Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os avanços estão presentes em todos os lugares e se manifesta na mais diferente forma objetiva. No que diz a respeito às brincadeiras e brinquedos isso não é diferente. Existe uma infinidade de brinquedos “modernos” que são produzidos com as mais modernas matérias-primas e com novíssimas tecnologias. São jogos on-line, vídeo games, carrinhos de controle remoto, bonecas que falam entre outros. Muitos desses brinquedos tornam as crianças mais sedentárias e, conseqüentemente sem vontade de brincar ao ar livre, o que contribui para que alguns problemas se manifestem: obesidade, anemia, etc. Dessa forma, resgatar as brincadeiras e brinquedos que nossos pais utilizavam, além de proporcionar e aprendizagem e resgates históricos, contribui para desenvolver a criatividade das crianças se possibilita uma vida mais saudável.
OBJETIVO GERAL Proporcionar aos alunos a pesquisa a respeito de todas as brincadeiras e brinquedos do passado, desenvolvendo a criatividade e a ludicidade, bem como promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas, buscando oferecer aprendizagem de qualidade e proporcionando atividades que contribuam para uma vida mais saudável. ESTRATÉGIAS · Textos diversificados; · Pesquisa on-line sobre brinquedo e brincadeiras; · Vídeo Robôs; · Sucatas para confecções (bonecas e peão); · Fabricação de carrinhos utilizando tábuas, tampas de refrigerantes, palitos, entre outros; · Exposições para comparar passado e o presente dos brinquedos.
Materiais Cartolina, pincel, textos, sucatas, cola quente, materiais didaticos, vídeo, computadores. AVALIAÇÃO Ao final da discussão os alunos produziram brinquedos, resgatando também as cantigas infantis juntamente com as brincadeiras cantada e de roda