Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é alteridade? “Estado, qualidade daquilo que é outro, distinto (antônimo de Identidade)”
Advertisements

E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
CUIDADO A FAMÍLIA DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
Introdução e Conceitos.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto 2016
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
Presente (Aqui e agora)
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
A estruturação da personalidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Caracterizar problemas humanos nas organizações;
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.
Projetos de aprendizagem
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Planejamento de estratégias:
O que é Educação Ambiental?
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Terceira Parte.
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Comportamento do Consumidor
Questões sociais e psíquicas que
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
Patrimônio Material e Imaterial:
PASTORAL FAMILIAR FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL (ENCONTROS DE NOIVOS)
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Psicologia aplicada à Fisioterapia
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Lucília Salgado.
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
“O desenvolvimento ou a decadência da sociedade serão determinados pelos costumes e pela moral dos jovens que crescem ao nosso redor. A influência.
A VOCAÇÃO.
“Uma casa sem crianças é um lugar desolado “Uma casa sem crianças é um lugar desolado. O coração dos que residem nela está em perigo de se tornar.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Treinamento e Desenvolvimento
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
DESIGN THINKING.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
“Uma casa sem crianças é um lugar desolado “Uma casa sem crianças é um lugar desolado. O coração dos que residem nela está em perigo de se tornar.
Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde
Desenvolvimento do Ciclo de Vida
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
Estrutura serviço de Estética
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Feedbacks.
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Transcrição da apresentação:

Janice Inchauspe Pereira RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil e o Mundo no Século XXI Dra Janice Inchauspe Pereira Psicóloga

Janice Inchauspe Pereira FUNÇÃO DOS RELACIONAMENTOS HUMANOS  Criam alma  O outro reflete nossos próprios conteúdos psíquicos  A outra alma desafia as possibilidades criativas de cada um  Nosso potencial pode ser limitado e testado pelo outro

Janice Inchauspe Pereira CONTEXTO  Estão ocorrendo alterações fundamentais  Num mesmo grupo familiar convivem pessoas com diversas necessidades  Surpresas frente a complexidade dos grupos e dificuldades de administrar necessidades específicas  Para encontrar alternativas saudáveis é necessário considerar a história individual, o contexto familiar e social onde cada um viveu e vive.

Janice Inchauspe Pereira FAMÍLIA “Unidade grupal onde se desenvolvem três tipos de relações pessoais-aliança (casal), filiação (pais/filhos) e consangüinidade (irmãos)-e que a partir dos objetivos genéricos de preservar a espécie, nutrir e proteger a descendência e fornecer-lhe condições para a aquisição de suas identidades pessoais, desenvolveu através dos tempos funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais”. (Osório, 1996)

Janice Inchauspe Pereira  Diferentes concepções mitológicas colocam as pessoas em situações relacionais dentro de núcleos familiares  Padrões de relacionamento concebidos nessas concepções existem atualmente  Contexto onde se realizam as experiências matrizes da vida de cada um  Organização de nova família: chance de aperfeiçoamento das experiências individuais; reedição de histórias vividas nas famílias de origem

Janice Inchauspe Pereira FUNÇÃO MATERNA/PATERNA  Experiências pessoais, vividas originalmente com pais e mães, exercem fortes influências, conscientes e especialmente inconscientes  Atenção às mensagens explícitas e implícitas na comunicação com a criança: são estruturantes do relacionamento  Função complexa, de muita responsabilidade - decisão cuidadosa e consciente

Janice Inchauspe Pereira  Gerar filhos é diferente de cuidar filhos  Maturidade biológica não coincide com maturidade psicológica  Quais as condições mínimas para cuidá-los? Autonomia, ter aprendido a cuidar de si mesmo  Não se excluem falhas/erros - inevitáveis  Pais são educadores: educação produz autonomia, desenvolvimento de qualidades potenciais, juízo crítico  É preciso capacitar-se para ter e cuidar filhos  Cuidar: atenção constante que permite intervir de acordo com as necessidades  Estamos preparados? Aprendemos a ser pais com nossos filhos

Janice Inchauspe Pereira DESENVOLVIMENTO DA MATERNIDADE/PATERNIDADE  A cada nova etapa do desenvolvimento do filho os pais são desafiados em sua criatividade e flexibilidade  Pais se transformam junto com cada filho  Relação com via de mão dupla: filhos também modificam os pais  O que significa ser pai de crianças, adolescentes e adultos?  Fundamental: reconhecer diferenças individuais- com cada filho se estabelece um relacionamento único  Como os pais lidam com a crescente necessidade de autonomia dos filhos?

Janice Inchauspe Pereira  Compreender o significado das desobediências e transgressões: a organização primária precisa ser traída para que haja aperfeiçoamento.  O essencial é não trair a si próprio  Experiências de separação: tomada de distância do coletivo (família)  Pais muito preocupados com a felicidade dos filhos podem estar cometendo dois erros graves: não sabem procurar a própria felicidade e não permitem que seus filhos aprendem essa arte difícil  A pior herança que os pais podem deixar para seus filhos é sua vida não vivida

Janice Inchauspe Pereira CRISES CRIATIVAS Atenção para os momentos críticos do processo de desenvolvimento de pais e filhos: tem uma função criativa, promovem enriquecimento, fortalecimento, reorganização, conscientização Crise: discernimento, decisão; em chinês palavra composta por dois caracteres que representam perigo e oportunidade A convivência entre pais e filhos está repleta de perigos, momentos decisivos e oportunidades