GESTÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO. Serviço ao Cliente é resultado de Esforço Esforço: Contratar pessoal e Comprar Equipamentos Selecionar e Desenvolver Fornecedores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nível de Serviço Logístico (NSL)
Advertisements

Informação Estratégica Importância como vantagem competitiva Conceito sistema informação eficiente Etapas do processo de Informação competitiva.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
 Muitas pessoas acreditam que não existe uma fórmula ou uma técnica para se vender bem; outros acreditam que a habilidade com vendas é um talento natural.
Gestão Comercial e Projetos de Vendas. MikroTik Juniper Ubiquiti.
ANÁLISE MENSAL DE ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS Mês: jan/00.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
O Segredo não é prever o futuro, mas prosperar em um futuro que não pode ser previsto. Temos que estar preparado para qualquer coisa que possa acontecer.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira.
COMPETÊNCIA Conhecimento. Habilidade Atitudes Positivas.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Edison Tamascia. Competência Conhecimento Habilidade Atitude.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Gestão Integrada.
OS na Educação da Paraíba
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
Organização e Análise de Projectos
O Modelo de Governança de TI
Gestão Estratégica de Custos
Formação do Preço de Venda
Administração Financeira e Orçamentária
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Caixa Hospitais | BNDES Saúde
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Definição da Estratégia Organizacional
P A D C CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS (Plan) (Action) (Do)
Distribuição Física.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Professor Heron Duarte
LANÇAMENTO DO PRODUTO: VIVA MELHOR
MDS SOLUÇÕES. A Empresa Portfolio de Serviços Clientes.
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços
Classificação de Materiais.
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
MBA em Gestão de Projetos
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento mestre (agregado) de produção e operações
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Planejamento Estratégico
Custo De Distribuição.
Revisão, Expectativas, ....
Unidade 3 –Serviço ao Cliente
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Operação Convencional
CONTROLE DE ESTOQUE. 2 PONTO DE PEDIDO DE COMPRA Em Almoxarifados de elevada rotatividade de materiais, deve-se conhecer o ponto de pedido de cada material.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem Fornecedores A verdadeira revolução da qualidade trouxe consigo novas formas.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO

Serviço ao Cliente é resultado de Esforço Esforço: Contratar pessoal e Comprar Equipamentos Selecionar e Desenvolver Fornecedores Investir em TI e Investir em Capacidade Gerencial

Alguns Atributos Valorizados pelos Clientes: Entregas Mais Frequentes Cumprimento de Prazos Disponibilidade do Produto Informação sobre o Produto Ausência de Avarias

O que é Serviço ao Cliente É a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado; É o tempo necessário para se entregar um pedido ao cliente; É o somatório das atividades relacionadas com a transação do produto divididas em elementos pré- transação, transação e pós-transação.

PRÉ-TRANSAÇÃO Proporcionam um ambiente para que se obtenha um bom nível de serviço. A definição do prazo de entrega da mercadoria após a colocação de um pedido Procedimentos de troca e devolução Procedimentos no caso da falta de algum produto Metodologias de despacho Estabelecimento de planos de contingencia, que atendam às greves, desastres naturais e recolhimento de produtos

TRANSAÇÃO São responsáveis pelos resultados obtidos com a entrega do produto ao cliente. Nível de estoque Habilidade no trato de atraso Tempo Qualidade no atendimento

PÓS-TRANSAÇÃO São serviços necessários para apoiar os produtos já entregues aos clientes Instalação Garantias Tratamento de reclamações de clientes Tratamento de devoluções de clientes

Composição do Serviço ao Cliente – Dimensões e Variáveis 1. Disponibilidade de Produto Quantidade entregue do pedido total (%) Tempo de espera para o recebimento de pendências (dias) 2. Tempo de Ciclo do Pedido Tempo entre o pedido e o recebimento das mercadorias (dias) 3. Consistência do Prazo de Entrega % de entregas atrasadas Atraso médio (dias) 4. Frequência de Entrega Número de entregas feitas no mês 5. Apoio na Entrega Física Apoio no merchandising, pontualidade, presteza, cordialidade

