Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo Eduardo Montes, PMP.
Advertisements

7º Grupo de Qualidade SOFTEX/SEBRAE-PE Comunicado de Formação do Grupo Agosto 2016.
Universidade do Contestado - UnC Gerência de Projetos em Sistemas de Informação Prof. Msc. Richardson Ribeiro Aula 3 Curso: Sistemas de Informação 7a.
RUP (R ATIONAL U NIFIED P ROCESS ) GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Análise de Sistema ll Prof° Andrea Padovan Ademir Kaique Claudio.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estimativa de Custos utilizando UCP (Use Case Points) Daniele Pires.
GESTÃO DE PROJETOS PROF.ª MS. EDILAINE DANIEL. Ementa: Introdução ao Gerenciamento de Projeto: -características, ciclo de vida e stakeholders. Planejamento.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de projetos Aula 2. Aula 3 e Aula 4 - prof.ª Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
Rational Unified Process
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Curso Hands-on de Gestão de Projetos Início do projeto exemplo
Gestão de Projetos Tecnológicos
Prof. Adilson de Oliveira
Início do projeto exemplo
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE PROF. Dr.: Sandro Ronaldo
Valéria Maria Lauande Março/2010
RUP(Rational Unified Process)
Planejamento do Projeto Exemplo
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Componentes: Erivelton Costa, Reijilene Bomfim, Rodrigo Costa,
Análise e Elaboração de Projetos
Introdução a Gestão de Projetos de TI
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Metodologia otimizada
Introdução ao RUP – Rational Unified Process
Processos Desenvolvimento de Software Tradicionais
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Projeto Lava Jato a Seco
Aprendizagem do Século XXI
Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP
Conhecimentos em Gestão de Projetos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5º semestre
Processos de Design de IHC
Fatores e Métricas de Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Gerência de Projeto - Estrutura analítica de trabalho
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
GSI030 – engenharia de software
Anexo II: Processos de Gerenciamento de Projetos
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Participantes: Governança em Ti Carine Santos Cássio Garrido
Ferramentas de Software para Gestão de Projetos
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI030 – engenharia de software
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Software Process Improvement Capability dEtermination
Ferramentas de Software para Gestão de Projetos 5. Encerramento
Visão Geral do RUP.
GESTÃO DE PROJETOS: A iniciação do projeto, a integração e o Encerrametno.
Planejamento e Gerenciamento
Plano de Projeto Comercial
Rational Unified Process – RUP O RUP é um processo de desenvolvimento de software que utiliza a Unified Modeling Language - UML – como notação de uma série.
Projetos Liderança de equipe, organização para projetos.
GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Transcrição da apresentação:

Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias

Gerenciamento de Projetos Disciplina de apoio

O Guia PMBOK – conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”

A Disciplina Gerenciamento de Projeto fornece o framework por meio do qual um projeto é criado e gerenciado. Com isso, todas as outras disciplinas são utilizadas como parte do trabalho do projeto: Modelagem de Negócios, Requisito, Análise e Design, Implementação, Teste, Implantação. Relação com Outras Disciplinas

O gerente de projeto estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto. Gerenciamento de Projeto

Disciplina de Gerência de Projeto O planejamento de projeto no RUP ocorre em dois níveis. - Baixa granularidade ou planos de Fase que descreve todo o Projeto - Alta granularidade ou planos de Iteração que descrevem os passos iterativos.

Finalidade do Gerenciamento de Projeto Fornecer um framework para gerenciar projetos intensivos de software. Fornecer diretrizes práticas para planejar, montar a equipe, executar e monitorar os projetos. Fornecer um framework de gerenciamento de risco.

Essa disciplina enfatiza principalmente os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento iterativo: Gerenciamento de risco Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iteração particular Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, métrica

Entretanto, essa disciplina do Rational Unified Process (RUP) não tenta cobrir todos os aspectos do gerenciamento de projeto. Por exemplo, ela não cobre problemas como: Gerenciamento de pessoal: contratação, treinamento,ensino Gerenciamento de orçamento: definição, alocação etc. Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes

Áreas de conhecimento Existem nove áreas de conhecimento: 1.Integração 2.Escopo 3.Tempo 4.Custos 5.Qualidade 6.Recursos humanos 7.Comunicações 8.Riscos 9.Aquisições 10

Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 11 Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto.

Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 12 Define e refina os objetivos, planejamento e a estratégia de implementação, programação das atividades, prazos, custos, riscos e formação de equipe.

Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 13 Coordena as pessoas e os recursos para execução do plano do projeto.

Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 14 Mede e monitora regularmente o progresso do projeto visando identificar desvios em relação ao planejamento, de forma que possam ser implementadas ações corretivas para trazer o projeto de volta ao seu caminho.

Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 15 Formaliza a aceitação dos produtos e serviços entregues, ou qualquer outro resultado importante do projeto.

Principais artefatos: - Plano de desenvolvimento de projeto: é composto e abrangente que reúne todas as informações necessárias ao gerenciamento do projeto. - Plano de iterações: Um conjunto de atividades e tarefas divididas por sequências de tempo, com recursos atribuídos e dependências de tarefas, para a iteração; um plano sofisticado.

- Modelo de negócio: Descreve a realização de casos de uso de negócios. - Medidas do projeto: É o repositório ativo de dados de métricas do projeto. Ele contém as métricas mais atuais de produto, processo, recursos e projeto no nível primitivo e derivado.

MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. Rio de Janeiro, REFERÊNCIAS