Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias
Gerenciamento de Projetos Disciplina de apoio
O Guia PMBOK – conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”
A Disciplina Gerenciamento de Projeto fornece o framework por meio do qual um projeto é criado e gerenciado. Com isso, todas as outras disciplinas são utilizadas como parte do trabalho do projeto: Modelagem de Negócios, Requisito, Análise e Design, Implementação, Teste, Implantação. Relação com Outras Disciplinas
O gerente de projeto estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto. Gerenciamento de Projeto
Disciplina de Gerência de Projeto O planejamento de projeto no RUP ocorre em dois níveis. - Baixa granularidade ou planos de Fase que descreve todo o Projeto - Alta granularidade ou planos de Iteração que descrevem os passos iterativos.
Finalidade do Gerenciamento de Projeto Fornecer um framework para gerenciar projetos intensivos de software. Fornecer diretrizes práticas para planejar, montar a equipe, executar e monitorar os projetos. Fornecer um framework de gerenciamento de risco.
Essa disciplina enfatiza principalmente os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento iterativo: Gerenciamento de risco Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iteração particular Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, métrica
Entretanto, essa disciplina do Rational Unified Process (RUP) não tenta cobrir todos os aspectos do gerenciamento de projeto. Por exemplo, ela não cobre problemas como: Gerenciamento de pessoal: contratação, treinamento,ensino Gerenciamento de orçamento: definição, alocação etc. Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes
Áreas de conhecimento Existem nove áreas de conhecimento: 1.Integração 2.Escopo 3.Tempo 4.Custos 5.Qualidade 6.Recursos humanos 7.Comunicações 8.Riscos 9.Aquisições 10
Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 11 Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto.
Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 12 Define e refina os objetivos, planejamento e a estratégia de implementação, programação das atividades, prazos, custos, riscos e formação de equipe.
Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 13 Coordena as pessoas e os recursos para execução do plano do projeto.
Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 14 Mede e monitora regularmente o progresso do projeto visando identificar desvios em relação ao planejamento, de forma que possam ser implementadas ações corretivas para trazer o projeto de volta ao seu caminho.
Para aplicar as áreas de conhecimento,são necessários a adoção de processos de gerenciamento eficazes: 1.Processos de Iniciação 2.Processos de planejamento 3.Processos de Execução 4.Processos de Monitoramento e Controle 5.Processos de Encerramento 15 Formaliza a aceitação dos produtos e serviços entregues, ou qualquer outro resultado importante do projeto.
Principais artefatos: - Plano de desenvolvimento de projeto: é composto e abrangente que reúne todas as informações necessárias ao gerenciamento do projeto. - Plano de iterações: Um conjunto de atividades e tarefas divididas por sequências de tempo, com recursos atribuídos e dependências de tarefas, para a iteração; um plano sofisticado.
- Modelo de negócio: Descreve a realização de casos de uso de negócios. - Medidas do projeto: É o repositório ativo de dados de métricas do projeto. Ele contém as métricas mais atuais de produto, processo, recursos e projeto no nível primitivo e derivado.
MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando Projetos de Desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. Rio de Janeiro, REFERÊNCIAS