S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira

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Transcrição da apresentação:

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira

1. Introdução 2.Objetivos Específicos do S&OP 3.Descrição do Processo de S&OP 4.Fatores Críticos de Sucesso 5.Conclusões Sumário 2

 A obtenção de melhorias em termos de custos (níveis de estoque e de produção) e de serviço (disponibilidade de produto) é o que busca atingir simultaneamente o processo de S&OP.  A maneira pela qual estes resultados são alcançados é a melhoria no processo de planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demanda e disponibilidade de produto e entre volume e mix de produtos. 1 - Introdução 3

 Suportar o planejamento estratégico do negócio através de analises e revisões periódicas.  Garantir que os planos operacionais sejam realistas, considerando as interrelações existentes entre as diversas áreas da empresa. 2 - Objetivos do S&OP 4

 Gerenciar as mudanças de forma eficaz a partir da tomada de um papel ativo diante das mesmas, e não apenas reagindo.  Gerenciar os estoques de produtos finais e/ou a carteira de pedidos de forma a garantir o bom desempenho de entregas (disponibilidade de produto). 2 - Objetivos do S&OP 5

 Avaliar o desempenho do processo de planejamento de vendas e estoque, identificando e separando as atividades que estão fora de controle daquelas que se encontram sob controle.  Desenvolver o trabalho em equipe através da criação de condições para que cada departamento participe do planejamento global da empresa. 2 - Objetivos do S&OP 6

 O processo padrão de S&OP consiste em cinco etapas básicas, conforme pode ser visto na Figura 1. Figura 1 Processo de S&OP. 3 - Descrição do Processo de S&OP 7

Atualização de dados  Esta etapa deve ocorrer logo após o fechamento de vendas de cada mês ou período de planejamento e consiste em três atividades:  Atualização dos arquivos com os dados do mês anterior – vendas reais, volumes de produção e níveis de estoque.  Geração de informações necessárias para que as equipes Comercial e de Marketing possam calcular a previsão de vendas.  Disseminação das informações para as pessoas apropriadas. 3 - Descrição do Processo de S&OP 8

Planejamento da Demanda Consiste no processo de previsão de vendas da empresa e seu objetivo é a elaboração de um plano de vendas indicando o que a empresa está disposta a vender e oferecer ao mercado. Consiste na combinação de previsões estatísticas obtidas através do tratamento de dados históricos, informações qualitativas de mercado obtidas pela equipe comercial e planejamento de ações promocionais. 3 - Descrição do Processo de S&OP 9

10

Planejamento de Produção e Suprimentos Esta etapa consiste: - Na elaboração de um ou mais planos alternativos de produção que procurem dar suporte ao planejamento de vendas gerado na etapa anterior. - Na geração dos níveis desejados de estoques, expressos pela política de cobertura para cada família de produtos. 3 - Descrição do Processo de S&OP 11

Reunião prévia de S&OP Objetivo: - discussão de todos os pontos de distanciamento entre o planejamento da demanda e o planejamento de produção. - avaliação dos impactos financeiros destes. É reunião de trabalho, da qual participam os integrantes da média gerência das áreas envolvidas no processo de planejamento de materiais. 3 - Descrição do Processo de S&OP 12

Reunião executiva de S&OP Etapa final do processo, a reunião executiva de S&OP deve se encerrar com todo o planejamento fechado e formalizado para toda a empresa. Enquanto a reunião prévia é um fórum de discussão e trabalho, a executiva é uma reunião de aprovações, decisões e acompanhamento. Participam desta reunião as pessoas presentes na anterior, mais um comitê executivo formado pela alta gerência/direção da empresa. 3 - Descrição do Processo de S&OP 13

 Comprometimento da empresa  Planejamento das reuniões  Definição de responsabilidades  Horizonte de planejamento  Ferramentas de apoio 4 - Fatores Críticos de Sucesso 14

 Grau de agregação  Acompanhamento financeiro  Documentação do processo  Dinâmica das reuniões  Fluxo de informações – comunicação  Monitoramento de desempenho 4 - Fatores Críticos de Sucesso 15

4 - Fatores Críticos de Sucesso 16 Figura 2: Exemplos de indicadores de desempenho

 S&OP pode ser visto como um processo simples, porém pode se tornar um processo de difícil implementação quando a organização não possui uma combinação ideal dos fatores críticos de sucesso acima descritos.  Neste contexto quais são as combinações de fatores que tornam uma empresa um caso de sucesso na implementação do S&OP? 5 - Conclusões 17

Resultado de pesquisa (CEL/Coppead & FGV) conduziu uma série de entrevistas com cinco empresas que já possuem processos de S&OP operando em regime, e que são considerados casos de sucesso no Brasil Conclusões

19 Legenda: FS atende plenamente FS atende parcialmente Figura 3: Análise de Empresas

Arozo, R. Sales and Operations Planning – Capítulo 11. In: Wanke, P. e Julianelli, L., Previsão de Vendas, 2a. Edição, Editora Atlas, Bibliografia 20