D ISTRIBUIÇÃO F ÍSICA Éfrem Maranhão Filho. A GENDA O que é distribuição física? Níveis de serviço Conceitos importantes para logística moderna Compensação.

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Transcrição da apresentação:

D ISTRIBUIÇÃO F ÍSICA Éfrem Maranhão Filho

A GENDA O que é distribuição física? Níveis de serviço Conceitos importantes para logística moderna Compensação de preço Custo total Sistema total Interfaces com a área de produção Interfaces com a área de marketing Casos – Tarefa de casa

O QUE É DISTRIBUIÇÃO FÍSICA ? “…preocupa-se principalmente com bens acabados ou semiacabados, ou seja, com mercadorias que a companhia oferece para vender e que não planeja executar processamentos posteriores (BALLOU, 2011, p. 40) Há três formas básicas ( to be continued...)

O QUE É DISTRIBUIÇÃO FÍSICA ?

N ÍVEIS DE SERVIÇO Estratégico – No longo prazo – Estrutura da Sistema de Distribuição Tático – No uso eficiente do Sistema de Distribuição Operacional – Dia-a-dia – Operação Ou seja: estratégico – como deve ser nosso sistema de distribuição? tático – como o sistema de distribuição pode ser utilizado da melhor maneira possível? operacional - vamos fazer a mercadoria sair!

C ONCEITOS I MPORTANTES

C OMPENSAÇÃO DE PREÇO

C USTO TOTAL Caminha lado a lado com a compensação de custos Onde está no gráfico apresentado anteriormente?

S ISTEMA TOTAL Não pode se ver só o seu sistema de distribuição física! Como faria isso?

I NTERFACES COM A ÁREA DE PRODUÇÃO Se mistura muito Muitos autores consideram que logística é um subconjunto de produção Pelos menos em dois pontos: Na programação de ordens de ressuprimento dos armazéns; e Na definição da carga de produção das fábricas

I NTERFACES COM A ÁREA DE MARKETING Serve também como estratégia de marketing (i.e. “Temos para pronta entrega”!) Mas como é a relação?

I NTERFACES COM A ÁREA DE MARKETING Esforço de Marketing Obtenção da demanda Vendas pessoais Propaganda Promoção de vendas Merchandising Formação de preço Atendimento da demanda Armazenagem Estoques Transportes Processamento de Pedido Nível de Serviço

C ASOS – T AREFA DE CASA “Um distribuidor de encanamentos e aquecedores desenvolveu uma promoção criativa para atrair comsumidores e diminuir custos de entrega. Ele instalou uma roleta no seu departamento de vendas. Cada cliente que viesse à loja para pegar seu produto tinha direito a girar a roleta uma vez. O ponteiro indicaria o nível de desconto a ser oferecido ao pedido. Havia uma grande quantidade de 5, alguns 10, dois 20 e um 50…” (BALLOU, 2011, p. 49) Quais foram os benefícios na interface do marketing e logística? Entrega até 29/03/ :59!