Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
A Pré-História da Linguagem Escrita
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
As raízes genéticas do pensamento e da linguagem Vigotski
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo.

O desenvolvimento do gesto de apontar é a construção da primeira representação simbólica na criança, de acordo com Vigotski GESTO DE APONTAR

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Fase: Interpretação da Mãe Vigotski destaca três fases na ontogênese do gesto de apontar como primeira representação simbólica: Fase: um simples movimento espontâneo da criança orientado a um determinado objeto que ela não consegue alcançar Fase: Interpretação da Mãe Fase: a criança capta, numa experiência pessoal, o significado que o seu movimento tem para o outro, convertendo-o, assim, em signo para ela Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo.

A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: As concepções correntes da relação entre o desenvolvimento e aprendizado em relação as crianças podem ser reduzidas a três grandes posições: No primeiro ele destacou as teses iniciais de Piaget, nas quais o desenvolvimento é concebido independente da aprendizagem,(os ciclos de desenvolvimento precedem os ciclos de aprendizagem). O segundo, o domínio do pensamento formal e lógico ocorreria por si mesmo, sem a interferência do ensino, assim tudo que fosse aprendido dependeria primeiramente, do desenvolvimento requerido para a aquisição do conhecimento. Por conseguinte, o aprendizado não poderia alternar as diversas etapas da formação. O terceiro descrevem o aprendizado e o desenvolvimento como processos separados, mas que se influenciam mutuamente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Teses iniciais de Piaget 1. O desenvolvimento psíquico é independente do processo de aprendizagem. Aprendizagem era considerada um processo puramente externo que não estava envolvido ativamente no desenvolvimento. Teses iniciais de Piaget Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

2. Aprendizagem é desenvolvimento. O desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados. Exemplo: James que reduziu o processo de aprendizagem à formação de hábitos e identificou o processo de aprendizagem com desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Exemplo a teoria de Koffka e Gestaltistas 3. Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam a si mesmos reciprocamente. Exemplo a teoria de Koffka e Gestaltistas Uma vez que a criança tenha aprendido a realizar uma operação , ela passa a assimilar algum princípio estrutural cuja esfera de aplicação é outra que não unicamente das operações daquela usada como base para assimilação do princípio. Como consequência, ao dar um passo na aprendizagem , a criança dá dois no desenvolvimento, isto é o aprendizado e o desenvolvimento não coincidem. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Visão mais adequada - a relação geral entre o aprendizado e desenvolvimento; os aspectos específicos dessa relação quando a criança atinge a idade escolar. Vigotski desenvolveu a sua posição própria discutindo os processos de alfabetização na escola. Aprender a escrever traz consigo suas dificuldades específicas. Em suma, escrever significa, para a criança, conscientizar-se da sua própria fala. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor. O desenvolvimento cognitivo não é o paralelo direto, ou a sombra imediata, do processo educacional. A aprendizagem capacita para uma série de processos de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

implantá-los diretamente. O processo de escrever exige funções novas, que nas crianças da pré-escola não estão desenvolvidas. O professor cria apenas as condições para que determinados processos se desenvolvam, sem implantá-los diretamente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

O desenvolvimento psíquico nunca pode ser diretamente ensinado. O desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino-aprendizagem. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Vigotski define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível potencial como a “zona de desenvolvimento proximal” (1984, 92). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. A área de desenvolvimento potencial nos permite ver o “amanhã” da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

“A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão no processo de amadurecimento, funções que amadurecerão amanhã, mas que estão correntemente em um estágio embrionário. Tais funções podem ser chamadas de “botões” ou “flores” do desenvolvimento, em vez de serem chamadas de “frutos” do desenvolvimento (1978, 86). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” aparece como uma crítica radical ao ensino tradicional. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

A Zona de Desenvolvimento Proximal. O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” como meio de uma crítica radical ao ensino tradicional. O potencial metodológico do conceito da “Zona de Desenvolvimento Proximal”. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

ATIVIDADES: Descrever um ou dois exemplos concretos da relação entre aprendizagem e desenvolvimento no nível de educação pré escolar, infantil ou ensino fundamental ou... Descrever um exemplo de uma “Zona de Desenvolvimento Proximal” (ZDP). (Para o nível da educação infantil: Porque “brincar” pode ser considerado como uma “Zona de Desenvolvimento Proximal” – qual é uma ZDP para um adolescente). “O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” (Vigotski): Onde estão as dificuldades práticas para a realização? Qual é o papel do “outro” na construção do conhecimento segundo Vigotski? Qual é o papel “mediador”, do professor, na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimento? Tarefas Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Apropriação “Os mais simples instrumentos e objetos da vida cotidiana com os quais as crianças se deparam, devem ser por elas entendidos na suas qualidades específicas.Em outras palavras: a criança deve realizar uma atividade prática ou cognitiva com os objetos, adequada àquela que está incorporada nestes objetos” (Leontiev 1971, 231). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Um objeto, que a criança pega com a mão, será introduzido, sem problemas no sistema de seus movimentos naturais. A criança leva por exemplo a colher para a boca, como se fosse qualquer outro objeto do cotidiano, que não têm caráter de instrumento, e o faz sem prestar atenção se deve o não colocar a colher de forma horizontal. Estes movimentos da mão da criança serão transformados lentamente numa qualidade fundamental através da intervenção concreta e direta dos adultos que ensinarão à criança o uso correto da colher, e assim os movimentos da criança serão subordinados à lógica objetiva do uso deste instrumento. Leontiev (1971, p. 240 ) Exemplo Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Continuação:... A estrutura geral destes movimentos foi transformada; receberam um nível maior a respeito ao objeto. A criança se apropria do sistema dos movimentos funcionais, o sistema das ações de caráter instrumental, que é subordinado às relações topológicas.” Leontiev (1971, p. 240 - tradução do alemão). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo. Site da Profª DrªTeresa Cristina Barbo Siqueira na PUC: ​http://professor.pucgoias.edu.br/Site Docente/home/professor.asp?key=1258 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira