Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SPEM (Software Process Engineering Metamodel): Uma Linguagem para Modelagem de Processos de Software.
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Gestão da Informação e do Conhecimento  MODELO PROCESSUAL DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO – CHOO (2006) 1-NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3-ORGANIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Modelagem de Dados Aula 1.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Comportamentos operantes interrelacionados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução a Pesquisa Científica
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
SER-212 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Aluno: Fernando Leonardi SJC, 22 de Agosto de 2008 Professor: Dr.Gilberto Câmara Engenheiro Cartógrafo
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Gestão de conhecimento Qualitor Base de conhecimento Utiliza conceitos de gestão de conhecimento Documentação de processos Mapeamento de conhecimento.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Psicologia aplicada ao trabalho
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Alessandro D. R. Fazenda
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
A CERTAIN INCOMPLETENESS INCOM PLETUDE USER-ORIENTED IR APPROACH.
Mapas Conceituais: Ferramenta de manuseio do conhecimento Maurício Salgado
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Introdução a atividade acadêmica
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Recuperação da Informação Peter Ingwersen

 Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor Titular a partir de janeiro de 2006, em Information Retrieval (Recuperação de Informação).  Realizou pesquisa experimental sobre os aspectos cognitivos da interação usuário-sistema baseado em tarefas e atuou em vários projectos Esprit como consultor especialista para a Comissão da UE.

Capítulo 3 – Recuperação da Informação

Questões essenciais da recuperação da informação  Recuperação da Informação; preocupada com os processos que envolvem a representação, armazenamento, busca e acesso a informações relevantes para a questão proposta (desejada) pelo usuário.

Questões essenciais da recuperação da informação  Recuperação da Informação: considerado um campo de pesquisa “nuclear” da Ciência da Informação.  Objetivo: estudo e entendimento dos processos de recuperação de informação a fim de conceber, construir e testar sistemas que possam facilitar a comunicação efetiva da informação desejada entre um gerador humano e um usuário humano. Como entra (termos de busca – vocabulário controlado) e como sai (resultados da busca) informação, dentro dos sistemas de RI!

Questões essenciais da recuperação da informação Forma Questão Representação Códigos de representação: Linguísticos (verbal / oral) Imagéticos Audiovisuais Tácteis (Braille) Codificação/decodificação Recuperação de documentos (independente do suporte) texto / imagens, sons, etc. Termos de indexação

Questões essenciais de recuperação da informação  Encontrar informação em forma de texto ou outras mídias que permitam superar o estado de incerteza do usuário (estado anômalo do conhecimento).  Alguns textos são mais relevantes para uma questão específica do que outros, e  Um texto específico pode ter significados diferentes para as várias perguntas (questões) de informação (mais ou menos relevante).

Questões essenciais da recuperação da informação  Áreas importantes para todos os processos de IR (Information Retrieval): 1. Aboutness (sobre o que? / Tematicidade) 2. Relevância e avaliação

Questões essenciais da recuperação da informação  Aboutness Sobre o que é este documento, texto ou imagem? Aboutness está associado ao conteúdo do texto gerado pelo autor. O objetivo da representação é a recuperação da informação.

Questões essenciais da recuperação da informação  Aboutness Uma questão comum que é compartilhada em processos de recuperação da informação é a natureza das necessidades de informação. Informação de que natureza o usuário necessita? Informação utilitária? Informação lúdica/prazer? Informação para conhecimento? Etc. Pensar na natureza informacional que os usuários necessitam – no nosso caso, para os projetos de pesquisa individuais.

Questões essenciais da recuperação da informação  Relevância Relevância: definida como a medida ou grau de correspondência ou utilidade existente entre um texto ou documento e uma questão ou informação desejada (C. J. Van RIJSBERGEN, 1990). A informação relevante pode estar explícita no texto (escrita) ou implícita (entrelinhas). Pode servir para confirmar uma ideia, refutá-la, etc. - Requer interpretação

Questões essenciais da recuperação da informação  Concepção simplista de Interação em IR Representação Textual Autor do Texto Técnicas de IR em sistemas Funções intermediárias Problemas (questões) de informação (usuário) Ambiente do problema / questão Pedido Pergunta Dados bibliográficos Nome de autor e data Atributos como título, resumo e termos de indexação Sistema Lógico de Busca Booleana (and, or, and not)

Abordagens de pesquisa em IR – visão geral  As abordagens de pesquisa em IR (Recuperação da Informação) podem ser divididas em: 1. Tradicional 2. Orientada ao usuário, e 3. Cognitiva. Sobre essas abordagens, tem-se os seguintes campos: Objetivos de pesquisa; Tipos de resultados e consequências; Nível de compreensão de informação; Apoio a disciplinas.

Abordagens de pesquisa em IR – visão geral PESQUISA CAMPOS Tradicional (exato) Orientada ao usuário (indivíduo) Cognitiva (psique) Objetivos de pesquisa Técnicas de refinamento em IR, problemas de relevância, métodos de representação, etc. Compreensão do comportamento do usuário e informações desejadas, modelagem de usuários, etc. IR como processo : estado cognitivo, Interação complexa, IR baseado em conhecimento, etc. Resultados, Consequências Técnicas de correspondência parcial, classificação automática de falhas, etc. Modelos de usuários, projeto simplista de interface, Interação usuário-intermediário, etc. Projeto intermediário, Inteligência em IR, Suporte adaptativo em IR, valores semânticos, etc. Compreensão de informação Informação científica Usuários científicos Informações consideradas vitais para a sociedade Níveis de usuários de uma sociedade Informações para o entendimento de mundo do usuário Variedade individual Apoio a disciplinas Matemática, Linguística, Ciência da Computação, etc. Psicologia cognitiva, psico-linguística, Sociologia Ciências cognitivas, Sociologia AI IR