Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É UM TEXTO?.
Advertisements

HENRI WALLON Gleydson Rocha
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
A Casa espírita Um templo da vida..
Bíblia na Catequese.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
Prof. Arthur Albertin.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Disciplina: Organização e Métodos
TEORIA HIPODÉRMICA OU TEORIA DA BALA MÁGICA
Objetivo da disciplina
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Celebrar e Crescer na Fé
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
O Equilíbrio de Nash e a Eficiência de Pareto
Personalidade.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
Fundamentos de Sistemas de Informação
A Casa espírita Um templo da vida..
Análise e Observação Institucional
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
QUATI Questionário de Avaliação Tipológica
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A DIVERSIDADE CULTURAL
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Comunicação e expressão
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
O QUE É UM TEXTO?.
JOGOS POPULARES.
A COMUNICAÇÃO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
O que é Comunicação?.
PROF. Cesar André Zavarize
I – inTrodução à linguística:
Comunicação.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Augusto Rogger Moreira Mario A. S. dos Santos SAUDAÇÃO
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Clássicos da sociologia: Max weber
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Teorias de Controle Social George Mead

GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um papel especial para a comunicação que para ele diz respeito aos gestos. Mead destina um papel especial para a comunicação que para ele diz respeito aos gestos. É através da comunicação que se desenvolve o espírito e a organização da vida social. É através da comunicação que se desenvolve o espírito e a organização da vida social.

GEORGE MEAD Um pesquisador do campo da psicologia social que recusou as explicações individualistas do comportamento humano. Um pesquisador do campo da psicologia social que recusou as explicações individualistas do comportamento humano.

George Mead Não foi um teórico da comunicação, mas ocupa um lugar de destaque. As palavras comunicação, processo comunicativo e linguagem são suas palavras de rotina. Não foi um teórico da comunicação, mas ocupa um lugar de destaque. As palavras comunicação, processo comunicativo e linguagem são suas palavras de rotina.

O que é a comunicação para George Mead? Ele passa por vários quesitos: Ele passa por vários quesitos: GESTO: os gestos fazem parte do ato social, eles estão presente no início do ato e estimulam outros organismos a participarem dele. O gesto existe em função das atitudes. GESTO: os gestos fazem parte do ato social, eles estão presente no início do ato e estimulam outros organismos a participarem dele. O gesto existe em função das atitudes.

GESTOS SIGNIFICATIVOS: entre todos os gestos encontramos aqueles que se destacam por conter uma idéia ou uma significação. A comunicação é realizada quando os gestos torna-se símbolos significativos, quando eles fazem parte de uma linguagem. Existem algumas situação em que não encontramos os gestos significativos e que a comunicação existe por gestos. GESTOS SIGNIFICATIVOS: entre todos os gestos encontramos aqueles que se destacam por conter uma idéia ou uma significação. A comunicação é realizada quando os gestos torna-se símbolos significativos, quando eles fazem parte de uma linguagem. Existem algumas situação em que não encontramos os gestos significativos e que a comunicação existe por gestos.

DUPLA AFETAÇÃO: o estímulo da comunicação por gestos afeta não só quem recebe a mensagem, mas também quem a emitiu. Sempre irá procurar as respostas dos dois organismos. No processo da comunicação os dois indivíduos se encontram igualmente implicados, são igualmente convocados, e todos sofrem as modificações. DUPLA AFETAÇÃO: o estímulo da comunicação por gestos afeta não só quem recebe a mensagem, mas também quem a emitiu. Sempre irá procurar as respostas dos dois organismos. No processo da comunicação os dois indivíduos se encontram igualmente implicados, são igualmente convocados, e todos sofrem as modificações.

ANTECIPAÇÃO E ESCOLHA: o significado de um gesto indica aquilo ao qual reagimos e nos antecipa para a resposta. Todos que utilizam de gestos incorporam no momento da ação gestos passados e futuros. O símbolo nos possibilita a produzir um conjunto de respostas. ANTECIPAÇÃO E ESCOLHA: o significado de um gesto indica aquilo ao qual reagimos e nos antecipa para a resposta. Todos que utilizam de gestos incorporam no momento da ação gestos passados e futuros. O símbolo nos possibilita a produzir um conjunto de respostas.

RELAÇÃO TERNÁRIA: realiza um tríplice movimento na construção social. RELAÇÃO TERNÁRIA: realiza um tríplice movimento na construção social. a) relação do gesto à reposta do outro organismo, a) relação do gesto à reposta do outro organismo, b) o ajustamento recíproco de segundo organismo; b) o ajustamento recíproco de segundo organismo; c) a finalização do ato. c) a finalização do ato.

ARCO REFLEXO: os gestos significativos são ao mesmo tempo estímulos e respostas. Para Mead a comunicação é inseparável do ato social que ajuda realizar. ARCO REFLEXO: os gestos significativos são ao mesmo tempo estímulos e respostas. Para Mead a comunicação é inseparável do ato social que ajuda realizar.

ESPÍRITO: para MEAD o espírito é a inteligência reflexiva do animal humano. A comunicação participa da construção do espírito porque ela faz aparecer um outro tipo de indivíduo, dotado de capacidade para respostas. O processo de resposta se deve ao fato de existir comunicação e linguagem. ESPÍRITO: para MEAD o espírito é a inteligência reflexiva do animal humano. A comunicação participa da construção do espírito porque ela faz aparecer um outro tipo de indivíduo, dotado de capacidade para respostas. O processo de resposta se deve ao fato de existir comunicação e linguagem.

SELF: personalidade social do indivíduo onde o espírito é parte essencial, naqueles indivíduos que se colocam no lugar do outro e se tornam um objeto para si mesmo. SELF: personalidade social do indivíduo onde o espírito é parte essencial, naqueles indivíduos que se colocam no lugar do outro e se tornam um objeto para si mesmo.

SOCIEDADE: Mead deixa claro que o principio fundamental na organização social é aquele da comunicação que implica na participação do outro. A sociedade existe pela troca de comunicação e realizações permanentes de atos. SOCIEDADE: Mead deixa claro que o principio fundamental na organização social é aquele da comunicação que implica na participação do outro. A sociedade existe pela troca de comunicação e realizações permanentes de atos.

ANTECEDÊNCIA DO SOCIAL: a importância da comunicação é sempre sustentada por relações sociais. O pensamento e a comunicação pressupõem o processo social como condição de possibilidade. A comunicação é o meio. ANTECEDÊNCIA DO SOCIAL: a importância da comunicação é sempre sustentada por relações sociais. O pensamento e a comunicação pressupõem o processo social como condição de possibilidade. A comunicação é o meio.

ATO SOCIAL E COMUNICAÇÃO: Mead aqui coloca dois pontos. Primeiro: todo ato social é uma interação. Segundo: O ato é um todo (sociedade), formado de partes (indivíduo), e o todo é anterior às partes. ATO SOCIAL E COMUNICAÇÃO: Mead aqui coloca dois pontos. Primeiro: todo ato social é uma interação. Segundo: O ato é um todo (sociedade), formado de partes (indivíduo), e o todo é anterior às partes.

Mead traz um exemplo em suas explicações A copa do mundo de futebol A copa do mundo de futebol

Neste exemplo ocorrem muitas situações: Neste exemplo ocorrem muitas situações: 1. O futebol é um jogo regulamentado, onde cada jogador deve ajustar sua própria conduta à conduta das regras do jogo. 1. O futebol é um jogo regulamentado, onde cada jogador deve ajustar sua própria conduta à conduta das regras do jogo. 2. Existem as influências comunicativas: cada jogo, cada situação vivida no campo e em torno dos jogos estão num conjunto de muitos atos de comunicação. 2. Existem as influências comunicativas: cada jogo, cada situação vivida no campo e em torno dos jogos estão num conjunto de muitos atos de comunicação.

3. Interações comunicativas diretas: estabelecidas entre os jogadores, o técnico, o juiz, entre outras. 3. Interações comunicativas diretas: estabelecidas entre os jogadores, o técnico, o juiz, entre outras. 4. Interações mediatizadas: que tomam forma na rede que se estabelece entre os profissionais de esporte (jogadores e técnicos), profissionais da comunicação (repórteres, câmeras, comentaristas) e o grande público que se constrói em torno da copa. 4. Interações mediatizadas: que tomam forma na rede que se estabelece entre os profissionais de esporte (jogadores e técnicos), profissionais da comunicação (repórteres, câmeras, comentaristas) e o grande público que se constrói em torno da copa.

Os exemplos de influências são muitos: Os exemplos de influências são muitos: a. narração de jogo pela televisão, onde o narrador traduz em palavras aquilo que se passa no campo e que vemos nas imagens; a. narração de jogo pela televisão, onde o narrador traduz em palavras aquilo que se passa no campo e que vemos nas imagens; b. as análises que são difundidas na mídia antes e após os jogos; b. as análises que são difundidas na mídia antes e após os jogos; Entre outros. Entre outros.