Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPRA E VENDA MERCANTIL
Advertisements

CONTRATO DE COMPRA E VENDA
CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
O CONTRATO DE COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS ESPECIAIS
Modalidades de obrigações
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Direito Civil III – Contratos
DIREITO CIVIL I AULA 14 TEMA 15 DOS CONTRATOS EM ESPÉCIE – 1.ª parte
CONTRATO DE TRANSPORTE
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
TROCA OU PERMUTA FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO
Noções Jurídicas de Contratos
15/04/2017.
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
U NIDADE 9 D A D AÇÃO EM P AGAMENTO Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado.
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo.
DUPLICATA Lei n , de 18 de junho de 1968.
Proposição Jurídica Tipos.
ENCOMENDA ENTREGA LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
PROAB 2013 DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 8.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
CONTRATOS EM ESPÉCIE Conteúdo Programático: - Contrato de Compra e Venda; - Contrato de Troca ou Permuta; - Contrato de Doação; - Contrato de Locação de.
Compra e Venda Mercantil Conceituação Cód. Civil brasileiro 2002 Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir.
Soane Lopes dos Santos Direito Civil IV
Aula Contratos Empresariais
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
Desfazimento da Relação Contratual. Extinção dos Contratos  As obrigações, direitos pessoais, têm como característica fundamental seu caráter transitório.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.
DAS CLÁUSULAS ESPECIAIS DA COMPRA E VENDA= PACTOS ADJETOS
ENDOSSO INTRODUÇÃO 1.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS  Classificar o contrato é uma premissa inicial para atingir sua natureza jurídica e, conseqüentemente, seus efeitos.  Doutra.
CONCEITO E NATUREZA JURÍDICA
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES . Pagamento por sub-rogação Sub-rogar é substituir o credor, de modo que o pagamento por sub-rogação assemelha-se à.
XIV DIREITO CAMBIÁRIO. TÍTULO DE CRÉDITO - “é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado” (Cesare Vivante)
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
AULA 04: Aquisição da posse; Conservação da posse; Perda da posse;
Extinção dos contratos. A extinção dos contratos em razão de causas supervenientes à sua formação verifica-se pelos seguintes modos: – a) resolução; –
SEGURO GARANTIA Tomador Segurado Seguradora Cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal, conforme os termos da apólice.
REGRAS ESPECIAIS DA COMPRA E VENDA
Vícios Redibitórios São defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato comutativo que a tornam imprópria ao uso a que se destina ou lhe diminuam.
Unidade 6 Sociedade em Nome Coletivo
DA AGÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO
Contratos em espécie COMPRA E VENDA.
CAPÍTULO 6 DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 6.1. Conceito Espécies Obrigação tributária principal Obrigação tributária acessória.
Contrato de Seguro Disposições Legais.
AULA 12: Perda da propriedade
CONTRATOS PROF. HENRIQUE SCHUH.
AULA: SUB-ROGAÇÃO e IMPUTAÇÃO – Prof. Paulo Henrique de Oliveira
Classificação Básica das Obrigações
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
AULA : DAÇÃO E NOVAÇÃO -– Prof. Paulo Henrique de Oliveira
PERSPECTIVAS JURISPRUDENCIAIS DA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
Obrigações de dar: COISA INCERTA
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA CONTRATOS MERCANTIS.
CLAUSULAS ESPECIAIS DE COMPRA E VENDA
Propriedade Resolúvel e Ad Tempus
Obrigações Divisíveis e Indivisíveis
Direito dos Contratos Seção 4 – Contratos Mercantis
DIREITO CONTRATUAL BANCÁRIO
Modalidades de obrigações
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Disciplina: Economia Internacional
Ação de Consignação em pagamento
Contrato de Distribuição e Representação
CONDOMÍNIO PROFESSOR: DENIS DE SOUZA LUIZ
Transcrição da apresentação:

Contratos em espécie COMPRA E VENDA

EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)  Metais preciosos  Moeda (dinheiro)  Compra e venda (não há como se precisar a época em que surgiu essa modalidade contratual).

Conceito compra e venda  No Direito francês-(Código Napoleônico)-há transferência da propriedade.  No Direito alemão-  No Direito brasileiro-  O art. 481 do CC conceitua a compra e venda como sendo o contrato pelo qual alguém (o vendedor) se obriga a transferir ao comprador o domínio de coisa móvel ou imóvel mediante uma remuneração (preço).

Classificação = natureza jurídica do contrato de compra e venda= Caracteres  Contrato oneroso  Translativo de domínio  Bilateral ou sinalagmático  Regra- comutativo  Consensual (informal) em regra e solene por exceção

Compra e venda -elementos  Art. 482 do CC: “A compra e venda, quando pura, considerar-se-á obrigatória e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço”. ELEMENTOS  1º) Consentimento ( consunsus)  2º) Objeto=coisa (res) (art. 483)  3º)Preço= valor ( pretium) ( arts.485, 486,487,488 e 489 do CC)

Artigo Relacionado ao objeto do contrato de compra e venda “Art A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório”.

Artigos relacionados ao preço do contrato de compra e venda (arts.485, 486,487,488 e 489 do CC) “Art. 485 A fixação do preço pode ser deixada ao arbítrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem designar. Se o terceiro não aceitar a incumbência, ficará sem efeito o contrato, salvo quando acordarem os contratantes designar outra pessoa”.

“Art Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço”=(CDC art. 51, X) “ Art Também se poderá deixar a fixação do preço à taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar”.

EFEITOS DA COMPRA E VENDA ENTREGA DA RES E PAGAMENTO DO PREÇO ( COMPRADOR X VENDEDOR)

EFEITOS DA COMPRA E VENDA SINALAGMA VENDEDOR DEVER- ENTREGAR A COISA COMPRADOR DEVER- PAGAR O PREÇO

RISCOS ADVINDOS DO CONTRATO REGRA- RES PERIT DOMINO “Art. 492, caput diz que “até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preço por conta do comprador”. RISCOSCOISADEVEDORPREÇOCOMPRADOR

Art.492(...)§§Exceção § 1º Todavia, os casos fortuitos, ocorrentes no ato de contar, marcar ou assinalar coisas, que comumente se recebem, contando, pesando, medindo ou assinalando, e que já tiverem sido postas à disposição do comprador, correrão por conta deste. § 2º Correrão também por conta do comprador os riscos das referidas coisas, se estiver em mora de as receber, quando postas à sua disposição no tempo, lugar e pelo modo ajustados.

DESPESAS ADVINDAS DO CONTRATO Regra- transporte e tradição- art.490 CC (vendedor) -Escritura e registro-art.490 CC (comprador) – norma dispositiva DESPESAS TRANSPORTE tradição VENDEDOR ESCRITURA registro COMPRADOR

Outras regras que merecem ser comentadas “Art Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço”.  “Art Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro (exceção do contrato não cumprido).  Obs. Norma dispositiva- as partes podem afastar -cláusula solve et repete Art. 491