Composição do Serviço ao Cliente – Dimensões e Variáveis 6. Flexibilidade do Sistema de Entrega Condições Especiais de Entrega– urgentes, adiamento, embalagens Condições Regulares de Entrega – código de barras, paletização % das solicitações por condições especiais de entrega atendida 7. Sistema de Recuperação de Falhas Motivos de reclamação – avarias, atrasos, erro na documentação % de pedidos que resultam em reclamações % das reclamações atendidas na 1a. Solicitação Tempo de Espera para a resolução de problemas (dias)

Composição do Serviço ao Cliente – Dimensões e Variáveis 8. Sistema de Informação de Apoio Qualidade do atendimento – facilidade na colocação do pedido, agilidade na confirmação do pedido, cordialidade, presteza Tempo de Antecipação para informar mudanças – preços, atrasos, lançamento de novos produtos % dos pedidos que resultam em solicitações de informações % das solicitações que são atendidas Tempo de Espera para receber informações (dias) 9. Apoio Pós-entrega % de pedidos que resultam em solicitações de assistência % das solicitações que são atendidas Tempo de Espera até Assistência/informações do produto (dias)

Importância do Nível de Serviço ao Cliente Ferramenta de diferenciação de empresas para os clientes O Nível de Serviço influencia a escolha do cliente É importante elemento de satisfação As vendas tendem a aumentar se o serviço for melhorado além daquele já oferecido por fornecedores concorrentes Níveis baixos e ruins de serviço geram diminuição nas vendas Níveis de serviço adequados, combinados para o cliente, de maneira balanceada com preço, qualidade são armas importantes para a competitividade da empresa.

A IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DE SERVIÇO

POR QUE SEGMENTAR?

Segmentação de Mercado  Meta de um Serviço de Qualidade : atender as expectativas de cada Cliente (não há “cliente médio”)  As Expectativas variam de Cliente para Cliente: só produto bom e barato não basta – disponibilidade, rapidez na entrega, sem erros,...

Perguntas Qual Estratégia de Serviço é eficaz? Quais níveis de serviço adotar? Respostas Segmentar o Mercado Atuar de forma diferenciada junto a Clientes diferentes

Segmentar o Mercado Forma de aumentar a efetividade dos serviços Direcionar os recursos de forma adequada Subdividir os Clientes (atuais e novos) em grupos com características semelhantes (expectativas e padrões de compra similares)

Passos para segmentação

Etapa 1: Identificar Atributos de Serviço Disponibilidade no Estoque Tempo entre Pedido e Recebimento Consistência do Prazo de Entrega Frequência de Entrega Pedidos Complementares Supridos Exatidão das Faturas Paletização bem feita Auxílio à Comercialização na Loja Outros

Etapa 2: Pesquisa com Clientes Entrevista com Clientes: notas para Atributos Etapa 3: Agrupar Clientes - Segmentar Identificar agrupamentos de Clientes que deram importância similar aos vários atributos Ferramentas Estatísticas de Análise Multivariada (Cluster Analysis)

Etapa 4: Identificar Características Semelhantes Analisar as características operacionais dos Clientes de cada segmento: viabilidade da Segmentação, busca de Padrões (novos Clientes): Localização Faturamento Setor de Atividades Outros Ferramenta Estatística: Análise Discriminante

Dificuldades e Cuidados na Segmentação: Pesquisas mal feitas Erros na análise dos dados Inexistência de segmentos operacionalmente viáveis Coordenação de várias bases de segmentação Monitoramento periódico do Mercado Expectativas variam com o tempo e sofrem influência do ambiente econômico Concorrência não está Morta! (Adequar Segmentos e Estratégias)

Exemplos de Políticas Diferenciadas Apoio ao merchandising (Porte do Cliente) Sistemas de entrega regional (CD) Controle de Estoques variando com a demanda e o tipo de cliente JIT – Just in Time JIS – Just in Sequence JIC - Just in Case VMI - Vendor Managed Inventory

Conclusões  Segmentação de mercado é ferramenta importante para direcionar investimentos em serviços  Clientes não são igualmente sensíveis a serviços  Para Segmentação viável: considerar características demográficas dos Clientes  Infra-estrutura adequada para gerenciar a complexidade da adoção de diferentes políticas de serviços