1 Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social - ABEPSS La Experiência de Estructuración Curricular Nacional - Brasil XIX Seminário Latinoamericano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Advertisements

VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
AS REGIÕES DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social)
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
ANÁLISE COMPARATIVA SALARIAL PROFESSORES DAS REDES ESTADUAIS NO BRASIL.
19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO PPP DA GRADUAÇÃO Educação para o século XXI.
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECO II Reunião de Coordenação da Rede ePORTUGUÊSe Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro.
DIAGNÓSTICO DO PERFIL DOS RECURSOS HUMANOS, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO INTEGRANTES DO CONACI ANO BASE 2016.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
As origens da bandeira do Brasil
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
As Participações Governamentais no Estado do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia Dezembro, 2010.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA
PLENO DE COR, LUZ BELEZA E ALEGRIA!
Transcrição da apresentação:

1 Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social - ABEPSS La Experiência de Estructuración Curricular Nacional - Brasil XIX Seminário Latinoamericano de Escyelas de Trabajo Social Guayaquil, outubro de 2009

2 O Projeto: uma construção democrática 200 oficinas locais, 25 oficinas regionais e 2 oficinas nacionais Grupo de assessores composto por docentes de referência nacional e conselheiras/os do CFESS; Participação do movimento estudantil Primeiro curso no Brasil a construir suas Diretrizes Nacionais após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Aprovação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS: 1996 Documento da Comissão de Especialistas do MEC, acompanhado e legitimado no âmbito da ABEPSS, e que contém algumas precisões em relação à 1996: 1999.

3 O Conteúdo: um perfil generalista e crítico Atua nas expressões da questão social, objeto do trabalho profissional, por meio da implementação de políticas e serviços no âmbito do Estado e da Sociedade Civil Formação intelectual e cultural generalista crítica, com capacidade de inserção criativa Compromisso com os princípios do Código de Ética do Assistente Social de 1993

4 Elementos Fundamentais da Formação Profissional Capacitação teórico-metodológica e ético-política como suporte para a dimensão técnico-operativa; Perspectiva de totalidade Análise do movimento histórico da sociedade brasileira Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, Identificação das demandas presentes na sociedade e das possibilidades de ação contidas na realidade Capacitação para a implementação das competências previstas na Lei de Regulamentação da Profissão (8662/1993)

5 Princípios da Formação Profissional Flexibilidade e dinamicidade: componentes curriculares variados e introdução das atividades complementares Rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, desvelando os desafios no âmbito da produção e reprodução da vida social Adoção da teoria social crítica para a apreensão da totalidade social – relação com a tradição marxista Dimensão investigativa e interpretativa como mediação na relação teoria / realidade Interdisciplinariedade Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Ética como dimensão transversal Indissociabilidade entre supervisão acadêmica e profissional no estágio

6 A Lógica Curricular Núcleo de Fundamentos teórico-metodológicos da vida social: conhecer o ser social como totalidade histórica, a sociedade burguesa em seu movimento contraditório Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira: formação social brasileira e o significado do serviço social no bojo das relações entre as classes e destas com o Estado, abrangendo as dinâmicas institucionais públicas e privadas Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional: elementos do serviço social como especialização do trabalho, sua trajetória histórica (na história), teórica, ética, metodológica e técnica. Os fundamentos do serviço social e sua inserção em processos de trabalho, competências e habilidades específicas

7 Estágio Supervisionado, TCC e outros Estágio Supervisionado: atividade curricular obrigatória que insere o estudante no espaço sócio-ocupacional, com supervisão sistemática e planos de estágio. O estágio corresponde a 15% sobre horas (carga horária mínima), carga horária que deve ser acrescida à carga mínima. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): exigência para a obtenção de diploma, momento de síntese da formação profissional, sob orientação docente e examinado por uma banca. Atividades complementares: 5% da carga horária do curso Duração do Curso: Carga horária mínima de 2700 horas, mais 15% de estágio, cumprida em no mínimo 7 semestres (três anos e meio)

8 O Processo de implementação Contra-reforma do ensino superior: mercantilização, precarização e aligeiramento da formação profissional O currículo anda sobre as pernas de muitos: heterogeneidade, dificuldades de compreensão (capacitação docente) Temas a serem aprofundados após 13 anos: relação entre trabalho e serviço social; questão social e fundamentos; formação social brasileira Estágio supervisonado, resolução 533/2008 (CFESS) e nova Lei Federal que regula o estágio no país : a Política Nacional de Estágio no país

9 Total de Escolas : 338

10 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Norte Acre03 Amapá02 Amazonas10 Maranhão03 Pará05 Piauí06 Rondônia03 Roraima02 Total 0834

11 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Centro Oeste Goiás03 Brasília04 Mato Grosso04 Tocantis04 Total 04 15

12 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Nordeste Alagoas04 Bahia12 Ceará05 Paraíba04 Pernambuco04 Rio Grande do Norte05 Sergipe08 Total 0742

13 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Leste Espírito Santo 08 Minas Gerais65 Rio de Janeiro29 Total 03102

14 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Sul I Mato Grosso do Sul05 São Paulo68 Total 0273

15 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Sul II Rio Grande do Sul23 Paraná31 Santa Catarina18 Total 0372

16 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Norte0834 Centro-Oeste0415 Nordeste0742 Leste03102 Sul I 0273 Sul II 0372 Total 27338

17 CURSOS DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEstados Nº Escolas Norte0834 Centro-Oeste0415 Nordeste0742 Leste03102 Sul I 0273 Sul II 0372 Total 27338

18 CURSOS DE POS-GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL POR REGIÕES DA ABEPSS RegiãoEscolasNºNorteUFPA-PA, UFAM02 Centro- Oeste UNB-DF UNB-DF, UCGO.02 Nordeste UFMA-MAUFPE-PE, UFMA-MA, UFPE-PE, FUPI -PI, UFAL-AL, UCSAL-BA, UFPB-PB, UFRN-RN,07 Leste UFRJ-RJ PUC-RIOUERJ-RJ UFES-ES, UFJF-MG, UFRJ-RJ, UFV- MG, PUC-RIO, UERJ-RJ, UFF-RJ07 Sul II UNESP-FRPUCSP UNICSUL-SP, UNESP-FR, PUCSP-SP03 Sul I PUCRS PUCRS, UFSC-SC, UCPL-RS, UEL-PR04 Total25