PLANO DE AULA Série: 2ª série do ensino médio TEMA: Poesia
ASSUNTO: Trabalhar de maneira diversificada as diferentes poesias: Poesia Concreta; Poesia Social; Poesia Romântica; Poesia Marginal.
QUESTÃO PROBLEMA: Dificuldades e falta de interesse por parte dos educandos em relação a produção e a leitura de poesias.
OBJETIVO: Proporcionar aos educandos o conhecimento sobre Poesia Concreta; Poesia Social; Poesia Romântica; Poesia Marginal, através de poemas, leituras e pesquisas na internet sobre os autores e suas obras.
ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS:
Durante a realização das atividades observou-se que os alunos tiveram progressos significativos inclusive, demonstraram interesse pela leitura dos poemas e pela pesquisa realizada sobre os autores e suas obras.
As apresentações foram realizadas de maneira bem dinâmica, ou seja, os alunos realizaram slide, cartazes com algumas poesias e gravuras. Alguns grupos escreveram nos cartazes uma pequena síntese sobre o autor pesquisado e suas principais obras.
Um dos aspectos bastante relevante é a habilidade de leitura, enfatizando o entendimento e a produção textual, tomando como referência inicial o fazer cotidiano da escola e do professor na sala de aula.
Para o aluno desenvolver sua produção textual é de fundamental importância que o aluno saiba que a leitura vai além do texto, do poema e que ler não significa apenas decifrar as letras postas e sim penetrar no corpo do texto.
ANEXOS
AS COISAS As coisas têm Peso, massa, volume Tamanho, tempo Forma, cor, posição Textura, duração Densidade Cheiro, valor Consistência Profundidade, contorno Temperatura, função Aparência Preço, destino, idade Sentido As coisas não têm paz As coisas. Arnaldo Antunes
NA CORDA BAMBA Poesia Eu não te escrevo Eu te vivo E viva nós! CACASO
“Pego a palavra no ar no pulo raro vejo aparo burilo no papel reparo e sigo compondo verso” CHACAL
PAPO DE ÍNDIO veio uns ômi de saia preta cheiu di caixinha e pó branco qui eles disserum qui chamava açucri. ai eles falarum e nós fechamu a cara. depois eles arrepetirum e nós fechamu o corpo. ai eles insistirum e nós comeu eles CHACAL
DOIS E DOIS: QUATRO Como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena embora o pão seja caro e a liberdade pequena Como teus olhos são claros e a tua pele, morena como é azul o oceano e a lagoa, serena como um tempo de alegria por trás do terror me acena e a noite carrega o dia no seu colo de açucena sei que dois e dois são quatro - sei que a vida vale a pena mesmo que o pão seja caro e a liberdade, pequena. FERREIRA GULLAR
Cansei da frase polida por anjos da cara pálida palmeiras batendo palmas ao passarem paradas agora eu quero a pedrada chuva de pedras palavras distribuindo pauladas. PAULO LEMINSKI
HAPPY END O meu amor e eu nascemos um para o outro agora só falta quem nos apresente. CACASO
RECLAME Se o mundo não vai bem a seus olhos, use lentes... ou transforme o mundo. ótica olho vivo agradece a preferência. CACASO
NEOLOGISMO Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda e mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo te adorar. Intransitivo: Teadoro, Teodoro. MANUEL BANDEIRA
REFERÊNCIAS: concretismo.htm mhttp:// sh.unl.pt/edtl/verbetes/P/poesia_marginal.htmhttp:// m.br/musicos/cacaso/index.htmlhttp:// LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Cacas concretismo.htm mhttp:// sh.unl.pt/edtl/verbetes/P/poesia_marginal.htmhttp:// m.br/musicos/cacaso/index.htmlhttp:// LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Cacas