OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL
Atender às Reais Expectativas dos Clientes Principal Conceito de Qualidade Atender às Reais Expectativas dos Clientes Cliente é Qualquer Pessoa, Qualquer Empresa ou Qualquer Processo Que se Utiliza de Um Determinado Produto, Serviço ou Informação
Outros Conceitos: Qualidade Total é o Conjunto de Idéias e de Ações Que Colocam a Qualidade Como o Ponto Central das Atividades de Uma Empresa
1° Princípio da Qualidade: Total Satisfação dos Clientes Os Clientes São a Razão da Existência de Uma Empresa e, Atualmente, Não Basta Atendê-los é Preciso “Encantá-los”
2° Princípio da Qualidade: Gerência Participativa Liberdade, Apoio e Estímulo Para Que as Pessoas Manifestem Opiniões, Façam Sugestões e Sejam Ouvidas Naquilo Que as Compete
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3° Princípio: DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Busca a Valorização do Ser Humano, Possibilitando Seu Crescimento e a Realização Profissional. O Principal Objetivo é a Motivação de Todos
CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS 4° Princípio da Qualidade: Para Corrigir Nossos Defeitos Devemos Entender o Que a Empresa Espera de Nós e, às Vezes, é Preciso Mudar a Forma Como Fazemos as Coisas. Mas, Para Isso, Necessitamos Persistência e Compreensão dos Propósitos da Organização 4° Princípio da Qualidade:
APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO 5° Princípio da Qualidade: Não Se Conformar Com o “Bom”, é Preciso Melhorar Sempre Todos os Dias e Todas as Horas É Preciso Inovar, Criar e Assumir Riscos, Comparando Resultados Com o Novo Método em Termos de Qualidade e Produtividade
6° Princípio da Qualidade: Gerência de Processos Uma Empresa é Um Grande Processo Formado Por Vários Outros Menores, Interligando-se e Formando Cadeias Cliente / Fornecedor Para Gerenciar Esse Processo, é Necessário Planejar, Executar, Verificar e Atuar Corretivamente (O Ciclo PDCA) 6° Princípio da Qualidade:
7° Princípio da Qualidade: DELEGAÇÃO DE PODERES DELEGAR É COLOCAR O PODER DE DECISÃO O MAIS PERTO POSSÍVEL DE ONDE OCORRE A AÇÃO
8° Princípio da Qualidade: DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO Proporcionar a Todos Amplos Conhecimentos Sobre o Negócio da Empresa, Sua Missão e Seus Propósitos Esquematizar os Fluxos de Informações, Garantindo a Rapidez e a Confiança nos Dados Apurados e, Com Isso, a Empresa Ganhará Agilidade nas Decisões
9° Princípio da Qualidade: Garantia da Qualidade A Idéia Fundamental é “Fazer Certo da 1ª Vez” e, Para Isso, é Necessário Que os Processos Sejam Estáveis e Tenham Normas e Procedimentos Formalizados, Possibilitando o Cumprimento das Características do Produto Acertadas Entre o Fornecedor e o Cliente
10º Princípio da Qualidade: Não Aceitação de Erros Ninguém Deve Se Conformar Com o Erro, Pois o Padrão Desejado Deve Ser o “Defeito Zero” No Entanto, é Preciso Saber Evitar Preventivamente os Desvios, em Relação a Uma Situação Desejada