PLANO DE AULA Série: 2ª série do ensino médio TEMA: Poesia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitor de Vídeo.
Advertisements

A poesia brasileira contemporânea
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
 CONOTAÇÃO COMUM : SISTEMATIZAÇÃO DE FATOS QUE SE REPETEM SEM NENHUMA NOVIDADE = MONOTONIA  EM SALA DE AULA O CONCEITO É OUTRO: CONSTÂNCIA E REGULARIDADE=
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Projeto de Genética para alunos de 3a série do Ensino Médio segundo bimestre 2008.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Didáticas na sala de aula
Projeto por tema Gerador
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
MEIO AMBIENTE: VIDA NA TERRA
Confabulando com Fábulas.
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Orientações ao professor
Estágio IV.
COMO DEVE SER A ESTRUTURA DO SEU BANNER.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
Poesia Concreta 1956 – Exposição Nacional de Arte Concreta
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Segundo a Wikipédia, o Youtube “é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado.
Resultados Auto-avaliação.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Citações e Referências
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Filme: As Aventuras do avião vermelho
REDE SESI DE EDUCAÇÃO Escola SESI Jundiaí SIMULADO SOMOS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Pedagogia Profa. Lucia Breno
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Subtítulo do trabalho (se houver)
Exemplo Cada aluno dispõe de um frasco com água, com vários girinos. Pediu-se aos alunos que os observassem e anotassem em uma folha: - o que já sabiam.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Como dois e dois são quatro Sei que a vida vale a pena Embora o pão seja caro E a liberdade pequena.
Capacitação Pedagógica Aula 02
O padrão do primeiro slide é obrigatório
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Uso de Animações no Ensino de Conteúdos Biológicos
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
VIII Fórum Institucional de Ensino
Trabalho de Geografia 7º Ano Freud
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Lição 11: O próximo e o evangelho
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AULA Série: 2ª série do ensino médio TEMA: Poesia

ASSUNTO: Trabalhar de maneira diversificada as diferentes poesias: Poesia Concreta; Poesia Social; Poesia Romântica; Poesia Marginal.

QUESTÃO PROBLEMA: Dificuldades e falta de interesse por parte dos educandos em relação a produção e a leitura de poesias.

OBJETIVO: Proporcionar aos educandos o conhecimento sobre Poesia Concreta; Poesia Social; Poesia Romântica; Poesia Marginal, através de poemas, leituras e pesquisas na internet sobre os autores e suas obras.

ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS:

Durante a realização das atividades observou-se que os alunos tiveram progressos significativos inclusive, demonstraram interesse pela leitura dos poemas e pela pesquisa realizada sobre os autores e suas obras.

As apresentações foram realizadas de maneira bem dinâmica, ou seja, os alunos realizaram slide, cartazes com algumas poesias e gravuras. Alguns grupos escreveram nos cartazes uma pequena síntese sobre o autor pesquisado e suas principais obras.

Um dos aspectos bastante relevante é a habilidade de leitura, enfatizando o entendimento e a produção textual, tomando como referência inicial o fazer cotidiano da escola e do professor na sala de aula.

Para o aluno desenvolver sua produção textual é de fundamental importância que o aluno saiba que a leitura vai além do texto, do poema e que ler não significa apenas decifrar as letras postas e sim penetrar no corpo do texto.

ANEXOS

AS COISAS As coisas têm Peso, massa, volume Tamanho, tempo Forma, cor, posição Textura, duração Densidade Cheiro, valor Consistência Profundidade, contorno Temperatura, função Aparência Preço, destino, idade Sentido As coisas não têm paz As coisas. Arnaldo Antunes

NA CORDA BAMBA Poesia Eu não te escrevo Eu te vivo E viva nós! CACASO

“Pego a palavra no ar no pulo raro vejo aparo burilo no papel reparo e sigo compondo verso” CHACAL

PAPO DE ÍNDIO veio uns ômi de saia preta cheiu di caixinha e pó branco qui eles disserum qui chamava açucri. ai eles falarum e nós fechamu a cara. depois eles arrepetirum e nós fechamu o corpo. ai eles insistirum e nós comeu eles CHACAL

DOIS E DOIS: QUATRO Como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena embora o pão seja caro e a liberdade pequena Como teus olhos são claros e a tua pele, morena como é azul o oceano e a lagoa, serena como um tempo de alegria por trás do terror me acena e a noite carrega o dia no seu colo de açucena sei que dois e dois são quatro - sei que a vida vale a pena mesmo que o pão seja caro e a liberdade, pequena. FERREIRA GULLAR

Cansei da frase polida por anjos da cara pálida palmeiras batendo palmas ao passarem paradas agora eu quero a pedrada chuva de pedras palavras distribuindo pauladas. PAULO LEMINSKI

HAPPY END O meu amor e eu nascemos um para o outro agora só falta quem nos apresente. CACASO

RECLAME Se o mundo não vai bem a seus olhos, use lentes... ou transforme o mundo. ótica olho vivo agradece a preferência. CACASO

NEOLOGISMO Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda e mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo te adorar. Intransitivo: Teadoro, Teodoro. MANUEL BANDEIRA

REFERÊNCIAS: concretismo.htm mhttp:// sh.unl.pt/edtl/verbetes/P/poesia_marginal.htmhttp:// m.br/musicos/cacaso/index.htmlhttp:// LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Cacas concretismo.htm mhttp:// sh.unl.pt/edtl/verbetes/P/poesia_marginal.htmhttp:// m.br/musicos/cacaso/index.htmlhttp:// LiteraturaBrasileira/VanguardasPoeticas/Cacas