Débitos de Enfermagem. PRONTUÁRIO DO PACIENTE VERSUS REGISTROS DE ENFERMAGEM A palavra prontuário origina-se do latim promptuariu, que significa lugar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde Atualmente as intituições tem investido no setor de auditoria para que todas as contas sejam.
Advertisements

ROTINA DE IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Histórico de Enfermagem/ Coleta de dados Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
Tipologia de Unidades de Saúde - Criada a partir das informações coletadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
COMUNICADO AOS FUNCIONÁRIOS Clicar> Comunicado a todos os funcionários com relação às faltas. Procedimentos adoptados a partir de hoje. FAVOR RESPEITAR.
ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DAS ATAS CENTRALIZADAS - SESA A Secretaria de Estado da Saúde está realizando pregões eletrônicos, objetivando a aquisição.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Além Disso Deve-se Verificar se Já Houve Desconto de “Contribuição Sindical” no ano. Caso.
Especializanda: Beatriz Antunes Orientador: Marcos Britto Corrêa
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Respeitar os idosos, é tratar o próprio futuro com respeito.
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Enfª Profª Maria Helena Pinto
Indicadores de qualidade e produtividade
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Contas a Pagar.
AUDITORIA.
Painel de qualidade Fevereiro/2017.
Como passar o plantão Exemplo roteiro:
Implementação do Código Hospitalar Nacional do Medicamento
Implementação do Código Hospitalar Nacional do Medicamento
Sistemas de Controle III N8SC3
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
Gerenciamento Financeiro
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FARMACOTERAPIA E FARMÁCIA CLÍNICA
Eletroeletrônica Multímetro.
Relatórios de Auditoria
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Cálculo de Medicação Enfª Fabiana Chagas.
Como considerar o paciente no centro da decisão?
Aula 22 Modularização 22/10/08.
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
Estágio supervisionado específico I Prof.: Daniel Gontijo Diretrizes básicas para o primeiro atendimento.
Teste de provocação oral  Pode ser indicado em qualquer idade, para: – confirmar ou excluir uma alergia alimentar; – avaliar a aquisição de tolerância.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Prescrição de medicamentos
Conceito de Prontuário - evolução
Edilaine Maria Stella da Cruz Nutricionista
17º AUDHOSP E 3º AUDHASS Curso – A Importância da Recepção no processo de Faturamento em Saúde Hospitalar – Dia 11 de setembro, das 9h às 17h. Simone Gondos.
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Meta Internacional de Segurança 1 Corretamente
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
TESTE AC.
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Congresso em Saúde Hospitalar – 12 de setembro de 2018.
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
AUDITORIA DE MEDICAMENTOS – FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR
LUCIANE PEREIRA MARQUES – CRN 37270
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Estágio Curricular Supervisionado Prof. Me. José Carlos Perini
Diferentes programações. Excursões  Produto turístico que mais utiliza o serviço do guia de turismo (por serem mais complexas e mais fechados);  Serviços.
Atenção Primária: um novo Sistema Único de Saúde para os Brasileiros
Saúde toda Hora Atenção domiciliar e saneamento básico.
FPCS – FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Evitando o desperdício. Observação de procedimentos na dispensação de medicamentos Aluna: CLAUDINEIA.
Capacitação das Escriturarias 2 ORGANIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
Transcrição da apresentação:

Débitos de Enfermagem

PRONTUÁRIO DO PACIENTE VERSUS REGISTROS DE ENFERMAGEM A palavra prontuário origina-se do latim promptuariu, que significa lugar em que se guardam ou depositam coisas que devem estar à mão, de que se pode precisar a qualquer momento. A anotação de enfermagem é o registro do cliente nas 24 horas no ambiente hospitalar, contendo dados sobre sua saúde geral e dados administrativos. Sendo assim, promove então a informação da assistência prestada ao cliente e a equipe multidisciplinar, servindo de instrumento para auditoria, evitando as glosas hospitalares. Este tipo de anotação independentemente da filosofia e das teorias de enfermagem adotadas para fundamentar o processo de enfermagem na instituição,deve ser valorizada, uma vez que é um dos meios para se avaliar os cuidados prestados ao cliente a partir da adoção de indicadores de qualidade, para mensurar tanto o processo como os resultados da assistência de enfermagem.

O QUE É GLOSA? ● No que se trata de Faturamento Hospitalar, é o ato de recusar, ou seja, não pagar uma cobrança realizada pelo Hospital; ● A glosa pode ser Administrativa, Técnica ou Médica; ● A Glosa pode ser procedente ou improcedente; ● Por que evitar as glosas?

Como deve ser a checagem ● Assim é remunerado: ● 12 I:12 T:14

Assim não é remunerado 1212 I:T:14 12

TAXAS ● HGT: POR SESSÃO ● CURATIVOS: POR SESSÃO C/ DIMENSÃO ● O2: POR HORA C/INÍCIO E TÉRMINO ● COLCHÃO PIRAMIDAL: POR DIA C/INÍCIO E TÉRMINO ● NEBULIZAÇÃO: POR SESSÃO

MEDICAMENTOS ● Todo o medicamento fornecido ao paciente deve de ser checado; ● Se o paciente cuspir o medicamento deve ser checado, pois tem reembolso, mas tem de ser justificado; ● O paciente recusando-se não é remunerado; ● Se caso deixarmos o medicamento cair ou quebrar, não adianta checar, não é remunerado; ● As justificativas tem de ser nas prescrições; ● Pomadas e cremes, indicar sempre o novo tubo aberto;

Que procedimentos de enfermagem são remunerados ● Curativos ● HGT ● Nebulização ● Sondagens ● Enteroclismas ● Preparo do Corpo ● Aplicação de medicamentos no ambulatório ● Só são remunerados com CHECAGENS

Medicamentos de Doação ● Os medicamentos de Doação, tem de darem entrada pela farmácia; ● Sem a respectiva sinalização de que a medicação pertence ao paciente, surgem erros de cobrança nas contas;

Altas e óbitos ● A alta Hospitalar deve estar descrita na prescrição ou nas evoluções do paciente; ● O Óbito de paciente de convênio, além de estar descrito no prontuário, também deve estar na prescrição do mesmo, com horário do ocorrido, pois se, o paciente for a Óbito depois das 11hs da manhã, o convênio reembolsa a diária do fato.

Centro de Custo ● Transferir paciente de unidade, somente em casos de necessidade; ● Combinar a transferência com o setor de Admissão; ● Quando acontecer alguma transferência, fazer uma CI para o setor de Admissão; ● Transferências mexem com valores ( R$ ) das unidades e com a organização Administrativa;

SUS ● O prontuário SUS, deve receber o mesmo cuidado do prontuário de Convênio, tudo devidamente checado e sinalizado; ● Ainda existe a cultura de achar que o prontuário SUS é só ter a prescrição e pronto, mas não é nada disso, tem valor jurídico e de cobrança;

HOSPITAL - DIA ● As diárias são cobradas por presenças; ● Pacientes que forem liberados por meio turno, não escrever na lista a palavra “dispensado” só escrever se for o dia inteiro; ● Todos os pacientes devem assinar diariamente a sua presença; ● Prontuário com checagens normais;

AMOSTRAS ● Em anexo veremos amostras que falta de checagens e outros motivos que podem levar a glosa, a não ser que corrigimos antes da conta ser confeccionada e entregue;

Não fique com dúvidas