Apresentação: Fernanda Magalhães Orientação: Marcos Garrido ASPECTOS QUE INFLUENCIARAM A RESISTÊNCIA À IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN UM ESTUDO DE CASO NA IBM BRASIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Helena Trapp - Administração Empresarial - UNIFIEO
Advertisements

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Administração da Produção e Operações
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Daciane de Oliveira Silva
Qualidade Total.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça.
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
DELEGAR.
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CAPÍTULO 12 Liderança.
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
RUIM BOM EXTERNO INTERNO.
Liderança Escolar.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Caso ACME MEDICAL IMAGING
Comportamento Organizacional
Os estudos até 1960, em sua maioria, tratavam as organizações como sistemas fechados e seus funcionários eram classificados como homens econômicos (Teoria.
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Desempenho das Organizações
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
Administração e o Mercado de Trabalho
Oficina de Motivação.
Processos Empresariais
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O que é Liderança? Liderança
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Abordagem Comportamental da Administração
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Análise de Redes Sociais
Gestão do Conhecimento
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Transcrição da apresentação:

Apresentação: Fernanda Magalhães Orientação: Marcos Garrido ASPECTOS QUE INFLUENCIARAM A RESISTÊNCIA À IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN UM ESTUDO DE CASO NA IBM BRASIL – RJ

Contextualização  A era do imediatismo  Relações construídas no ambiente organizacional  A IBM  O departamento de Incentivos & Comissões 2

Fato: os funcionários do departamento se mostraram resistentes à implementação do Lean  Quais os fatores presentes nesta metodologia de trabalho que influenciaram esses funcionários a demonstrar essa resistência imediata? A pergunta 3

 Amostra do Departamento de Incentivos & Comissões  Foco no período de maio/2012 a agosto/2012  Sob a ótica de 3 teorias + conceitos da própria metodologia Lean e Empowerment  identificação de algumas razões – e não de todas – que podem ter contribuído para a resistência Delimitações 4

 As relações e os vínculos estabelecidos pelos funcionários com aquele departamento e com a empresa  Com base nisso – qual a visão que eles estavam desenvolvendo sobre a metodologia lean  Clima, Comprometimento Organizacional, Contrato Psicológico e Empowerment: o que isso tem a ver com aceitação do Lean 5 O que fui procurar entender

6 O que eu encontrei – sobre Empowerment Fatores essenciais para diminuir a resistência à uma mudança de cultura e forma de trabalho: Autonomy Mastery Purpose Vídeo: Drive – TED Talk Daniel Pink

A)Os comprometidos com a causa:  Se for pra melhorar processo, tô dentro! Mas se usar isso pra demitir a galera em massa, não rola. B)Os estrategistas:  Preferia não entrar nessa onda, mas se isso for crucial para eu ser melhor avaliado e buscar promoção no final do ano, conte comigo. C)Comum acordo:  Concordo que o lean torna o processo enxuto, corta custos e elimina desperdícios. Mas aonde isso se reverterá em benefícios pra mim? 7 O que eu encontrei – sobre a percepção da metodologia Lean

 Clima Organizacional  Comprometimento Organizacional  Contrato Psicológico 8 O que eu encontrei – sobre os 3C’s

9 Vídeo: The First Follower – TED Talk Derek Sivers

 Começamos mais ativamente em 2015  Foco pesado nos times de TI e de suporte de sistemas  Não é uma moda – é questão de sobrevivência! 10 Alguns anos depois... a IBM e o Movimento Ágil POR MAIS FIRST FOLLOWERS !

? 11

Obrigada! 12

Backup Charts 13

Surgiu no Japão, logo após a 2ª GM, oficializado com o Sistema Toyota de Produção Mundo devastado, JP com falta de recursos, falta de acesso à tecn. de ponta. Falta de crédito e de infraestrutura impulsionaram empresas a se reinventar. Lotes menores, mas qualidade máxima Trabalhadores multifuncionais vs. Focados em 1 tarefa só Ser mais eficiente e eliminar todo desperdício no meio do caminho Eliminação total de desperdícios (Muda, em japonês) Just-in-time Automação de processos Fez o movimento reverso também, indo até os fornecedores Buscou mudar a mentalidade dos funcionários desde o início, mais do que ditar regras Promove melhoria contínua 14 Lean

15 Lean - Toyota

Conceito fortemente ligado à cultura Lean Funcionários multifuncionais acabam sabendo mais tb sobre outras atividades, executadas pelo resto da cadeia produtiva. Para promover a melhoria contínua do Lean, o empowerment é chave. Vc dá ao funcionário responsabilidades, ele vira dono daquilo e se sente “confortável” p/ sugerir mudanças em sua própria rotina DELEGA AUTORIDADE Promove autonomia Tem a ver com estilo gerencial, que vai fortalecer o processo decisório Não significa delegar tudo, não controlar, não verificar mais nada 16 Empowerment

17 3C’s Clima Organizacional: usado p/ avaliar o ambiente de trabalho das organizações e as relações ali estabelecidas. Fatores que mais influenciam num bom clima: relações interpessoais e cooperação, seguido de liderança e comunicação. Comprometimento: usado p/ analisar a ligação do indivíduo c/ a organização. Mede o envolvimento do funcionário com a empresa. Afetivo Normativo Instrumental Contrato Psicológico: usado p/ entender as “regras” que o funcionário cria com a empresa, inconscientemente (além do contrato formal) Transacional (receber pgto por um serviço prestado) Relacional (além de receber pgto por um serviço prestado, ser tratado com respeito e igualdade por um superior)