EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC – 09.06.16

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Transcrição da apresentação:

EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –

PAUTA Planejamento: 18h40 min às 19h40min Apresentação da pauta – 19h40min às 19h50min Vídeo deleite : “Gentileza gera gentileza”-19h50 às 19h55min Leitura da Ata do encontro anterior- Thaise – 19h55- 20h10 Avisos – 20h10 – 20h15min Por onde andamos... 20h15min – 20h30 Tarefa: ”Concepções de alfabetização: o que ensinar no Ciclo de alfabetização – 20h30 min- 20h45 min Alfabetização e Letramento- Parte 2 – 20h45 min – 21h Vídeo: “Alfabetização e contextos letrados” – 21h- 21h30 Letra e vida

VídeoVídeo: Gentileza gera gentileza

LEITURA DA ATA DO ENCONTRO ANTERIOR Thaise

AVISOS  Rede nª 107  Provinha Brasil – 1º semestre – Leitura e Matemática  Aplicação das provas: de 08/06 a 17/06  Prazo de entrega da análise qualitativa: até 30/06 e será discutida com a OP e posteriormente com a chefia.  Dados quantitativos devem ser lançados no Sistema Provinha Brasil até 31/07/16;  Entrega do Plano de ação; Entrega do Plano de ação  Falta abonada dia 20/06 e formação dia 21/06 – Professora Vanessa.

O que é Letramento? Por onde andamos...

t exto: Concepções de alfabetização: o que ensinar no Ciclo de alfabetização. Eliana Borges Correia de Albuquerque GRUPO 1GRUPO 2GRUPO 3 GRAZIANEFABIANAALINE AGNELLOTHAISESELMA NORMACARINACRIS GOMES ANA PAULA Ler o texto, destacar os aspectos importantes no que se refere às concepções de alfabetização.

LETRAMENTO Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou condição que adquiri um grupo social ou um indivíduo; Como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.

Observação importante: Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita “própria”, ou seja, é assumi-la como sua “propriedade”.

Exemplo: Grupos indígenas são sociedades ágrafas, isto é, sociedades sem escrita (observe, na palavra ágrafa, a presença do prefixo grego a-, a-grafa= sem grafia, sem escrita. Alfabetizar índios significa dar a eles acesso à tecnologia de leitura e de escrita, o que os tornará alfabetizados, mas não letrados. Introduzir no grupo práticas sociais de leitura e de escrita (a leitura de livros, a escrita de cartas, o registro por escrito de sua cultura, a sinalização de habitações, caminhos e locais com palavras e frases, etc) significa mudar seu estado ou condição: ele passa a ser um grupo diferente nos aspectos cultural, social, político, linguístico, psíquico.

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, é aquele que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. Diferença entre letramento e alfabetização, entre alfabetizado e letrado

Letramento definido num poema Uma estudante norte americana, de origem asiática, Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema.

Para compreender as propriedades do sistema alfabético, é necessário que o indivíduo se aproprie de uma série de conhecimentos, tais como:

VÍDEO Vídeo:

BOA NOITE!!!!!!!