Betty Neuman Teoria de Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias de enfermagem.
Advertisements

Faculdade de Enfermagem FACCAT
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
O Projeto Político Pedagógico é...
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Tópicos Especiais de Administração - TEA
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Correlação. Introdução O Ouviu falar em... Correlação O Relação entre as variáveis estudadas O Diagrama de dispersão.
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Profª Filomena Coser Marinho
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
Indicadores de Saúde Conceito
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Betty Neuman Teoria de Sistemas

Acadêmicos: Amanda Antunes Baptista Diênifer Pacheco Katieli Córdova Juliana Konrath Disciplina: História e Ética da Enfermagem Docente: Alexander de Quadros

Betty nasceu em 1924,em Ohio.

- Influenciada pelo pai quanto à sua opção profissional, determinada a tornar-se uma dessas enfermeiras no futuro; - Pobre e sem recursos; - Trabalhou como técnica em recuperação de instrumentos aeronáuticos e como cozinheira em Dayton, Ohio.

- Por meio do Programa do Corpo de Cadetes-Enfermeiros, antecipou seu ingresso na enfermagem hospitalar, formando-se em 1947, desenvolvendo Mestrado em Saúde em 1966; - Em 1967, após Mestrado, assumiu cadeira no programa onde havia se formado, retornando a Ohio em 1973 para prosseguir estudos de sua Teoria de Enfermagem; - Em 1985, tornou-se PhD em Psicologia Clínica.

Tem como visão: - Melhoria do nível de exigência em relação ao processo de cuidar; - A linguagem específica, objetivando consolidar a Enfermagem como ciência e arte na área da saúde; - Prática cuidativa que consta dos metaparadigmas de enfermagem, o ser humano, enfermagem, processo saúde-doença e ambiente.

- Aos fatores de reconstituição ou adaptação; Modelo de Sistemas - Tem dois principais componentes, que são o estresse e a reação ao mesmo; - O indivíduo (indivíduo, grupo, família, comunidade) é constituído por um sistema aberto e dinâmico; - Aos fatores de reconstituição ou adaptação; - Seu modelo pode ser utilizado na doença ou no bem estar;

Com ciclos de entrada; Processo; Saída; Aos fatores de reconstituição ou adaptação; - Seu modelo pode ser utilizado na doença ou no bem estar.

Tem enfoque holístico; O homem com um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente; Conceito filosófico quanto biológico; Incluindo o relacionamento que surgem da totalidade, da liberdade dinâmica e criatividade; - Sistema responde aos estressores dos ambientes externos e internos.

Contem 3 componentes seu sistema HOMEM; AMBIENTE; ESTRESSOR.

Homem - Está em constante mudança, movendo-se em direção a um estado dinâmico de estabilidade do sistema ou para a doença em vários níveis.

Ambiente O ambiente interno: Todas as forças e influências interativas que são exclusivamente dentro dos limites do sistema do cliente compõem este ambiente. O ambiente externo: - Saúde é definida como a condição ou grau de estabilidade do sistema e é visto como de bem-estar à doença; Quando a energia necessária para sustentar a vida não está disponível, a morte ocorre.

Estressor: - É qualquer fenómeno que pode penetrar tanto as linhas flexíveis e normais de defesa, resultando quer um resultado positivo ou negativo; - Estressores intrapessoais: são aquelas que ocorrem dentro dos limites do sistema do cliente e correlacionam-se com o ambiente interno. - Estressores interpessoais: ocorrer fora do limite do sistema do cliente, estão próximos do sistema e ter um impacto no sistema. - Estressores extra pessoais: uma distância maior a partir do sistema do que os estressores interpessoais. Um exemplo é a política social.

Pontos fortes: - A principal força do modelo é a sua flexibilidade para uso em todas as áreas de enfermagem - administração, educação e prática. - Neuman apresentou uma visão do cliente que é igualmente aplicável a um indivíduo, uma família, um grupo, uma comunidade, ou qualquer outro agregado. - A ênfase na prevenção primária, incluindo a promoção da saúde é específico para este modelo. - Uma vez compreendido, o Systems Modelo Neuman é relativamente simples, e tem definições prontamente aceitáveis dos seus componentes.

PONTOS FRACOS - A grande fraqueza do modelo é a necessidade de uma maior clarificação dos termos utilizados. - Estressores interpessoais e extra pessoais precisam ser mais claramente diferenciados.

Referencias Teoria de Betty Neuman, http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/25159/teoria-de-betty- neuman#!2#ixzz47tXr1of0 acesso em 15/05/2016 Betty Neuman- O Modelo Neuman Sistemas, <https://translate.google.com.br/translate?hl=pt- BR&sl=en&u=http://nursingtheories.weebly.com/betty-neuman.html&prev=search> acesso em 15/05/2016 Teoria de Betty Neuman, < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAftYkAI/betty-neuman> acesso em 15/05/2016 Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem < https://cienciasdeenfermagem.wordpress.com/teorias-e-sistematizacao-da-assistencia-de- enfermagem/ > acesso em 15/05/2016