Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação.
Advertisements

Teoria dos Conjuntos.
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 2 CONJUNTOS.
CONJUNTOS.
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Blog de Matemática do 1° ano do E.M C.A JOÃO XXIII
Noção de conjuntos, suas representações e conceitos fundamentais
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA MOD. 01 : TEORIA DOS CONJUNTOS
Conjuntos São agrupamentos formados a partir de uma característica comum. Aos componentes do conjunto, dá-se o nome de elementos.
Colégio Adventista de Telemaco Borba
Conjuntos Zenão de Eléia (filósofo grego) , viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. Em.
Aula 3 - Teoria dos Conjuntos
Definição: Reunião de elementos.
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Matemática I AULA 1 Profª Karine R. de Souza ..
CONJUNTO Um conjunto se pode entender como uma coleção ou agrupamento bem definido de objetos de qualquer classe. Os objetos que formam um conjunto são.
Conjuntos: Objetos: MATEMÁTICA TEORIA DOS CONJUNTOS
Conjuntos São agrupamentos formados a partir de uma característica comum. Aos componentes do conjunto, dá-se o nome de elementos.
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
CONJUNTOS.
Conjuntos Prof. Dirceu Melo.
X SAIR Engenharia Civil – FESP Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos.
Operações entre conjuntos. União de Conjuntos: dados os conjuntos A e B, define-se como união dos conjuntos A e B ao conjunto representado por A U B,
Capítulo 1 NÚMEROS INTEIROS.
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
INTERVALOS REAIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 1ª EM
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Conheça-os: CONJUNTOS NUMÉRICOS
MATEMÁTICA.
Matemática Noções de conjuntos...
Aritmética – Progressões aritméticas e geométricas.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Contagem Aula 2, ciclo 4.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Fatorial de um número natural
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
MATEMÁTICA.
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Barão de Cocais, 26 de Fevereiro de 2016 – Pólo: Barão de Cocais
CONJUNTO.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Prof. Fabio Araujo Ravagnani
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
Fundamentos de Aritmética
Teoria dos conjuntos Conjunto – coleção, classe , grupo ou lista de elementos Designados por letras maiúsculas e um conjunto vazio é designado por  Um.
Definições matemáticas – Apêndice A1.3 – Um pouco de topologia...
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Análise combinatória Profª Juliana Schivani
Experiência aleatória
Probabilidade (Eventos)
Posição relativa de Retas e Planos
Introdução a Teoria dos conjuntos Profª: Heloisa Elaine
Teoria dos Conjuntos.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
MATEMÁTICA M.1 Abertura: Conjuntos: uma noção que organiza… Capítulo 1: Noções de conjuntos Capítulo 2: Operações com conjuntos Resolução dos exercícios.
Estatística amintas paiva afonso.
CONJUNTOS.
Múltiplos e divisores.
União, interseção e diferença de conjuntos
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Taxa de variação - Reta tangente - Derivada
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Conjuntos  Zenão de Eléia (filósofo grego), viveu entre 490 e 430 a. C., já estudava e se preocupava com o conceito de conjuntos e a sua imensidão. 
Transcrição da apresentação:

Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com

Teoria Geral dos Conjuntos  Conjuntos Conjuntos Elementos  Notações Pertinência Inclusão  Relações Subconjuntos  Operações sobre conjuntos União Interseção Diferença

Conjuntos  O que são Conjuntos? Conjunto é qualquer coleção de objetos. Os objetos são os elementos do conjunto e dizemos que pertencem ao mesmo.  Como exemplo de conjunto podemos citar o Campeonato Brasileiro de Futebol, onde seus elementos são os times e que Corinthians, Flamengo e Grêmio pertencem a esse conjunto.  Outro exemplo de conjunto é o conjunto dos números múltiplos de 5 (25, 125, 625, etc).

Conjuntos  Porque estudamos os conjuntos em Matemática? Os Conjuntos fornecem um padrão de linguagem para a Matemática. Quando determinamos os possíveis resultados de uma inequação, a teoria dos conjuntos nos permite compreender de forma simples e rápida os valores que nos interessam. Outra aplicação muito importante dos conjuntos é na Estatística, onde o estudo sobre um conjunto de dados coletados permite tomarmos decisões quanto a acontecimentos futuros.

