III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP - 2016 Lançamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Ministério da Educação Secretaria.
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
& Apresentam: “Representações Discentes na FOB - USP” Data: 01/04/2014 (Terça-feira) Local: Anfiteatro 03 Horário: 13h Apresentação: Amanda Ribeiro (3º.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Ações realizadas pela PROINP Abril 2014 a Maio 2015 PROINP Objetivo Principal: Organizar documentos, ações, fluxos, e procedimentos da PROINP junto ao.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Marilia Sant Anna Roberto Almeida. Definição O Colégio Invisível é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade científica.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Alabama em Birmingham, nos EUA e professora adjunto da Universidade Chugoku Gakuen em Okayama,
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias Disciplina: Teorias pedagógicas e escola Professoras: Mirza e Maria Eugênia Aula do dia 21 de agosto de 2013.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Chanceler Rev. Dr. Davi Charles Gomes Reitor Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto Vice- Reitor Prof. Dr. Marcel.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Portal da Agricultura Familiar Andre Marchetti Coordenação de Relações Institucionais e Gestão do Sibrater.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PIBID - UNAERP. UNAERP Pioneira no desenvolvimento de programas que contribuem para a formação profissional de graduandos e também com a comunidade, sempre.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP Lançamento

A Origem da Ideia e os Primeiros Encontros

Ações da “RADES” - Realizar encontros para discussão das práticas de formação institucionalizadas e suas relações com as concepções de formação de professores, assumidas pelos grupos de apoio pedagógicos das universidades e pela Rede; - Construir espaço coletivo para fortalecer ações de formação pedagógica docente, na direção de qualificar a docência universitária, compreendida como prática histórica, compromissada socialmente;

1- Ações da “RADES” - Articular a produção de conhecimentos sobre a formação do docente universitário, a partir dos distintos espaços institucionais - graduação e pós-graduação (iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado) – e a partir das experiências de formação docente que vêm sendo construídas pelos grupos, contribuindo para a produção de conhecimentos sobre a pedagogia universitária; - Empreender ações de comunicação com a mídia, com a intenção de divulgar os esforços coletivos em prol da construção da docência universitária comprometida com as necessidades sociais;

Ações da “RADES” - Articular ações de formação docente realizadas pelos grupos de apoio pedagógico; - Articular com outras redes nacionais e internacionais de docência universitária; - Construir acervo de produções já existentes sobre o tema.

2- Quem compõe a RADES? Integrantes dos espaços institucionalizados de apoio pedagógico; pesquisadores do campo da pedagogia universitária, pós-graduandos que pesquisem sobre o tema. O grupo, em primeiro momento, será constituído pelos integrantes dos espaços institucionalizados de apoio pedagógico e, a partir de evento em Águas de Lindóia (Abril 2016), ocasião na qual a RADES será lançada, será possível a inserção dos demais interessados. 3- Como a RADES será coordenada? Será constituída uma Comissão Gestora, votada pelos pares, formada por representante institucional de cada universidade, representante de pesquisadores e pós-graduandos, contando com membros efetivos e suplentes. 4- Quando e onde serão as reuniões da Rede? Os participantes da Rede terão encontro a cada dois meses em Fóruns itinerantes.

Adriana Katia Corrêa USP/Ribeirão Preto Alessandra de Andrade Lopes CENEPP/UNESP/Bauru Beatriz Jansen Ferreira EA2/UNICAMP Yassuko Iamamoto USP/Ribeirão Preto Lígia Bueno Zangali Carrasco pós-graduação UNESP/Rio Claro João Carlos Pinheiro Ferreira CENEPP/UNESP/Botucatu Mara Regina Leme De Sordi EA2/UNICAMP Marcos Henrique Almeida dos Santos pós-graduação UNICAMP Maria Antônia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro Maria Ângela de Moraes Cordeiro CENEPP/UNESP/Ilha Solteira Maria Eugênia Castanho Maria Regina Cavalcante CENEPP/UNESP/Bauru Maria Teresa Moreira Rodrigues EA2/UNICAMP Roberto Iaochite CENEPP/UNESP/Rio Claro Rubens Nisie Tango CENEPP/UNESP/São José dos Campos Sérgio Antônio da Silva Leite EA2/UNICAMP

III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP Participe! Preencha o formulário de adesão bit.ly/radesform