Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Disciplina: Projeto de Sistemas Professora: Chaiene Minella, MSc
Engenharia de software. Professor:Kleber Manrique Trevisani História da Ciência e da Tecnologia Alunos: Egberto. Rômulo Vitor.
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Fundamentos de Programação: Apresentação Cleone Silva Técnico em Informática.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
Proposta de Treinamento

LÓGICA FORMAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Sistemas Operacionais
DESIGN DIDATICO DIGITAL
INFORMES GERAIS 2º/2017 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gestão de Marketing Carlos Freire
Professor Douglas Pereira da Silva
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
244.
Matemática para Negócios
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
EN SISTEMAS OPERACIONAIS
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Projeto de Sistemas Apresentação da Disciplina
Apresentação do Curso: LABORATÓRIO DE LÓGICA CONFIGURÁVEL.
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
O que é Educação Ambiental?
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Contextualização: escola e alunos
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
FILOSOFIA E ÉTICA.
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
MATEMÁTICA DISCRETA I Prof. Dr. Roberto Hugo
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
CRONOGRAMA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Comunicação e Trabalho em Grupo RAD TARDE
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Lógica e Matemática Computacional Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.yolasite.com

Apresentação Professora: Chaiene Minella, MSc.  Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI linhas de pesquisa: Engenharia de Software e Inteligência Artificial  Pós Graduada em Gestão em Desenvolvimento de Software pelo ICPG  Graduada em Ciências da Computação pela FURB  Experiência profissional de 10 anos nas áreas de desenvolvimento, envolvendo programação, análise de testes, implantação e treinamento.  Atualmente lecionando e prestando consultorias na área de melhoria de processo.

Apresentação  Aula expositiva: informação, conhecimento, aprendizagem de conceitos e princípios.  Atividades de aprendizagem em grupo: desenvolvimento de habilidades e competências, não só da disciplina em questão, mas também habilidade de trabalhar em grupos e equipes.  Atividades Avaliativas (individuais e coletivas)

Apresentação Média para aprovação: 6,0 Avaliação Substitutiva: Substitui a nota mais baixa Arredondamento: uma casa decimal (5,85 = 5,9) Frequência: Mínimo de 75%, abaixo disso REPROVA. Lista de presença: Será liberada as 21:30 sem exceções.

Apresentação

Cronograma

Nossa Disciplina

Bibliografia PLT Fundamentos matemáticos para a ciência da computação. um tratamento moderno de matemática discreta - 5. ed. / ( Livros ) GERSTING, Judith L Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19 / ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Aprendendo matemática discreta com exercícios, v.19. Porto Alegre Bookman recurso online ISBN Fundamentos de lógica - 2 / ( E-book ) SOARES, Edvaldo. Fundamentos de lógica. 2. São Paulo Atlas recurso online ISBN Matemática discreta para computação e informática, V / ( E-book ) MENEZES, Paulo Blauth. Matemática discreta para computação e informática, V Porto Alegre Bookman recurso online (Livros Didáticos Informática UFRGS). ISBN Matemática aplicada à informática / ( E-book ) LIMA, Diana Maia de. Matemática aplicada à informática. Porto Alegre Bookman recurso online (Tekne). ISBN

Visão Geral

 A disciplina de Lógica Matemática e Computacional é fundamental para todos os alunos das áreas de Computação diante da sua ampla aplicabilidade.  A Lógica permite formalizar argumentos que podem ser validados ou refutados, usando raciocínio lógico. Estas estruturas de argumentação podem ser utilizadas na elaboração de algoritmos na área de programação.  Além disso, a disciplina de Lógica Matemática e Computacional prepara os alunos para projetar sistemas digitais, utilizando os diferentes sistemas de numeração e os conceitos de álgebra booleana.

Visão Geral  Para Aristóteles, a Lógica não era uma ciência teórica, prática ou produtiva, mas sim, um instrumento para todas as ciências.  A Lógica Matemática lida com a formalização e a análise de tipos de argumentação utilizados na Matemática.

A Lógica e nosso contexto  O que é Lógica? O que significa estudar Lógica? Qual a sua definição? “A Lógica é a análise de métodos de raciocínio”. No estudo desses métodos a Lógica está interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Exemplos de argumentos:  Todo homem é mortal. Sócrates é um homem. Portanto, é mortal.  Todo cão late. Totó é um cão. Portanto, Totó late.

Objetivos  Desenvolver no aluno a habilidade de elaborar uma estrutura de argumentação lógica, utilizando uma linguagem formal, tanto para verbalizá-la, como para verificar equivalências e implicações.  Preparar o aluno para aplicar os conceitos de lógica na modelagem e na construção de algoritmos computacionais.

Objetivos  Capacitar o aluno a aplicar os conceitos de inferência lógica na construção de dispositivos autônomos e sistemas especialistas, por exemplo.  Capacitar o aluno a aplicar os conceitos da álgebra booleana na construção de sistemas digitais, assim como a utilização dos diferentes sistemas de numeração.