A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reflexões sobre educação online
Advertisements

MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA MOODLE PARA TODOS Seminario Interativo Ensino, Pesquisa e Extensão.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Formação de Tutores a Distância
O Moodle na UFBA: O projeto EAD / CPD
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Rede de Polos: comunicação, atendimento e capacitação
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Elementos de Informática
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Metodologia do Ensino Superior
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Serviços Técnicos de Vídeo
Transcrição da apresentação:

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Centro de Processamento de Dados - CPD Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA

Agenda: ➢ Internet ➢ Moodle ➢ Moodle UFBA ➢ Apoio ao presencial ➢ Presenciando a distância ➢ Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA ➢ Tecnologias em educação

De repente !

Nicia Riccio / Eduardo Lima - agosto/ O que é virtual? Ciberespaço “Também chamado de rede, o ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores.” Pierre Lévy Cibercultura “O conjunto de técnicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.” Pierre Lévy

/ No mundo em 2009!

No mundo em 210!

No Brasil! 2009

No Brasil! 2010

Agenda: ➢ Internet ➢ Moodle ➢ Moodle UFBA ➢ Apoio ao presencial ➢ Presenciando a distância ➢ Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA ➢ Tecnologias em educação

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Um AVA é um ambiente constituído a partir da rede e que se apresenta como um espaço de amplas possibilidades de construção de conhecimento, onde “memórias” da rede se entrelaçam com memórias, imaginação, conhecimento, dos sujeitos que com ela interagem, problematizando e re-significando conceitos Nicia Ricio / Eduardo Lima - agosto/2009

Nicia Riccio / Eduardo Lima - agosto/ Ambiente computacional (um software) dirigido à educação online, que objetiva:  Facilitar o oferecimento de cursos pela rede por formadores NÃO especialistas em computação e tecnologia web  Possibilitar a elaboração e disponibilização de material didático  Possibilitar o acompanhamento e a interatividade dos alunos na rede  Oferecer recursos de estruturação e controle Learning Management Systems

Nicia Riccio / Eduardo Lima - agosto/ Apresentam uma estruturação e uma intencionalidade voltadas para a aprendizagem Learning Management Systems

Nicia Riccio / Eduardo Lima - agosto/ Alguns exemplos AVA / LMS

O Moodle - Usuários 36 milhões de usuários (06/10/2010)‏

O Moodle - Sitios

Linux - Sistema Operacional Apache - Serviço Web MySql - Banco de Dados PHP - Programa Moodle LAMP

- Código aberto e sem custo direto - Milhares de desenvolvedores - Espalhados por todo o planeta -Trabalho sem interrupção (7x24) -Comunidade solidária e organizada -Protocolos de manutenção e evolução Software Livre

18 O Que acontece quando eu uso o Moodle ? Computador Servidor Moodle Programa PHP Banco de Dados Moodle Área de Arquivos Moodle Programa Servidor Web Internet Computador Cliente Programa Navegador Internet

Perspectivas de uso do Moodle Categorias e Subcategorias Curso ( Disciplina / Espaço ) Usuário do Moodle Funções de um usuário no curso  Tutor (Professor que edita)  Moderador (Professor que não edita)  Estudante  Visitante

Perspectiva do Professor

Preparar o ambiente 3. Para acrescentar os recurso e as atividades que serão utilizadas no curso: Chat, diálogo, diário, página web, página de texto, etc.

Agenda: ➢ Internet ➢ Moodle ➢ Moodle UFBA ➢ Apoio ao presencial ➢ Presenciando a distância ➢ Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA ➢ Tecnologias em educação

Moodle Ufba

Moodle UFBA Categorias Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba

Moodle UFBA Em Números ➢ Hits/Dia(média) ➢ 250 usuários simultaneos (pico) ➢ Usuários Cadastrados ➢ Usuários Ativos(6meses) ➢ Espaços Cadastrados ➢ Espaços Ativos

Moodle UFBA – Evolução Quantitativo Usuários ➢ Jan/ ➢ Jan/ ➢ Jan/ ➢ Jan/ ➢ Jan/ ➢ Nov/

Moodle UFBA - Usuários

Moodle UFBA

Moodle Ufba Estratégias apreendidas ➢ Formação de pessoas ➢ Presencial é fundamental ➢ Investimento de médio prazo ➢ Tecnologias em educação ➢ Pensar Google

Agenda: ➢ Internet ➢ Moodle ➢ Moodle UFBA ➢ Apoio ao presencial ➢ Presenciando a distância ➢ Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA ➢ Tecnologias em educação

Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA

Moodle Ufba - DEV

Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA

Agenda: ➢ Internet ➢ Moodle ➢ Moodle UFBA ➢ Apoio ao presencial ➢ Presenciando a distância ➢ Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA ➢ Tecnologias em educação

Tecnologias em Educação: ➢ Formação de pessoas ➢ Presencial é fundamental ➢ Investimento de médio prazo ➢ Educação em Tecnologias ➢ Novas escritas e novas leituras

Obrigado!