1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
Advertisements

MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Célia de Oliveira Paz Doutoranda em Educação - UEP/PY
Professora Taís Giannella Aluna Eliete Raposo NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE/UFRJ.
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Extensão Universitária
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Centro Educacional Unificado
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Política e Gestão em EAD
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Educação em Direitos Humanos para Operadores de Segurança Pública.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?

EDUCAÇÃO ESPECIAL.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Gestão Democrática.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
O viés formativo do coordenador pedagógico
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Realizar Formação Continuada
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
Estatuto da Criança e do Adolescente. Conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como ob- jetivo a proteção integral da criança e do.
Plano de Gestão da Escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
VIII Fórum Institucional de Ensino
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016

PMEC - PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR E COMUNITÁRIO

DESCRIÇÃO DO PROJETO   O Professor Mediador Escolar e Comunitário é um educador de proximidade dedicado a promoção da proteção escolar. Ele soma esforços a equipe gestora e a toda equipe docente para lidar com as questões que se manifestam no ambiente escolar e produzem reflexos na convivência que se estabelece dentro da escola, contemplando as relações interpessoais de todas as pessoas que a frequentam: alunos, professores, funcionários e pais.

OBJETIVO: 1. Reconhecer a mediação na escola como um instrumento transformação dos conflitos; 2. Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenômenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência; 3. Enquadrar a mediação na formação pessoal no domínio da resolução de problemas e da Educação para os valores; 4. Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos;

5. Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos; 6. Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador; 7. Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.

COMO SURGIU A IDÉIA DO PROFESSOR MEDIADOR...

A idéia de Professor Mediador surgiu com o desenvolvimento da “pedagogia progressista”, caracterizada por uma nova relação professor-aluno e pela formação de cidadãos participativos e preocupados com a transformação e o aperfeiçoamento da sociedade. Dessa forma, a função do professor

deixa de ser ou de difundir conhecimento para exercer o papel de provocar o estudante a aprender a aprender. Esse conceito também está presente na perspectiva da escola cidadã, idealizada por “Paulo Freire”, na qual o professor deixa de ter um caráter estático e passa a ter um caráter significativo para o aluno.

o GRANDE DESAFIO

"O grande desafio foi, e penso que continua sendo, em qualquer trabalho educativo, aprender a esperar o movimento do outro, o seu tempo de elaboração, e a respeitar as elaborações desse outro. [...] Resistir à tentação de impor o caminho que pareça melhor, não só aos nossos próprios objetivos, mas também para o(s) outro(s). E nesse jogo, a busca do equilíbrio entre evitar a imposição de autoritarismos, sem resvalar para uma postura de falsa neutralidade diante das contradições observadas. (FONTANA, 1996, p.38)”

PARÂMETROS LEGAIS

O Secretário da Educação, à vista do disposto na Resolução SE nº 19, de 12 de fevereiro de 2010, institui o Sistema de Proteção Escolar na rede estadual de ensino de São Paulo e; na Resolução SE 01 de 20-01-2011 Dispõe sobre o exercício das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário do Sistema de Proteção Escolar e das providências correlatas: I – adotar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar e apoiar o desenvolvimento de ações e programas de Justiça Restaurativa;

II – orientar os pais dos alunos, ou responsáveis, sobre o papel da família no processo educativo; III – analisar os fatores de vulnerabilidade e de risco a que possam estar expostos os alunos; IV – orientar a família, ou responsáveis, quanto à procura de serviços de proteção social; V – identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas pelos alunos fora do período letivo; VI – orientar e apoiar os alunos na prática de seus estudos.

CONHECIMENTO NECESSÁRIO

Lei Federal 8069/90. Normas Gerais de Conduta Escolar .Lei Federal 8069/90 .Normas Gerais de Conduta Escolar . Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania

Professor Mediador Escolar e Comunitário “... tudo começa, desde logo pela elaboração no planejamento escolar. É o primeiro passo, o ato originário da instituição. Tudo mais deve vir depois. O que se deseja instaurar é o princípio da realidade pedagógica, que se funda na autonomia da escola”

PLANO DE AÇÃO

I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas;

IV- planos dos cursos mantidos pela escola; V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.

EQUIPE PARCEIRAS

INTERNA E EXTERNA

I- PROFESSORES II- GESTORES III- EQUIPE TÉCNICA IV- FUNCIONÁRIOS V- ALUNOS VI- FAMÍLIA VII- COMUNIDADE

Rede de Garantia de Direitos e Proteção Social

De tudo há três coisas: A certeza de que estou começando, A certeza de que é preciso continuar e A certeza de que posso ser interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo, Fazer da queda, um passo de dança, Do medo, uma escola, Do sonho, uma ponte, Da procura, um encontro, E assim terá valido a pena existir! Fernando Sabino

F I M

DIRETORIA DE ENSINO SUL – 2 SUPERVISORAS: DORINHA, RITA E. E PROFª DIRETORIA DE ENSINO SUL – 2 SUPERVISORAS: DORINHA, RITA E.E PROFª. MARIA PECCIOLI GIANNASI DIRETORA: GIOVANA PMEC – ATACIL