Biossegurança em Ambientes Coletivos Autor: Prof. Ismar Araújo de Moraes Coordenador: Prof. Fabio Otero Ascoli Kesia Hadassa – BOLSISTA Mariana Salles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Advertisements

BIOSSEGURANÇA Prof. Ricardo Goulart UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
Biossegurança em Ambientes Coletivos
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Restrições de aplicação de agrotóxicos Proteção de polinizadores Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA Coordenação-Geral de Agrotóxicos.
Formador S.H.T.1. 2 Introdução à Segurança Segurança do Trabalho : A Segurança do trabalho integra um conjunto de metodologias adequadas à prevenção de.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
s Dra. Claudia Batista Dr. Paulo de Tarso Frei Moser
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Para entender o que é política pública Produção cultural
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MANEJO SUSTENTAVEL NA VITICULTURA PEDRO POHLMANN GIRIBONI VITICULTURA DE QUALIDADE DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MARÇO DE 2016.
Higiene do Leite.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE PERNAMBUCO - HEMOPE Equipe: ► Felipe Costa Lima ► Felipe Paiva ► Frederico Rangel ► Ademar Parente ► Liliane Belchior.
Transcrição da apresentação:

Biossegurança em Ambientes Coletivos Autor: Prof. Ismar Araújo de Moraes Coordenador: Prof. Fabio Otero Ascoli Kesia Hadassa – BOLSISTA Mariana Salles – BOLSISTA Marcelo Vasconcellos – COLABORADOR

Prof. Assoc. Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia

O que é Biossegurança? O que é Biossegurança? “Condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.” “É um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”

“Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção de riscos...” O QUE É RISCO?

Podem ser de natureza FÍSICA, QUÍMICA ou BIOLÓGICA e podem comprometer a saúde do homem. Agentes de Risco

Risco Biológico...  Bactérias  Virus  Fungos  Parasitas  Príons

Portaria GM n.º 1.748, de 30 de agosto de 2011 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde) “Todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador”.

Proposta de lei para Niterói

Antigamente, devido à ausência de diplomas acadêmicos, os “médicos” mais requisitados eram aqueles que deveriam estar mais sujos de sangue, o que indicava que estes possuíam mais experiência. Rembrandt Seligman Joel Babb, 1996 O Jaleco...

IMPORTA MAIS A HIGIENE DO SEU JALECO DO QUE PROPRIAMENTE A SUA COR

JALECO: “CELEIRO” DE MICRORGANISMOS

90 % das Bactérias resistem por até 12 horas nos jalecos.... Proteção individual  agressão coletiva BERES,C. CASAES,R.S.,SOUZA,L.M.SANTOS,AC.,MIGUEL,M.A.L. Jaleco como fonte de contaminação: prevalência de Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosas em tecido de algodão e sintético. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba- PR.

Como retirar seu jaleco de forma correta:

Proteção individual ou agressão coletiva?

O Jaleco é um excelente instrumento de proteção individual, mas deve ser usado nos ambientes onde ele é de fato necessário Vista essa ideia uniforme é coisa séria!

FAÇA USO RACIONAL DO SEU JALECO! O jaleco deve ser usado em locais apropriados de modo a conferir a proteção individual contra as contaminações e não como potencial gerador de risco para a coletividade.

 ELE NÃO É SEU DISTINTIVO PROFISSIONAL  ELE NÃO É VESTUÁRIO ADEQUADO PARA USO EM CANTINAS, PÁTIOS, RESTAURANTES, CORREDORES...  ELE NÃO É SEU AGASALHO UNIFORME É COISA SÉRIA FAÇA USO RACIONAL DO SEU JALECO!

Obrigada pela Atenção Vista essa idéia uniforme é coisa séria!