Descrição de Negócio Tem como objetivo definir a estrutura e o funcionamento do Negócio, para que seja compreendida a sua função na cadeia de geração de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Ferramentas e sistemas da qualidade
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Planejamento Estratégico de Marketing
Gerenciamento Pelas Diretrizes
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Gestão do Conhecimento na prática
Processo Administrativo
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Just in Time Logística Empresarial Aluna: Carolina Pimenta
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Comunicação e inteligência empresarial
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Aula 04 Processo Administrativo
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Gerenciamento de Processos - PNQ
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Formação Profissional IV
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Contabilidade Gerencial
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Just in time Aula 07.
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Carlos Visão Global Social
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnico em Administração
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Perspectiva estratégica da qualidade
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Controle da Qualidade Total
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
GESTÃO EMPRESARIAL.
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Ricardo de Andrade Kratz
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Descrição de Negócio Tem como objetivo definir a estrutura e o funcionamento do Negócio, para que seja compreendida a sua função na cadeia de geração de valor. Sua estrutura deve contemplar:  Os Clientes atendidos pelo negócio.  Os Produtos oferecidos para esses clientes.  O Negócio em questão.  Os Insumos para cada um dos produtos oferecidos.  Os Fornecedores para cada insumo utilizado.

Conceitos Clientes São pessoas ou grupos de pessoas que necessitam ou desejam os produtos gerados pelo NEGÓCIO. Exemplos:  Áreas, Setores, Departamentos, Diretorias, Comitês, etc.  Encarregados, Supervisores, Coordenadores, Gerentes, Diretores, etc.  Vendedores, Analistas, Mantenedores, Operadores, Auxiliares, etc. Produtos Negócio Insumos Fornecedores

Conceitos Cliente É tudo aquilo que é gerado por um processo e oferecido para satisfazer às necessidades e os desejos dos CLIENTES. Os produtos também são regularmente classificados como PRODUTOS ou SERVIÇOS. Exemplos:  Produção de Biscoitos, Produção de Massas, Normas, Procedimentos, Relatórios, Especificações, Entregas, Vendas, etc.  Assessoria, Treinamentos, Eventos, Consultoria, Projetos, Auditorias, Pareceres, Diagnósticos, etc. Produtos Negócio Insumos Fornecedores

Conceitos Cliente É um sistema que tem como objetivo a geração de PRODUTOS e sua estrutura é composta de Missão, Pessoas e Equipamentos. Exemplos:  Venda de Produtos.  Desenvolvimento de Produtos.  Fabricação de Biscoitos.  Fabricação de Massas.  Suprimento de Commodities.  Marketing Institucional.  Distribuição de Produtos.  Finanças e Controladoria. Produtos Negócio Insumos Fornecedores

Conceitos Cliente Produtos Negócio Insumos Fornecedores É o conjunto de recursos utilizados no NEGÓCIO, transformados através de PROCESSOS para geração de seus respectivos PRODUTOS. Exemplos:  Matérias primas e insumos.  Informações de mercado.  Legislação e normas.  Orçamento e investimentos.  Programa de Vendas e Produção.  Treinamento & Desenvolvimento.  Relatórios e Sistemas de TI.

Conceitos Cliente Produtos Negócio Insumos Fornecedores São os responsáveis por suprir os INSUMOS necessários ao NEGÓCIO. Exemplos:  Fornecedores de matérias primas e insumos.  Empresas de Consultoria.  Instituições governamentais.  Departamentos da Empresa.  Parceiros de negócios.  Fabricantes de equipamentos.

O QUE SÃO ANOMALIAS ? –São quebras de equipamento, qualquer tipo de manutenção corretiva, defeito em produto, refugos, retrabalhos, materiais fora de especificação, reclamações de clientes, paradas de produção de qualquer natureza, atrasos nas compras, erros em faturas, erros de previsão de vendas, erros de previsão de orçamento, etc. Em outras palavras ANOMALIAS SÃO TODOS OS EVENTOS QUE FOGEM DO NORMAL. Quando existem muitas Anomalias, o tempo das pessoas é consumido em combate a elas e não para atingir METAS. Entenda o seu trabalho - cap. I

O QUE SÃO PADRÕES (DEFINIÇÃO E OPERACIONAL) ? O PADRÃO é o instrumento que indica a meta (fim) Os PROCEDIMENTOS meios para execução dos trabalhos de tal maneira que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho. As funções operacionais ocupam muito tempo das pessoas de uma empresa e são centradas na PADRONIZAÇÃO. Gerenciar é essencialmente atingir METAS. Não existe gerenciamento sem metas. Para se atingir METAS DE MELHORIA é necessário estabelecer NOVOS PADRÕES (planejamento da Qualidade) ou MODIFICAR PADRÕES EXISTENTES ( melhoria da Qualidade) e, para se atingir METAS PADRÃO é necessário CUMPRIR OS PADRÕES EXISTENTES (manutenção da Qualidade). Entenda o seu trabalho - cap. I

GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA Baseado –Na perfeita definição da autoridade e da responsabilidade de cada colaborador; –Na padronização dos PROCESSOS e do TRABALHO; –Na monitoração dos RESULTADOS e sua comparação com as METAS; –Na AÇÃO CORRETIVA no PROCESSO a partir dos DESVIOS encontrados nos RESULTADOS quando comparados com as METAS. –Num bom ambiente de trabalho (5S) e na máxima utilização do potencial mental das pessoas –Na busca permanente da PERFEIÇÃO. Arrumando a casa - Cap. 2

Uma Anomalia exige uma Ação Corretiva. –PREPARANDO OS SEUS OPERADORES Mais de 90% das pessoas de uma empresa são Operadores O treinamento dos Operadores deve ser baseado na padronização. Este é o treinamento operacional. –O QUE FAZ UM OPERADOR EM UMA SITUAÇÃO NORMAL Cumpre os Procedimentos Operacionais O QUE FAZ UM OPERADOR EM UMA SITUAÇÃO DE ANOMALIAS Deve RELATAR AS ANOMALIAS, tantos as boas como as ruins, para que as suas causas sejam localizadas e as ações corretivas possam ser tomadas. Como eliminar as anomalias - Cap. 4

–O QUE FAZ A CHEFIA EM UMA SITUAÇÃO DE ANOMALIAS A primeira coisa é remover o sintoma. (caso o PO ou POP não tenha sido cumprido, a remoção do sintoma fará com que o padrão volte a normalidade) Aplicar o método do 5W1H Conduza a análise de anomalias, com a contribuição dos Operadores e nos vários turnos. Apresentar esta análise ao Líder com um plano de ação Como eliminar as anomalias - Cap. 4

Descrição do Negócio: Pontos Importantes:  Os elementos de um Sistema de Gestão.  O objetivo da Descrição do Negócio.  A estrutura de uma Descrição de Negócios.  O conceito de Fornecedores, Insumos, Negócios, Produtos e Clientes.  A construção de uma Descrição de Negócios.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORÇAMENTO Políticas Ações Objetivos Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia Gerenciamento pelas Diretrizes Gerenciamento de Projetos Gerenciamento Melhorias Gerenciamento Inovação Metas Anuais ~5 anos Melhoria da Operação Operação RESULTADOS SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO 1 ano 1 dia Sistema de Gestão “Indg”

Sistema de Gestão Sistema 1 (Negócio 1) Processo 1 Atividade 7 Atividade 8 Atividade 9 Tarefa 3 Atividade 10 Atividade 11 Atividade 12 Tarefa 4 Processo 2 Atividade 13 Atividade 14 Atividade 15 Tarefa 5 Atividade 16 Atividade 17 Atividade 18 Tarefa 6 Processo 3 Atividade 19 Atividade 20 Atividade 21 Tarefa 7 Atividade 22 Atividade 23 Atividade 24 Tarefa 8 Processo 4 Sistema 2 (Negócio 2) Tarefa 1 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6 Tarefa 2 Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3

Sustentabilidade Corporativa é uma visão de negócio de longo prazo que incorpora as dimensões social e ambiental à estratégia de negócios da companhia – triple botton line Sustentabilidade Corporativa

O aumento da população total e do PIB no mundo acontecerá principalmente nos países emergentes e em desenvolvimento (PEDs). Aspectos Globais Há um aumento da necessidade de compreensão da situação atual nos PEDs, assim como da base de comércio entre países e da competitividade entre as empresas Há uma enorme necessidade de capacitação e treinamento nos PEDs. As pessoas/empresas precisam ser pró-ativas Países como o Brasil, e portanto as empresas brasileiras, aumentarão suas responsabilidades sobre como o mundo poderá estar no futuro.

11 milhões de bebês morrem de causas diversas e a cada 48 partos, morre uma mãe Doenças infecciosas causando 30% das mortes 42 milhões de pessoas com Aids 30 novas doenças infecciosas nos últimos 10 anos O consumo de energia deverá crescer 50% nos próximos 20 anos e a escassez do petróleo é uma realidade 30% da capacidade produtiva do planeta já se perdeu Meio Ambiente – clima, florestas, fontes energéticas, ar e biodiversidade – serviços naturais que garantem a vida no planeta alterados (existência da vida ameaçada) Evidências do Desequilíbrio

Empresa saudável x sociedade doente. Toda organização é uma extensão da sociedade e, como tal, não pode sobreviver isolada, impactando e sendo impactada pelo contexto social em que está inserida Cresce a expectativa de que as empresas vão contribuir para minimizar uma série de indicadores de desequilíbrio que acumulamos em todo o mundo As multinacionais atualmente são os mais importantes atores da economia mundial. Sozinhas ou em conjunto elas detêm um poder econômico significativo. Ex: das 100 maiores entidades econômicas do mundo, 51 são empresas e 49 são países (Grayson e Hodces, 2002) As empresas reconhecem que possuem as habilidades tecnológicas, financeiras e de gerenciamento necessárias para superar a transição da sustentabilidade O que isso tem a ver com os negócios?

