Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Advertisements

BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
PROJETO: DIA DAS MÃES.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
DISCIPLINAS ELETIVAS. DISCIPLINAS ELETIVAS – UM CAMINHO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COM O OBJETIVO DE APROFUNDAR, ENRIQUECER E AMPLIAR.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Reunião Administrativa e Pedagógica C. E. I. M. MIRIAN GONÇALVES CÉSAR RIBEIRO Caetanópolis, 15 de Fevereiro de 2017.
PACTO PARA O FORTALECIMENTO Profª Mse. Judith Aparecida de Souza Bedê
Uso da informática em sala de aula
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AMIGOS DE MISSÕES.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Introdução à Educação Digital Local: NTE José Bonifácio-sp
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
PROJETO: ANIMAIS Luciane Richart Metz Marcia Gauer Schmidt.
Projeto: De onde vem o alface?
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Antigas brincadeiras.
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O que é a Educação Física?
Programa FAEC Em ação nos Bairros.
Plano Tecnológico.
Diversidades Culturais:
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
IDENTIDADE: EU E O OUTRO
Projeto Para que o preconceito?
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
VOU DESAFIAR VOCÊ!.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquisa e Pratica Pedagógica II – Educação Infantil (Pré Escola)
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
PROJETO: ANIMAIS ESCOLA 25 DE MARÇO Luciane Richart Metz
Apresentando um plano de trabalho!!!
Tema Números..
Aluna: Mayara Almeida 1º período Professora: Aliete Rosa
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Plano de aula Tema: Reciclagem e o ambiente Disciplinas envolvidas: Ciências, Geografia, Matemática e Historia. Carga Horária: 1ª 45 MINUTOS Justificativa:
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Metodologia do Ensino/Aprendi zagem das Ciências da Natureza Tema: Características da Mata Equipe: Antonia Luzirene Sousa; Elias Bandeira; Marilena Martins;
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Currículos e Programas
23 ° CIAED - Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à Educação
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Matemática na Prática.
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
Nas perspectiva das Especificidades do Surdo sites.google.com/view/especificidadesdosurdo.
Transcrição da apresentação:

Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os avanços estão presentes em todos os lugares e se manifesta na mais diferente forma objetiva. No que diz a respeito às brincadeiras e brinquedos isso não é diferente. Existe uma infinidade de brinquedos “modernos” que são produzidos com as mais modernas matérias-primas e com novíssimas tecnologias. São jogos on-line, vídeo games, carrinhos de controle remoto, bonecas que falam entre outros. Muitos desses brinquedos tornam as crianças mais sedentárias e, conseqüentemente sem vontade de brincar ao ar livre, o que contribui para que alguns problemas se manifestem: obesidade, anemia, etc. Dessa forma, resgatar as brincadeiras e brinquedos que nossos pais utilizavam, além de proporcionar e aprendizagem e resgates históricos, contribui para desenvolver a criatividade das crianças se possibilita uma vida mais saudável.

OBJETIVO GERAL Proporcionar aos alunos a pesquisa a respeito de todas as brincadeiras e brinquedos do passado, desenvolvendo a criatividade e a ludicidade, bem como promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas, buscando oferecer aprendizagem de qualidade e proporcionando atividades que contribuam para uma vida mais saudável. ESTRATÉGIAS · Textos diversificados; · Pesquisa on-line sobre brinquedo e brincadeiras; · Vídeo Robôs; · Sucatas para confecções (bonecas e peão); · Fabricação de carrinhos utilizando tábuas, tampas de refrigerantes, palitos, entre outros; · Exposições para comparar passado e o presente dos brinquedos.

Materiais Cartolina, pincel, textos, sucatas, cola quente, materiais didaticos, vídeo, computadores. AVALIAÇÃO Ao final da discussão os alunos produziram brinquedos, resgatando também as cantigas infantis juntamente com as brincadeiras cantada e de roda