Dicas para uma aula significativa - Juvenis Programa “Mais um Pouco” Formação para Escola Dominical.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFP E Luiza M.P. de Oliveira Bibliotecária especialista, UFPE, Recife,
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
Pedagogia de Jesus – parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Andreia Fernandes Oliveira.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Planejamento Anual da Escola Bíblica Dominical Ano 2017
Educação Híbrida na Escola.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Paulo Vinícius Rampinelli
Bíblia na Catequese.
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Prof. Arthur Albertin.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Clube Educacional Gestar
EVANGELISMO QUE FUNCIONA
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Informações importantes
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.” 1 Timóteo 4:13 (NVI).
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Orientações ao professor
Orientações ao professor
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Análise e Observação Institucional
Orientações ao professor
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Orientações ao professor
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
La Enseñanza en la Escuela Sabática: Comprendiendo y Aplicando el “Ciclo de Aprendizaje"
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
CLASSE DE PROFESSORES PROMOVA UMA CLASSE DINÂMICA A CLASSE NÃO É APENAS PARA “RECAPITULAR LIÇÃO”, É UM MOMENTO PARA AJUSTAR SEMANALMENTE OS RUMOS DA ESCOLA.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Orientações ao professor
Estagio Supervisionado em Docência
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
PR. ISRAEL MAIA Presidente da Assembleia de Deus Iguaba Grande - RJ COMENTARISTA PR. ISRAEL MAIA Presidente da Assembleia de Deus Iguaba Grande -
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Impacto da gravidez na vida de um estudante
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

Dicas para uma aula significativa - Juvenis Programa “Mais um Pouco” Formação para Escola Dominical

Vídeo 6: Aula para Juvenis Link:

Objetivos Entender quem é o público alvo; Conhecer os principais ingredientes de uma aula significativa para essa classe; Apontar um planejamento com criatividade; Apresentar o Plano de Aula da Revista Flâmula Juvenil.

Quem é o público alvo? (1) Adolescentes entre 12 e 17/18 anos. Em sua maioria são estudantes e dependentes financeira e socialmente. Alguns (poucos) já trabalham. Período de construção, crescimento e amadurecimento: Necessitam de referenciais adultos. Quem se torna referencial para os/as juvenis? – A pessoa que se relaciona, ouve e respeita se torna uma influenciadora.

Para ser aceito pelos juvenis não há a necessidade de exagerar nas gírias. Falar com clareza e objetividade é melhor para ser entendido. Essa idade é nativa digital, em qualquer região do país os adolescentes têm acesso a tecnologias, à internet e redes sociais. Usar isso a favor da aula, pode ser interessante, mas a ausência da tecnologia não impedirá que a aula seja proveitosa. Quem é o público alvo? (2)

Quais ingredientes para uma boa aula? 1)Diálogo 2)Alegria 3)Simpatia e Empatia Simpatia: sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas; tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. Empatia: capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa. Tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

4)Relacionamento para além da sala Controle da frequência, visitação, ligação, mensagens; atividades extras, como passeios etc. que fortalecerão o vínculo entre a turma e a professora ou professor. 5)Ambiente agradável Espaço apropriado, confortável e decorado. Quais ingredientes para uma boa aula?

6)Uso de materiais lúdicos Músicas, vídeos, tecnologias etc. 7)Conhecimento do conteúdo Ler, estudar e pesquisar Quais ingredientes para uma boa aula?

O Planejamento (1) Quando a aula é planejada com antecedência é possível explorar mais a criatividade; Leia toda a revista – conheça o material a ser usado; Tenha atenção às notícias atuais; Pesquise em caso de dúvidas - consulte dicionários, sua pastora ou pastor, professoras e professores de outras classes; Utilize uma versão da Bíblia mais simples, com uma linguagem mais clara;

Convide outras pessoas da igreja, especialistas em determinados assuntos, pessoas que possam compartilhar suas experiências pessoais; Interaja com outras classes, isso contribui para uma aula mais rica; Contextualize o estudo e a dinâmica. Nem sempre uma dinâmica sugerida ou encontrada na internet servirá exatamente ao objetivo a ser alcançado, então contextualize com a realidade da sua igreja local – o ensino precisa estar totalmente envolvido à realidade das alunas e alunos. O Planejamento (2)

Plano de Aula da Revista Flâmula Juvenil (1) A revista é para servir e não para engessar! Use-a como um instrumento auxiliador. Leia a revista do/a professor/a e veja as orientações e sugestões para que o estudo de determinado tema seja compartilhado da melhor maneira possível. Tenha claro em sua mente (ou anotado) o seu plano de aula para aquele dia.

Toda lição da FJ contém: Recepção dos alunos e alunas; Leitura do texto bíblico; Dinâmica – uma dinâmica por dia; Introdução – “Para início de conversa”; Estudo do tema – desenvolvimento do conteúdo – “Na Bíblia” (conteúdo bíblico) – “Na Real” (atualidade e aplicação) Conclusão – “E Por Fim”; Reação e bate-papo – “Fala aí!”; Aprendizagem na vida – “Na prática”. Plano de Aula da Revista Flâmula Juvenil (2)

Seções do Conteúdo do Professor e Professora: “Aonde Chegar”- objetivos da lição; “Dinâmica do dia”; “Passo a Passo” – conteúdo bíblico e atual exclusivo para complementar o conhecimento do professor e professora, juntamente com apontamentos didáticos de acordo com o tema do estudo e dos objetivos a serem alcançados; “Baú de Ideias” – espaço com sugestões e links para auxílio da aula como músicas, vídeos e outros textos para que o professor e professora tenha maior acesso ao assunto estudado. Plano de Aula da Revista Flâmula Juvenil (3)

Outras dicas... A revista traz um olhar de como aplicar a lição sobre determinado tema. O professor e professora tem total liberdade de ministrar a aula da maneira que considerar melhor para sua classe; Sempre interaja com os alunos e alunas, permita que participem da aula ativamente, pois o conhecimento é construído mais quando é compartilhado do que quando é somente ouvido; Faça uma “deixa” para a próxima semana. Instigue suas alunas e alunos a virem na próxima aula; A cada fim de aula faça uma auto-avaliação e ouça o que a turma tem a dizer.

Às professoras e aos professores: GRATIDÃO! Sem vocês a Escola Dominical não seria possível. É o amor e o empenho de vocês que faz com que ela continue viva e presente na vida de nossos e nossas juvenis!

Kennie Ladeira Mendonça Campos Pastora metodista em Santa Maria Madalena, RJ; Redatora da Revista Flâmula Juvenil; Coordenadora Regional do Departamento de Escola Dominical da 7ª Região Eclesiástica. Contato: