Fundamentos Históricos da Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CNO: ENQUADRAMENTO. CNO: MISSÃO ASSEGURAR A TODOS OS CIDADÃOS MAIORES DE 18 ANOS UMA OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO E DE CERTIFICAÇÃO ESTABELECER EM CONJUNTO.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
TÉCNICO EM FINANÇAS (COM ÊNFASE EM OPERAÇÕES BANCÁRIAS) CAMPUS TAGUATINGA CENTRO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Sistematização da Asssistência de Enfermagem Sistematização da Asssistência de Enfermagem Drª. Mara Lúcia Amantéa Drª. Mara Lúcia Amantéa.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
Administração financeira
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
Especialização em Psicologia Organizacional

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Sistemas Operacionais
EPIDEMIOLOGIA.
Professor Douglas Pereira da Silva
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
FACULDADE SANTA RITA - FaSaR CURSO – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Professor Douglas Pereira da Silva
Estágio IV.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Questões sobre o positive accounting: crise com o Zimmerman
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
PAINEL: PICS E MTC: CENÁRIO NO BRASIL/AMÉRICA
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
Tensões entre projeto profissional e determinações institucionais.
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Especialização em Administração Hospitalar
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
SINAIS VITAIS, Dor e MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
17/09/2018.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Sucedido, dê o máximo de si.
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
Eixo temático TITULO DO TRABALHO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Centro Universitário Internacional Uninter
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TC Projetos de Estudos Integradores:
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA. CURSO INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
Sistema Cofen/Conselhos Regionais
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Históricos da Enfermagem

Fundamentos Históricos da Enfermagem CURSO: ENFERMAGEM PERÍODO: 2 DISCIPLINA: Fundamentos Históricos da Enfermagem CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas/aula

Fundamentos Históricos da Enfermagem OBJETIVO GERAL   Discutir o cuidar como prática profissional; Discutir o processo histórico da Enfermagem e sua inserção no mundo atual; Subsidiar a compreensão da sustentação legal da profissão; Conhecer o contexto histórico da Criação e Desenvolvimento do Processo de Enfermagem; Identificar conceitos relacionados à operacionalização do Processo de Enfermagem: filosofia, base conceitual e as construções teóricas em Enfermagem.

Fundamentos Históricos da Enfermagem OBJETIVOS ESPECÍFICOS   Identificar os projetos pessoais que caracterizam a escolha profissional; Descrever o panorama da Enfermagem no Brasil; Identificar a formação e competência dos componentes da equipe de enfermagem; Apontar os campos de atuação do enfermeiro na sociedade; Fornecer dados e situações que possibilitem o reconhecimento da prática profissional institucionalizada; Conhecer o Processo de Enfermagem: origem, objetivos, aplicabilidades; Desenvolver a compreensão sobre os significados dos referenciais teóricos e metodológicos para o exercício profissional.

Fundamentos Históricos da Enfermagem CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Módulo I – O cuidar   Dimensão Histórica: Evolução Prática Contemporânea Discussões atuais: A prática assistencial e a demanda administrativa: competências profissionais X mercado de trabalho; processo de humanização da prática do cuidar.

Fundamentos Históricos da Enfermagem Módulo II – O Processo de Enfermagem   Conceitos: Marco Conceitual, Teorias, Filosofia de Trabalho. Dimensão Histórica: Surgimento: Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) Conceitos, Objetivos. Disposições Legais As etapas: Investigação; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação.

Fundamentos Históricos da Enfermagem Módulo III – As Práticas Institucionalizadas e o Desenvolvimento da Enfermagem As diferentes instituições para o exercício profissional: públicas, privadas e mistas. Trabalho em Equipe: conceito e operacionalização

Fundamentos Históricos da Enfermagem Módulo IV – Perspectivas de Atuação Profissional   O Cuidar Institucionalizado e o Trabalho Autônomo: auditoria, consultoria, atendimento domiciliar, resgates.

Fundamentos Históricos da Enfermagem BIBLIOGRAFIA BÁSICA   ALFARO-LEFREVE, R. Aplicação do processo de enfermagem: um guia passo a passo. Porto Alegre: Artmed, 2005. BARREIRA, I. de A.; PORTO, F. História da enfermagem brasileira: lutas, ritos e emblemas. Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2008. GEOVANINI, T. História da enfermagem: versões e interpretações. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. KAWAMOTO, E. E.; FORTES, J. I. Fundamentos de enfermagem. 2.ed. São Paulo: EPU, 2005.

Fundamentos Históricos da Enfermagem BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   CIANCIARULLO, T. I. Sistema de assistência de enfermagem: evolução e tendências. 4.ed. São Paulo: Ícone, 2008. OGUISSO, T.; SCHIMIDT, M. J. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. 2.ed. São Paulo: LTR, 2007. POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.