Conjuntos  Usa-se letras maiúsculas para denotar conjuntos.  Usa-se letras minúsculas para denotar os elementos do conjunto.  Usamos chaves para indicar um conjunto.  Por exemplo A = {azul, verde, branco}  Os elementos em um conjunto não tem nenhuma ordem, de modo que {azul, verde, branco} é o mesmo que {branco, azul, verde}.

Conjuntos  { } ou Ø = vazio  {Ø} = conjunto com elemento vazio  {Ø} ≠ Ø (são diferentes)  a = letra minúscula representa o elemento  A = letra maiúscula representa o conjunto

Conjuntos  Quando o conjunto possui infinitos valores, como o conjunto dos números pares, utilizamos matematicamente: P = {x | x é par} (lê-se P é o conjunto dos x tal que x é par). P = {2,4,6,8,... }

Conjuntos  Para que um conjunto seja igual a outro, todos os elementos do primeiro devem ser iguais aos do segundo.  Caso um ou mais dos elementos não seja igual, os conjuntos são diferentes. Exemplo: A = {2,4,6,8} B = {2,4,6,8} C = {2,6,8} Então, A = B e A ≠ C

Conjuntos  Diz-se conjunto-universo ao conjunto do qual se faz o estudo.  Se estivermos analisando o conjunto de crianças que passam fome, seu conjunto-universo poderá ser o Brasil, a África, a cidade de São Paulo, etc.  Diz-se ainda conjunto unitário o conjunto formado por apenas um elemento.  Conjunto vazio aquele formado por nenhum elemento.

Notações  Pertinência ∈ (pertence) ou ∉ (não pertence) Sempre verificando de elemento para conjunto

Notações A = {a, b, c, d, e} B = {d, e, f} C = {d, e, f}  Dizemos que: a ∈ A (lê-se a pertence ao conjunto A)  Do mesmo modo: f ∉ A (lê-se f não pertence ao conjunto A)

Notações  Inclusão С (contido) ou (não está contido) Ɔ (contém) ou Ɔ (não contém) Sempre verificando de conjunto para conjunto

Notações  Inclusão X = {1,2,5,6} Y = {2,5} Z = {7,8,9} Diz-se que: Y está contido em X (Y ⊂ X), ou seja, Y é subconjunto de X. Note que todos os elementos de Y são elementos de X também. Lê-se, X contém Y (X ⊃ Y). Lê-se, Y não está contido em Z (Y ⊄ Z).

Operações  União A união de dois conjuntos A e B, é o conjunto de todos os elementos que pertencem a A, ou B, ou ambos. Indicaremos a união pelo símbolo U Matematicamente: A U B = {x | x ∈ A ou x ∈ B}

Operações  União A = {1,2,3} B = {4,5,6} A U B = {1,2,3,4,5,6}

Operações  Interseção A interseção de dois conjuntos A e B, é o conjunto formado pelos elementos em comum que pertencem a A e B. Indicaremos a união pelo símbolo ∩ Matematicamente: A ∩ B = {x | x ∈ A e x ∈ B}

Operações  Interseção A = {1,2,3,4,5} B = {4,5,6} A ∩ B = {4,5}

Operações  Diferença A diferença entre os conjuntos A e B, é o conjunto dos elementos que pertencem a A e não pertencem a B ou, os elementos que pertencem a B e não pertencem A. A – B ou B – C

Operações  Diferença A = {1,2,3,4,5} B = {4,5,6,7} A – B = {1,2,3} B – A = {6,7}

Operações  Diferença Simétrica A diferença simétrica entre os conjuntos A e B, é o conjunto dos elementos que pertencem a A e não pertencem a B ou, os elementos que pertencem a B e não pertencem A. Indicaremos a diferença simétrica entre A e B por: A Δ B = {x | x ∈ A - B ou x ∈ B - A} = (A - B) U (B - A)

Operações  Diferença Simétrica A = {1,2,3,4,5} B = {4,5,6,7} A – B = {1,2,3} B – A = {6,7} (A – B) U (B – A) = {1,2,3,6,7}

Diagramas de Venn  John Venn (1834 – 1923) foi um matemático britânico do século XIX.

Diagramas de Venn

 União

Diagramas de Venn  Interseção Obs.: Quando a interseção de dois conjuntos é o conjunto vazio, eles são chamados de conjuntos disjuntos.

Diagramas de Venn  Diferença

Diagramas de Venn  Diferença simétrica