DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial Sociedade Empresária Turma Prof Anderson Rosa.
Advertisements

Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
DIREITO SOCIETÁRIO PROF. WILIAM CARVALHO. SOCIEDADE EMPRESÁRIA -SOCIEDADES COMERCIAIS: ATOS DE COMÉRCIO -SOCIEDADES CIVIS: PRESTAÇÃO SERVIÇO, AGRICULTURA,
Introdução à Comunicação Profª Margaret Carino Aula 9.
 N2 Terceiro Setor e Governança Global Profa. Aline Borghi.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
Registro de Marcas e Patentes Grupo: Ana Luiza Guedes Mello Débora Ferreira Maciel Kemilly Silva Costa Lisandra Pires Neto Torres.
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 10
PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA I
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Leis de fomento à cultura de Florianópolis
Transição de Mandato Orientações.
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Contratos e Cláusulas Ambientais
José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI)
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
MERCADO DE AÇÕES.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Atividade 7 - Estado e Governo
Do Direito de Empresa Noções Introdutórias
Opções de Constituição
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Revisão do Conceito de Marketing
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Código Florestal Instrumentos Econômicos e Compliance Ambiental
INTRODUÇÃO A estrutura patrimonial, portanto, se caracteriza em apresentar de forma ordenada e sistematizada o conjunto patrimonial das entidades compreendido.
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Relatório de Autoavaliação Institucional
Profª. Mayara Abadia 8º Período de Administração
ENTENDIMENTOS FIRMADOS E PENDENTES NO NOVO SISTEMA São Paulo, 27 de junho de 2013
Os desafios da política no novo milênio
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
ÁRBITRO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA ARBITRAGEM
Direito do Consumidor Revisão para o XXI Exame da OAB
Direito Autoral e Ensino a distância
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Profa. Msc. Camila Ilário
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
QUESTIONÁRIO.
Direito Empresarial Aula 03
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
Intervenção de terceiros
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
INSTITUTO DE DIREITO BACELLAR Cassio Scarpinella Bueno
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
RECONHECIMENTO DOS FILHOS
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Ponto 6-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Amicus curiae no processo civil: possibilidades e desafios
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
AULA 4 – CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
NATUREZA DESCRIÇÃO ENTIDADE ÓRGÃO DE REGISTRO SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOGADOS ENTIDADES EMPRESARIAIS REGISTRO NA OAB (LEI Nº 8.906/1994.
PESSOA JURÍDICA aspectos materiais e processuais
Unidade 2 Atividade Empresarial
Objetivo/Diretriz:Informações Estratégicas e Políticas Públicas
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Direito de Empresa 31/08/11.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

DIREITO CIVIL I

PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples sociedade empresárias sociedade empresárias

SOCIEDADES SIMPLES São as que exploram a atividade econômica de forma desprovida de empresariedade. As atividades de natureza intelectual (artísticas, científicas ou literárias) são consideradas sociedade simples.

SOCIEDADE EMPRESÁRIA Organizam a exploração da atividade econômica como empresa, isto é, através da articulação de fatores de produção: capital, mão de obra, insumo e tecnologia.

FUNDAÇÕES É a pessoa jurídica resultante da afetação de um patrimônio a determinada finalidade. O instituidor é a pessoa física ou jurídica que destaca de seu patrimônio alguns bens e vincula a administração e os frutos destes bens à realização de objetivos que gostaria de ver realizados.

Não pertencendo mais ao patrimônio do instituidor, os bens em questão ficam vinculados à realização das finalidades da fundação. A fundação resulta do ato de “afetação”de certos bens aos fins definidos pelo instituidor. Os fins da fundação são sempre não- econômicos. A fundação só pode ter finalidade religiosa, moral, cultural ou de assistência.

INSTITUIÇÃO DA FUNDAÇÃO É feita por escritura pública ou por testamento. O instituidor discrimina os bens livres de seu patrimônio que deseja transferir para a pessoa jurídica e especifica os fins a que a dotação se destina. Pode estabelecer, também, como a fundação será administrada, estipular as bases de seu funcionamento e a pessoa responsável por estabelecer a nova pessoa jurídica.

O estatuto deve conter cláusula sobre: denominação, fins e sede da fundação; prazo de duração; modo como a fundação é administrada e representada; órgãos da estrutura fundacional, com as respectivas composições e competência.

Em quinze dias o Ministério Público aprovará o estatuto, indicará modificações ou denegará aprovação. O MP é o órgão encarregado de velar pelas fundações, podendo propor ações judiciais para remover o administrador improbo, requerer prestação de contas ou a extinção da fundação, em caso de desvirtualmento de suas finalidades.

Extinção da fundação: 2 casos: se se tornar ilícita, impossível ou inútil sua finalidade; se vencer o prazo de sua existência.

PARTIDOS POLÍTICOS É composto de um grupo de pessoas que se associam em torno de interesses e idéias comuns e com o objetivo de conquistar e manter o poder político. Têm por função garantir o sistema representativo por meio de seus candidatos que, por sua vez, são condicionados à filiação partidária para que sejam eleitos.

ENTIDADES RELIGIOSAS a criação de uma entidade religiosa, bem como sua organização, estruturação interna e funcionamento não podem sofrer interferência do Poder Público, que fica proibido de negar às referidas entidades o reconhecimento ou registro dos atos constitutivos necessários ao funcionamento.