“Não há nenhuma contradição intrínseca em melhorar o contexto competitivo e ter um compromisso sincero com o avanço da sociedade.” Michael Porter “Alinhar o interesse institucional à responsabilidade social é a forma mais poderosa de se prolongar o sucesso de uma empresa.” Orin Smith, Starbucks´CEO Filantropia focada no Contexto Competitivo

Declaração Universal dos Direitos Humanos / Agenda 21 Balance Scored Card Carta da Terra / Metas do Milênio / Global Compact Diretrizes da OCDE para Multinacionais / Projeto Sigma Diretrizes da Global Reporting Initiative The Natural Step / Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade AA800 / AA1000 / OHSAS Indicadores Ethos / Norma NBR e a ISSO Diretrizes e Ferramentas

Os três pilares têm como foco as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.três pilares (a) Pilar Econômico Embora a ênfase seja dada à performance financeira, isso freqüentemente se refere não só ao lucro, mas às filosofias por trás das estratégias ou comportamento de uma empresa, a sustentabilidade de seu negócio e seu "Capital Humano". (b) Pilar Ambiental O impacto de seus produtos e operações no meio ambiente, a natureza de suas emissões, desperdício e como as empresas lidam com isso. (c) Pilar Social Como a empresa aborda questões como diversidade étnica e de gênero, horas de trabalho e salários, segurança dos funcionários e contribuições para os serviços da comunidade.

Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define: –pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e –pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade. Fonte: Instituto Ethos “Atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Fonte: ONU, baseado em “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development, 1987 Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo. Fonte: “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development Responsabilidade Social Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Econômico Ambiental Social

Tipos de Arranjos Físico do Sistema de Produção: Posicional, Linear, Funcional, Celular e Misto Aula IBGM – Professor Alexandre Fonseca Maia

JUST IN TIME - JIT Conceito O JIT visa atender à demanda instantaneamente com qualidade perfeita e sem desperdícios. Bicheno, 1991

JUST IN TIME - JIT Conceito O JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários – não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar.

JIT Características - Vantagens –Baixo custo de estoque –Percepção rápida de problema em qualquer estágio do processo produtivo –Responsabilidade de solução de problemas compartilhada entre os estágios

Produção Enxuta: Muito mais do que simplesmente JIT baseeliminação de perdas JITAUTONOMAÇÃO pilaresA Produção Enxuta está estruturada sobre a base da completa eliminação de perdas, tendo o JIT e a AUTONOMAÇÃO como seus dois pilares de sustentação. Os Pilares de Sustentação do Sistema Just-In-Time (JIT)Just-In-Time (JIT) Autonomação (Jidoka)Autonomação (Jidoka)

JIT: Uma Técnica de Gerenciamento Just-In-Time uma t é cnica que se utiliza de v á rias normas e regras para modificar o ambiente produtivoO Just-In-Time é, ú nica e exclusivamente, uma t é cnica que se utiliza de v á rias normas e regras para modificar o ambiente produtivo, isto é, uma t é cnica de gerenciamento, podendo ser aplicada tanto na á rea de produ ç ão como em outras á reas da empresa.

Just-In-Time (JIT) Definição: JIT significa que cada processo deve ser suprido com itens –os itens certos, momento –no momento certo, quantidade – na quantidade certa e local –no local certo. Just-On-TimeNa verdade, Just-On-Time!!!

Confusão: JIT = Kanban = STP grave confusões entre o Sistema Toyota de Produ ç ão (STP) e o JITTão grave quanto os desencontros em rela ç ão à defini ç ão precisa do JIT são as confusões cometidas por alguns autores entre o Sistema Toyota de Produ ç ão (STP) e o JIT, envolvendo freq ü entemente, tamb é m, o kanban. fundamental meio objetivoaumentar os lucros redu ç ão dos custos elimina ç ão de perdasÉ fundamental que se entenda que o JIT é somente um meio de alcan ç ar o verdadeiro objetivo do STP que é o de aumentar os lucros atrav é s da redu ç ão dos custos e que, para isso, é essencial a completa elimina ç ão de perdas.

Autonomação Definição: autonomia parar anormalidadeDefinição: A autonomação consiste em facultar ao operador ou à máquina a autonomia de parar o processamento sempre que for detectada qualquer anormalidade.

Poka-Yoke: Sistemas à Prova de Falhas detecção de anormalidadesO dispositivo “poka-yoke” é um mecanismo de detecção de anormalidades que, aplicado em regime de inspeção 100%, dispensa a atenção do operador, impedindo a execução irregular de uma atividade. bloquear interferências na execuçãoÉ uma forma de bloquear as principais interferências na execução da operação.