças aos direitos fundamentais coletivos.

A INDISCIPLINA ESCOLAR Indisciplina escolar: descumprimento do Regimento Interno da instituição Ações pedagógicos e políticas públicas são imprescindíveis na contenção da indisciplina Limites claros e objetivos devem ser estabelecidos O tema deve envolver e ser discutido pela comunidade escolar.

CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO ESCOLAR Tipificar as infrações administrativas Estabelecer a gravidade abstrata de cada conduta Definir as fases e as formas do procedimento administrativo Fixar as penalidades específicas, de acordo com a gravidade das indisciplinas.

ATOS INFRACIONAIS NAS ESCOLAS Diferenciar situação de risco, indisciplina e ato infracional, com os art. 98 e 103 do ECA Como exceção, acionar as forças policiais militares e civis Apreensão dos adolescentes em flagrante ou lavratura de boletim policial Em última instância, direta comunicação dos fatos ao Ministério Público.

...SE VOCÊ ACHA A EDUCAÇÃO CARA, EXPERIMENTE A IGNORÂNCIA... Derek Bok