A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
TENDENCIAS FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO Educação como REDENTORA da sociedade Concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Linguagem e Pensamento Filosofia 2º Ano. A importância da Linguagem Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal.
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
Carlos Eduardo Rodrigues
Bernoulli – Pluralidade Cultural
desafios, compromissos e respostas
Fundamentos das Ciências Sociais
Origem da palavra Ética e Moral
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Texto de :: Flávio Gikovate
trabalho de ensino religioso Turma:811 Aluno:Gabriel data:03/06/2016
Como alcançar a Criatividade
ESTAR SOZINHO....
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Socialização e herança cultural
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Conhecimentos Habilidades Atitudes
A estruturação da personalidade
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
Aristóteles Ética & Política
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Comportamento Organizacional
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ESTAR SOZINHO....
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Introdução à Estética.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
As Organizações Vistas como Culturas
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
ESTAR SOZINHO....
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares

I. O MUNDO NATURAL.  Os animais vivem em harmonia com sua própria natureza porque seus instintos são regidos por leis biológicas, o que torna possível prever as reações típicas de cada espécie.

 Embora todo animal aja da mesma forma, por causa dos instintos, há uma verdade que exista grandes diferenças entre as espécies, já que alguns animais usam a INTELIGÊNCIA.  A inteligência animal, porém, CONCRETA, porque depende da experiência vivida naquele momento.  As habilidades desenvolvidas pelos animais servem apenas para melhor adaptá-lo ao mundo natural no que diz respeito a sua sobrevivência, mas não levam a ultrapassá- lo, experiência essa exclusiva da aventura humana.

II. TORNA-SE HUMANO  Os seres humanos desenvolveram comportamento diversificado e precisam da educação para se tornar propriamente humano.  Cada criança recebe a herança cultural, sempre mediada pelos outros, com os quais aprende os símbolos que a tornam capaz de agir e compreender a própria experiência.

 O processo que possibilita o desenvolvimento da INDIVIDUALIDADE se encontra em íntima relação, com a SOCIALIZAÇÃO.

 A INTELIGÊNCIA ABSTRATA permite ao ser humano ir além na intervenção sobre o mundo.  De posse de instrumentos simbólicos como a linguagem, por exemplo, é capaz de criar necessidades novas: só o ser humano é TRANSFORMADOR DA NATUREZA, e o resultado dessa transformação se chama CULTURA.  A produção de cultura requer a LINGUAGEM SIMBÓLICA, que faz uso de SIGNOS como as palavras, os números, etc.  Os SIGNOS são invenções por meio das quais lidamos abstratamente com o mundo que nos rodeia.

 Os SÍMBOLOS permitem o distanciamento do mundo concreto e a elaboração de ideias abstratas.  Pela linguagem simbólica, é possível REPRESENTAR o mundo, tornar presente aquilo que está ausente.  Assim, a linguagem simbólica nos faz PFRESENTES no mundo como seres históricos.  A linguagem simbólica possibilita o desenvolvimento da TÉCNICA e, portanto, do TRABALHO, como forma sempre renovada de intervenção na natureza.

III. TRADIÇÃO E RUPTURA.  Vamos reforçar algumas características desse “estar no mundo” tão típico do ser humano.  A necessidade de alimentar-se dá origem à diversidade e à riqueza da gastronomia.  Nem mesmo a sexualidade pode ser considerada “natural”.  Ao definir a atividade humana, assinalamos um binômio inseparável: o PENSAR e o AGIR.

 A sociedade surge pela nossa capacidade de criar INTERDIÇÕES, isto é, proibições, normas que definem o que pode e o que não deve ser feito. No entanto, sempre existe a possibilidade da TRANSGRESSÃO.

 O desafio humano é saber aliar tradição e mudança, continuidade e ruptura, interdição e transgressão, para construir uma sociedade melhor.

IV. A DIGNIDADE HUMANA.  O que é o homem? É esta a primeira e principal pergunta da filosofia. (...) Se pensa­mos nisso, a própria pergunta não é uma pergunta abstrata ou "objetiva". Nasceu daquilo que refletimos sobre nós mesmos e sobre os outros e queremos saber, em relação ao que refletimos e vimos, o que somos e em que coisa nos podemos tomar, se realmente e dentro de que limites somos "artífices de nós próprios", da nossa vida, do nosso desti­no. E isto queremos sabê-lo "hoje", nas condições dadas hoje, pela vida "hodierna" e não por uma vida qualquer e de qualquer homem. (Antônio Gramsci.)