1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Compras
Advertisements

HEIJUNKA.
Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Características básicas de controle de estoque
Unidade 7 – Dinâmica Intraorganizacional - A Gestão de Estoques -
“Gestão da Cadeia de Suprimento”
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Universidade de Brasília
U07 Grupo 19V.
Apresenta.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
Logística Empresarial Unidade 2
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
Gestão de Estoques.
Repensando a Logística
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Estoques: Previsão de incertezas
Sistemas integrados Em todo o planeta as empresas estão se tornando cada vez mais conectadas, tanto internamente quanto com outras empresas. Quando você.
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Estratégias de Ponto Aula 10.
REVISÃO! Prof. Thiago Costa. No Brasil, a história da Logística é ainda muito recente, e podemos destacar os seguintes fatos:  Iniciativas no setor automobilístico,
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Módulo 6 Gestão e Controle dos Estoques. Conteúdo Programático MÓDULO 6: Gestão e Controle dos Estoques 6.1 Conceitos e Importância dos Estoques 6.2 Objetivos.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Processo de Compras Edson Ribeiro Graduação: Processos Gerenciais-UCB
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº5 Professor.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Métodos de ressuprimento Estoques de Segurança
Gestão de Cadeias de Suprimentos EAD 763 – 14/3/2016 Profa.Adriana Marotti.
Gestão Estratégica de Custos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº6 Professor.
Cap 27 – O oligopólio. Sumário Introdução Diferentes estratégias – Liderança Quantidade – Liderança Preço – Simultâneo Quantidade – Simultâneo Preço –
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
EAD-667A. Yu1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016)
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº4 Professor.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
- Orçamento de Produção
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração da Cadeia de Suprimentos 1 Administração da Cadeia de Suprimentos.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor Abraham.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Sistemas Puxados de Manufatura. criar valor através da eliminação das Perdas. Tempo de Espera * Produção em excesso * Inventário * Processamento em excesso.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Cadeia de Suprimento: Estratégia, Decisões e Desempenhos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Professor Abraham Yu Coordenação da Cadeia de Suprimento (Cap 13 C&M01 ou Cap 17 C&M04)

Yu2 Variação de Pedidos na Cadeia Proctor & Gamble (P&G) –Pamples: vendas em varejo, pedidos de distribuidores, pedidos para fornecedores (3M) HP –Impressoras: maior flutuação de pedidos  circuitos integrados  P&G denominou esse fenômeno de EFEITO CHICOTE (BULLWHIP)

Yu3 Efeito Chicote

Yu4 Conseqüências Aumento de custos: manufatura, estoque, transporte, mão de obra –Capacidade de produção insuficiente ou ociosa Aumento de tempo de entrega (lead time) Prejudica qualidade de atendimento (disponibilidade de produtos) Piora as relações entre os estágios

5 Por que existe a falta de coordenação? Objetivos conflitantes entre os estágios, como por exemplo a maximização dos lucros dos estágios em detrimento do lucro da cadeia; Informações limitadas, atrasadas ou distorcidas, sendo que a distorção é amplificada pela diversidade de produtos.

6 Obstáculos para a Coordenação Incentivo: –Otimização local (funções ou estágios): –Incentivos à força de vendas. Processamento de informações: –Previsões baseadas em pedidos e não da demanda do cliente; –Falta de compartilhamento de informações.

7 Obstáculos para a Coordenação Operacionais: –Pedidos em grandes lotes; –Longos lead times de ressuprimento; –Jogo racionamento x escassez. Preço: –Descontos por quantidade (tamanho do lote); –Oscilações de preço. Comportamentais

8 Medidas Gerenciais Alinhamento de objetivos e incentivos; Melhoria na precisão de informações; Melhoria no desempenho operacional; Planejamento de estratégia de preço para estabilizar os pedidos; Criação de parcerias estratégicas e confiança.

Simulação do Desempenho de uma Cadeia de Suprimentos ClienteVarejistaAtacadista DistribuidorFornecedorFabricante Fluxo de produtos (material) Fluxo de pedidos (informação) Demora (lags)

Custos A cada período, o estoque remanescente custa o equivalente a R$ 1,00 para cada unidade de produto A cada período, os pedidos não atendidos (equivalente ao “pendente” ou backlog) custam o equivalente a R$ 2,00 para cada unidade de produto

Folha de Trabalho de Cada Estágio (Sugestão) Período (Dia) Demanda do período atual Demanda bruta Quantidade despachada Estoque final Atraso (backlog) Pedido colocado n

Objetivos da Simulação O principal objetivo é apresentar o menor custo total, por cadeia de suprimentos, acumulado ao longo dos períodos; Cada estágio de cada cadeia também será avaliado, visando identificar o estágio que tiver obtido o menor custo, acumulado ao longo dos períodos. Os custos acima serão computados através de gráficos tendo por base as planilhas de cada estágio.