“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Curso de novas tecnologias na escola
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
TRABALHO DO PEDAGOGO NA REDE PUBLICA
MARA REGINA LEMES DE SORDI
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
PROJETO DE VIDA OBJETIVO: Despertar para a importância de um projeto de vida que ajude a construir a pessoa que queremos ser.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Projeto Político-Pedagógico
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Educação no contexto do Trabalho
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Afinal, o que é Planejamento?
1.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
John Dewey ( ).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
II Orientação Técnica PCAGP.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Orientação Educacional
O Projeto Político-pedagógico como o Plano Estratégico da Escola
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INTRODUÇÃO À DIDÁTICA Professor: Pr. Kenneth Eagleton O PROFESSOR.
A PRÁTICA E REFLEXÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Fases da Transformação
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
AVALIAR e PLANEJAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Comunidade de Aprendizagem
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
AVALIAÇÃO.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Apropriação dos Resultados
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
Síntese – Método I.D.M. Simplificado 1. Como você está Hoje? 4. Quais são os Passos necessários para percorrer o Caminho? Defina os prazos 1. Sintoma:
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
CONSTRUINDO A VISÃO DE FUTURO
Revisita ao PPP.
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Transcrição da apresentação:

“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi transformado e se está transformando...” (Anísio Teixeira).

Em que a minha Escola é diferente ?

Como a minha Escola pode ser desejada ?

Quais são os meus produtos ?

Como quero a minha Escola daqui a 5 anos ?

Qual o diferencial do meu Projeto Pedagógico ?

Em que consiste a proposta educativa da minha Escola ?

Quais os pontos fortes da minha Escola ?

Quais os pontos frágeis que observo na minha Escola ?

Quais as ameaças que rondam a minha Escola ?

Quais as oportunidades da minha Escola ?

Quais as prioridades da Escola ?

Ação Focada ! Definir foco em três prioridades; Relacionar com o Projeto Pedagógico da Escola.

Foco : Compromisso; Responsabilidade; Participação; Envolvimento; Condições; Avaliação.

Êxito Escolar : Atividade Docente; Material Didático; Participação dos Pais (Família); Acompanhamento do desempenho dos alunos.

Palavra Mágica : APRENDIZAGEM QUALIDADE DO ENSINO

“A vida só é possível reinventada”. Cecília Meireles