GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Força de Trabalho Diversificada. 1. Diversidade.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Conheça mais sobre o Instituto Ester Assumpção © Todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Fone/fax.: (11)
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Estratégia no Nível de Negócios
A questão da Formação Profissional.
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
Gestão Estratégica de Clientes
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Gestão das Organizações
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Professor Douglas Pereira da Silva
Kaizen.
GESTÃO DE SUCESSO. GESTÃO DE SUCESSO.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
Consultoria Referência RH
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Avaliação continuada.
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas Coach e Liderança
CAPÍTULO 3 UMA ABORDAGEM HUMANA.
9 BALDES.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Papéis dos gerentes de projetos
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer

Transformações Novos modelos de Oranização Novos modelos de Gestão Novas tecnologias Geram a necessidade de desenvolver/gerar novas habilidades e conhecimentos O enfoque das empresas se torna a competência profissional, autonomia e a solução de problemas de forma rápida e eficiente Geram a necessidade de desenvolver/gerar novas habilidades e conhecimentos O enfoque das empresas se torna a competência profissional, autonomia e a solução de problemas de forma rápida e eficiente

Sistemas de gestão do conhecimento. Papel de quem?  Desenvolver sistemas de gestão do conhecimento, permitem que as corporações aprendam sobre fatores que afetam seus consumidores, concorrentes, distribuidores, fornecedores e até mesmo colaboradores.  É papel da gestão e liderança investir na gestão do conhecimento.  Criação de um ambiente no qual os colaboradores se sintam seguros em partilhar de seu conhecimento.  É preciso inverstimento no desenvolvimento de líderes para que a empresa atinja boas práticas de administração do conhecimento.  “Projetar sistemas de administração do conhecimento, para permitir que a empresa aprenda rapidamente sobre as tendências e avanços que afetam os consumidores, a concorrência, os distribuidores e os fornecedores” é um dos principais focos de atenção do gestor.

Desafios das empresas  Os desafios da(s) empresa(s):  Como auxiliar o colaborador para um melhor poder de escolha;  Como transformar o conhecimento tácito em explícito;  Como reter o talento

Escolha correta  Diversidade de situações possíveis durante o trabalho (assim como acontece em hospitais), geram decisões e ações imediatas. Nestes casos a capacitação e educação contínua dos funcionários se demonstra de extrema importância.  Compreenção da ação e reação (“não realizar de forma empírica, mas sistematizada”)  A capacidade para tomar decisões prontamente e de forma adequada, não deve ser compreendida como uma habilidade nata, mas pode e deve ser desenvolvida através de exercícios que estimulem a capacidade de tomá-las (NEALE E NOTHCRAFT, 1989).  Baixa rotatividade de pessoal  Estabilidade no ambiente

Escolha correta  Processos de treinamento e educação continuada permitem, portanto, dar, aos tomadores de decisão os insumos necessários para que façam a melhor escolha possível quando se fizer necessário.  Conhecimento através de acerto e erro não é uma opção no ramo médico.

Tácito -> Explícito  Nonaka e Takeuchi (1997, p.7) destacam: (...) o conhecimento tácito é altamente pessoal e difícil de formalizar, o que dificulta sua transmissão e compartilhamento com outros. Conclusões, insights e palpites subjetivos incluem-se nessa categoria de conhecimento. Além disso, o conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e experiências de um indivíduo, bem como em suas ações, valores ou idéias  Zarifian (2001, p.75) “conhecimentos não são produtivos em si. É o seu uso que o faz necessário, por isso o indivíduo é importante. Ele é quem o detém e é capaz de disseminá-lo.”

Retenção de talento  A retenção de empregados talentosos é um desafio que muitas empresas tentam solucionar. Hoje é uma questão estratégica.  Pesquisas sobre “o que leva as pessoas a ficarem ou sairem das organizações?”  Reter este profissional e seu conhecimento tácito, a fim de socializá-lo, transformando-o em explícito é, portanto, o desafio imposto a todos os gestores que buscam sustentabilidade e resultados.

Conclusão  O não incentivo à educação continuada, além da falta de coleta de dados indicadores ou a coleta de dados desnecessários e a inexistência de sua análise são fatores relevantes que podem interferir na qualidade de vida dos profissionais envolvidos, inclusive na sua satisfação, possibilidades e limitações.  A gestão de pessoas vem como facilitador da retenção do conheciment, principalmente no aspecto de Retenção de talentos, mas também:  Treinamentos;  Construção de uma liderança que incentive a distribuião do conhecimento;  Políticas de retenção de talentos;