Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.

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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  Controle  Fundamentos de controle  Tipos de controle  Processo de controle  Sistemas de controle  Instrumentos de controle do desempenho organizacional  O fator humano no processo de controle 2

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  Definir a função de controle e explicar sua importância.  Distinguir os três tipos de controle quanto ao momento de realização.  Descrever o processo de controle e suas principais etapas.  Identificar as principais características de um sistema de controle eficaz.  Descrever os principais instrumentos de controle do desempenho utilizados nas organizações contemporâneas.  Analisar as diversas técnicas utilizadas para exercer controle comportamental nas organizações. 3

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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  O controle financeiro busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização ou de uma unidade organizacional.  Os principais instrumentos de controle financeiro são:  Demonstrativos financeiros.  Análise de índices.  Orçamentos. 13

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  Os sistemas de informação gerencial são sistemas de apoio à decisão que fornecem ao gestor a informação regular de que ele necessita para tomar decisões.  Os sistemas de informação são um instrumento de controle porque:  Informam o que está acontecendo.  Indicam quais são os parâmetros de desempenho que permitem o alcance dos objetivos.  Auxiliam a decisão, propondo medidas de ação corretiva. 14

Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  A auditoria tem por objetivos :  verificar a adequação, a eficiência e a eficácia dos sistemas de controles da organização.  verificar a integridade e a confiabilidade das informações e registros.  verificar a eficiência, a eficácia e a economicidade do desempenho e da utilização dos recursos.  verificar a concordância entre as atividades realizadas com relação aos objetivos, planos e meios planejados.  medir os desvios detectados ou confirmar a inexistência de problemas. 15

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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  O benchmarking consiste num processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras organizações, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior.  Existem três modalidades de benchmarking:  Benchmarking organizacional.  Benchmarking de desempenho.  Benchmarking de processo. 17

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Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall  Recrutamento e seleção  Orientação  Desenho de cargos  Avaliação do desempenho  Treinamento  Estabelecimento de objetivos  Formalização  Incentivos e bônus  Disciplina  Supervisão direta  Cultura organizacional 21